20 maio, 2020

CIÊNCIAS - 2ª SEMANA - PROF: JOÃO - 9º ANOS

9º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 2ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e energia

OBJETO DO CONHECIMENTO: Aspectos quantitativos das transformações químicas; Estrutura da matéria; Radiações e suas aplicações na saúde.

HABILIDADES: (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas informações com base no modelo de constituição submicroscópica.

Atividade 1

Vamos relembrar as mudanças de estado físico da matéria, através de experimentos simples realizados em casa com água. Primeiramente, coloque água no congelador e deixe por duas horas. Quando a água tiver congelado, retire-a do congelador e coloque no ambiente, fora da geladeira. Depois disso, responda as questões a seguir

Questão 1:No primeiro caso, qual o estado físico da água antes de ser colocada no congelador? Depois que congelou, qual o estado físico da água? Como se chama essa mudança de estado físico que a água sofreu?

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Questão 2: No segundo caso, qual o estado físico da água ao ser retirada do congelador? Depois que descongelou, qual o estado físico da água? Como se chama essa nova mudança de estado físico que a água sofreu? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________


Atividade 2

Agora, vamos estudar o conceito das diferentes mudanças de estado físico dos materiais. Para isso, acesse https://escola.britannica.com.br e digite na barra de pesquisa a palavra “matéria”. Clique no primeiro link que aparecer, leia o texto sobre o assunto e responda as questões a seguir:

Questão 1:O texto nos informa que a matéria pode passar de um estado físico para outro. Qual fator citado no texto pode provocar essas mudanças de estado nos materiais?

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Questão 2: Em relação às propriedades da matéria, o texto nos informa que ela apresenta propriedades físicas e químicas. Quais são as propriedades físicas da matéria apresentadas no texto? E quais as propriedades químicas? 

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Atividade 3

Quando estudamos, é importante relacionar o que aprendemos com fatos do dia a dia, para que possamos ter consciência da importância desses conhecimentos. Sendo assim, leia o texto a seguir e perceba que o que ocorre quando se retira uma pedra de gelo do congelador é semelhante ao que acontece atualmente com as geleiras do planeta. Depois, responda a questão após o texto.
 
GELEIRAS

As geleiras, também denominadas glaciares, são formadas pelo acúmulo de neve em um determinado local, processo que pode levar até 30 mil anos para se concretizar. A neve é cristalizada e compactada em camadas, formando uma extensa massa de gelo. Esse fenômeno é mais comum nas regiões de alta latitude (nos polos terrestres) e nas cordilheiras. Para que uma geleira seja formada é necessário que o acúmulo de neve seja superior ao processo de degelo, sendo assim, as áreas que registram baixas temperaturas são mais propícias para o surgimento e manutenção das geleiras. Por esse aspecto, as principais geleiras da Terra situadas nos polos, onde a temperatura fica negativa a maior parte do ano.




A Antártica, com cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, é a maior geleira terrestre. Essa região abriga aproximadamente 90% do gelo do planeta. Outras geleiras de grande destaque são a Groelândia, Ártico, Patagônia, entre tantas outras espalhadas pelas diversas cordilheiras do mundo.
Essas geleiras são de suma importância para a manutenção da vida na Terra, visto que elas concentram quase 70% da água doce. O degelo, além de reduzir a quantidade de água doce, desencadeia uma série de problemas socioambientais: aumento do nível e alteração da temperatura das águas dos oceanos, redução da biodiversidade, inundações de alguns lugares, etc.
Diante da importância das geleiras para a vida na Terra, a busca por mudanças comportamentais são urgentes, em especial no modo de produção e consumo das sociedades capitalistas, de forma a reduzir a emissão de gases que intensificam o efeito estufa e, consequentemente, minimizar o processo de aquecimento global. 
 
Texto der: Wagner de Cerqueira e Francisco.Graduado em Geografia. 
Disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/geleiras.htm

Questão 1:Quando realizou o experimento de retirada de gelo do congelador, o aluno pode perceber que quase que imediatamente o gelo passou a derreter. Esse processo é semelhante ao que ocorre com as geleiras. Nos dois casos, como se chama a mudança de estado físico que água sofre, ao passar do estado sólido para o estado líquido?

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