27 maio, 2020

HISTÓRIA - 3ª SEMANA - PROF(A): FRANCIANE SALES - 9º ANO


ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS

9º ANO- ANOS FINAIS

HISTÓRIA – CAPÍTULO 4: MOVIMENTOS SOCIAIS: NEGROS, INDÍGENAS E MULHERES.
(páginas: 58 a 71) - ANO/ETAPA: 9º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

3ª SEMANA / MAIO

UNIDADE TEMÁTICA: Totalitarismo e conflitos mundiais.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações.

HABILIDADE (EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós- -abolição e avaliar os seus resultados

ATIVIDADES:

1) Elabore uma pesquisa bibliográfica sobre Marechal Rondon.

2) Fale sobre os negros no pós-Abolição,

3) Leia sobre a Frente Negra Brasileira fundada em 1931 e comente.

4) Comente sobre os indígenas na República.

5) Leias no seu livro sobre os tópicos abaixo e comente cada um deles (8 linhas no mínimo)

a) Os indígenas na Era Vargas
b) Movimento de Mulheres
c) Bertha Lutz na luta pelo voto feminino.
d) Anos 1960: pílula, minissaia e calça Saint-tropez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário