31 maio, 2020

MATEMÁTICA - 4ª SEMANA - PROF: STÊNIO AGUIAR - 8º ANOS

MATEMÁTICA – 4ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADES TEMÁTICAS: Álgebra / Grandezas e medidas.



OBJETOS DE CONHECIMENTO:

  1. Valor numérico de expressões algébricas
  2. Área de figuras planas.


HABILIDADES:

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

(EF08MA19 - adaptada) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros e triângulos), em situações como determinar medida de terrenos.



DESENVOLVIMENTO DO PLANO:


 Valor numérico de expressões algébricas:

Lembrando que as expressões algébricas são aquelas que apresentam números (coeficientes) e as letras (variáveis) representam um valor desconhecido.
Exemplo:
a) 5X = 5 (coeficiente) e o X (variável)
b) 3X2 = 3 (coeficiente) e o X2 (variável)

Muitas vezes podemos transformar as expressões algébricas da linguagem formal para a linguagem matemática.
Exemplo:
a) o triplo de um numero mais 5 = 3X + 5
b) o quadruplo de um número menos 20 = 4X – 20
c) o quadrado de um numero mais seu dobro = X2 + 2X
Podemos descobrir o valor da expressão algébrica substituindo a variável por um numero que será dado na questão.
Exemplo:
a) 2X + 10 para X = 5, então: (o número 2 esta multiplicando o X)
2 . 5 + 10
10 + 10 = 20
b) X2 + 3X – 18 para X = 4, então:
(4)2 + 3 . 4 – 18
(4 . 4) + 12 – 18
16 + 12 – 18
28 – 18 = 10

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01. Nos exemplos abaixo diga quem é o coeficiente e quem é a variável
a) 7X
b) 12Y
c) 18X2
d) 25Y3

02. Monte as expressões algébricas:

a) O dobro de um número menos quinze.
b) O triplo de um número mais doze.
c) O quadruplo de um número mais o dobro de um número menos dezembro.
d) O quadrado de um numero menos o seu triplo mais vinte.
e) O cubo de um número menos o quadrado de um número mais o quíntuplo desse numero mais seis.

03. Encontre o valor das expressões algébricas abaixo:
a) 3X + 2X – 5 (para X = 6)



b) 5X – 3X + 8X – 4 ( para X = 3)



c) X2 + 9 ( para X = 5)



d) Y3 + Y2 – 5Y + 12 ( para Y = 3)




Área de figuras planas:

OBS 1: NA AULA ANTERIOR FORAM MOSTRADAS AS ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS.

OBS 2: PARA A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS ASSISTA AOS LINKS E VEJA OS EXEMPLOS RESOLVIDOS DA AULA ANTERIOR.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:


01. Encontre a área do quadrado, sabendo que seu lado vale 5 cm.




02. Encontre a área do retângulo, sabendo que sua base vale 6 cm e sua altura vale 3 cm





03. Encontre a área do triângulo, sabendo que sua base vale 10 cm e sua altura vale 8 cm





04. Encontre a área do trapézio, sabendo que sua base maior vale 15 cm, sua base menor vale 7 cm e a sua altura vale 5 cm,





05. Encontre a área do losango, sabendo que a sua diagonal maior vale 8 cm e sua diagonal menor vale 5 cm.




06. Ricardo tem um terreno retangular cuja sua base mede 50 cm e sua altura 12 cm. Dentro do terreno ele vai colocar tijolos quadrados cujo os lados medem 4 cm.

a) Encontre a área do terreno retangular:


b) Encontre a área do tijolo:


c) Quantos tijolos ele irá colocar nesse terreno retangular?


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