ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
9º ANO- ANOS FINAIS
HISTÓRIA – CAPÍTULO 4: MOVIMENTOS SOCIAIS: NEGROS, INDÍGENAS E MULHERES.
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
3ª SEMANA / MAIO
UNIDADE TEMÁTICA: Totalitarismo e conflitos mundiais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações.
HABILIDADE (EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós- -abolição e avaliar os seus resultados
ATIVIDADES:
1) Elabore uma pesquisa bibliográfica sobre Marechal Rondon.
2) Fale sobre os negros no pós-Abolição,
3) Leia sobre a Frente Negra Brasileira fundada em 1931 e comente.
4) Comente sobre os indígenas na República.
5) Leias no seu livro sobre os tópicos abaixo e comente cada um deles (8
linhas no mínimo)
a) Os indígenas na Era Vargas
b) Movimento de Mulheres
c) Bertha Lutz na luta pelo voto feminino.
d) Anos 1960: pílula, minissaia e calça Saint-tropez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário