MATEMÁTICA – 4ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 8º
Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR:
Matemática
UNIDADES TEMÁTICAS:
Álgebra /
Grandezas e medidas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- Valor numérico de expressões algébricas
- Área de figuras planas.
HABILIDADES:
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do
valor numérico de expressões algébricas, utilizando as
propriedades das operações.
(EF08MA19 - adaptada) Resolver e elaborar problemas que envolvam
medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de
cálculo de área (quadriláteros e triângulos), em situações como
determinar medida de terrenos.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Valor
numérico de expressões
algébricas:
Lembrando
que as expressões algébricas são aquelas que apresentam números
(coeficientes) e as letras (variáveis) representam um valor
desconhecido.
Exemplo:
a)
5X = 5
(coeficiente) e o X
(variável)
b)
3X2
= 3
(coeficiente) e o X2
(variável)
Muitas
vezes podemos transformar as expressões algébricas da linguagem
formal para a linguagem matemática.
Exemplo:
a) o
triplo de um numero mais 5 = 3X
+ 5
b) o
quadruplo de um número menos 20
= 4X – 20
c) o
quadrado de um numero mais seu dobro =
X2
+ 2X
Podemos
descobrir o valor da expressão algébrica substituindo a variável
por um numero que será dado na questão.
Exemplo:
a)
2X + 10 para X = 5, então: (o número 2 esta multiplicando o X)
2
. 5 + 10
10
+ 10 = 20
b)
X2
+ 3X – 18 para X = 4, então:
(4)2
+ 3 . 4 – 18
(4
. 4) + 12 – 18
16
+ 12 – 18
28
– 18 = 10
EXERCÍCIOS
PROPOSTOS:
01.
Nos
exemplos abaixo diga quem é o coeficiente e quem é a variável
a)
7X
b)
12Y
c)
18X2
d)
25Y3
02.
Monte
as expressões algébricas:
a)
O dobro de um número menos quinze.
b)
O triplo de um número mais doze.
c)
O quadruplo de um número mais o dobro de um número menos dezembro.
d)
O quadrado de um numero menos o seu triplo mais vinte.
e)
O cubo de um número menos o quadrado de um número mais o quíntuplo
desse numero mais seis.
03.
Encontre
o valor das expressões algébricas abaixo:
a)
3X + 2X – 5 (para X = 6)
b)
5X – 3X + 8X – 4 ( para X = 3)
c)
X2
+ 9 ( para X = 5)
d)
Y3
+ Y2
– 5Y + 12 ( para Y = 3)
Área
de figuras planas:
OBS
1: NA AULA ANTERIOR FORAM MOSTRADAS AS ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS.
OBS
2: PARA A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS ASSISTA AOS LINKS E
VEJA OS EXEMPLOS RESOLVIDOS DA AULA ANTERIOR.
EXERCÍCIOS
PROPOSTOS:
01.
Encontre
a área do quadrado, sabendo que seu lado vale 5 cm.
02.
Encontre
a área do retângulo, sabendo que sua base vale 6 cm e sua altura
vale 3 cm
03.
Encontre
a área do triângulo, sabendo que sua base vale 10 cm e sua altura
vale 8 cm
04.
Encontre
a área do trapézio, sabendo que sua base maior vale 15 cm, sua base
menor vale 7 cm e a sua altura vale 5 cm,
05.
Encontre
a área do losango, sabendo que a sua diagonal maior vale 8 cm e sua
diagonal menor vale 5 cm.
06.
Ricardo
tem um terreno retangular cuja sua base mede 50 cm e sua altura 12
cm. Dentro do terreno ele vai colocar tijolos quadrados cujo os lados
medem 4 cm.
a)
Encontre a área do terreno retangular:
b)
Encontre a área do tijolo:
c)
Quantos tijolos ele irá colocar nesse terreno retangular?
Nenhum comentário:
Postar um comentário