9º
ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS
– 2ª SEMANA
ANO/SEGMENTO:
9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR:
Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA:
Matéria e energia
OBJETO
DO CONHECIMENTO:
Aspectos quantitativos das transformações químicas; Estrutura da
matéria; Radiações e suas aplicações na saúde.
HABILIDADES:
(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e
explicar essas informações com base no modelo de constituição
submicroscópica.
Atividade
1
Vamos
relembrar as mudanças de estado físico da matéria, através de
experimentos simples realizados em casa com água. Primeiramente,
coloque água no congelador e deixe por duas horas. Quando a água
tiver congelado, retire-a do congelador e coloque no ambiente, fora
da geladeira. Depois disso, responda as questões a seguir
Questão
1:No primeiro caso, qual o estado físico da água antes de ser
colocada no congelador? Depois que congelou, qual o estado físico da
água? Como se chama essa mudança de estado físico que a água
sofreu?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2:
No segundo caso, qual o estado físico da água ao ser retirada do
congelador? Depois que descongelou, qual o estado físico da água?
Como se chama essa nova mudança de estado físico que a água
sofreu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Atividade
2
Agora,
vamos estudar o conceito das diferentes mudanças de estado físico
dos materiais. Para isso, acesse https://escola.britannica.com.br e
digite na barra de pesquisa a palavra “matéria”. Clique no
primeiro link que aparecer, leia o texto sobre o assunto e responda
as questões a seguir:
Questão
1:O texto nos informa que a matéria pode passar de um estado físico
para outro. Qual fator citado no texto pode provocar essas mudanças
de estado nos materiais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2:
Em relação às propriedades da matéria, o texto nos informa que
ela apresenta propriedades físicas e químicas. Quais são as
propriedades físicas da matéria apresentadas no texto? E quais as
propriedades químicas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade
3
Quando
estudamos, é importante relacionar o que aprendemos com fatos do dia
a dia, para que possamos ter consciência da importância desses
conhecimentos. Sendo assim, leia o texto a seguir e perceba que o que
ocorre quando se retira uma pedra de gelo do congelador é semelhante
ao que acontece atualmente com as geleiras do planeta. Depois,
responda a questão após o texto.
GELEIRAS
As
geleiras, também denominadas glaciares, são formadas pelo acúmulo
de neve em um determinado local, processo que pode levar até 30 mil
anos para se concretizar. A neve é cristalizada e compactada em
camadas, formando uma extensa massa de gelo. Esse fenômeno é mais
comum nas regiões de alta latitude (nos polos terrestres) e nas
cordilheiras. Para que uma geleira seja formada é necessário que o
acúmulo de neve seja superior ao processo de degelo, sendo assim, as
áreas que registram baixas temperaturas são mais propícias para o
surgimento e manutenção das geleiras. Por esse aspecto, as
principais geleiras da Terra situadas nos polos, onde a temperatura
fica negativa
a maior parte do ano.
A
Antártica,
com cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, é a maior
geleira terrestre. Essa região abriga aproximadamente 90% do gelo do
planeta. Outras geleiras de grande destaque são a Groelândia,
Ártico, Patagônia, entre tantas outras espalhadas pelas diversas
cordilheiras do mundo.
Essas
geleiras são de suma importância para a manutenção da vida na
Terra, visto que elas concentram quase 70% da água doce. O
degelo,
além de reduzir a quantidade de água doce, desencadeia uma série
de problemas socioambientais: aumento do nível e alteração da
temperatura das águas dos oceanos, redução da biodiversidade,
inundações de alguns lugares, etc.
Diante
da importância das geleiras para a vida na Terra, a busca por
mudanças comportamentais são urgentes, em especial no modo de
produção e consumo das sociedades capitalistas, de forma a reduzir
a emissão de gases que intensificam o efeito estufa e,
consequentemente, minimizar o processo de aquecimento global.
Texto der: Wagner de Cerqueira e
Francisco.Graduado em Geografia.
Disponível em
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/geleiras.htm
Questão
1:Quando realizou o experimento de retirada de gelo do congelador, o
aluno pode perceber que quase que imediatamente o gelo passou a
derreter. Esse processo é semelhante ao que ocorre com as geleiras.
Nos dois casos, como se chama a mudança de estado físico que água
sofre, ao passar do estado sólido para o estado líquido?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário