27 maio, 2020

GEOGRAFIA 8º ANO - PROF. WAGNER - 3º SEMANA - 25/05 A 29/05


GEOGRAFIA PROF. WAGNER
8° ANO - ATIVIDADE PARA 2º SEMANA DE MAIO – 25 A 29 DE MAIO
ATIVIDADES  8º ANO

GRUPO WHATSAPP
https://chat.whatsapp.com/BNYKs1P74wj2aezFv6npW4

Este exercício trata sobre os seguintes temas:

 

- Cultura, Sociedade e Consumismo

- Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

 ATIVIDADE:

Leitura dos capítulos 02 e 03 do livro.
Responder as questões.



01 – QUESTÃO
O Estado do Vaticano, o menor do mundo

“O Estado da Cidade do Vaticano, o menor do mundo, foi oficialmente incorporado à comunidade internacional no dia 7 de junho de 1929 […].
O Papa é um dos últimos monarcas absolutos do mundo. Seu poder temporal é exercido de maneira soberana e exclusiva em um território de 44 hectares. […]
Hoje, a população do Vaticano é de 600 pessoas que possuem a nacionalidade vaticana, incluindo cardeais e representantes diplomáticos da Santa Sé (núncios apostólicos), assim como outros religiosos e uma centena de oficiais e guardas suíços.
A nacionalidade vaticana não é concedida com base no ius sanguinis (‘direito de sangue’) nem no ius soli (‘direito de solo’), mas em uma espécie de ius officii estabelecido quando o indivíduo tem um emprego regular e vive de maneira estável no território.
[…] O Estado Pontifício foi constituído para que a Igreja pudesse exercer com liberdade e independência a soberania espiritual através da Santa Sé, que se encarrega da administração material do território.
[…] O Vaticano, que também opera como município, é administrado por uma comissão de cardeais presidida pelo cardeal que ocupa a Secretaria de Estado. A Santa Sé também tem um jornal oficial, o L’Osservatore Romano, uma emissora, a Rádio Vaticano, museus e publicações em várias línguas.
[…] O Vaticano emprega cerca de 4.700 religiosos e laicos, cujos salários representam uma parte muito importante dos gastos da Santa Sé […].”
O Estado do Vaticano, o menor do mundo. Portal G1, 12 mar. 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/o-estado-do-vaticano-o-menor-do-mundo.html>.Acesso em: 29 ago. 2018.

Escreva os aspectos políticos do Vaticano que permitem identificá-lo como um Estado.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02 – QUESTÃO
Segunda divisão da ONU

“Nas ruas de Hargésia, capital da Somalilândia, mulheres trabalham trocando notas de dólar e euro por maços de xelim somalilandês ao lado de carrinhos de sorvete que aplacam os mais de 40 °C, lan houses e consultórios dentários. Já o governo, eleito democraticamente, consegue equilibrar a lei islâmica, costumes tribais e a tradição constitucional do Ocidente […]. O único problema é que a Somalilândia não existe. Há muitos lugares como a Somalilândia. São os quase países, que vivem na segunda divisão das relações internacionais: embora tenham um governo que, bem ou mal, funciona, não conseguem a ascensão para a ‘série A’, onde estão os membros da ONU. Alguns são tão pequenos que você pode ser paciente do próprio ministro da Saúde. Mesmo assim, têm Câmara de Deputados e uma força policial independente. A Somalilândia e a Transnístria possuem até moeda própria — coisa que mesmo alguns países reconhecidos não têm, como o Equador, o Timor Leste e, mais recentemente, o Zimbábue, que adotaram o dólar. Mas como assim ‘quase países’?
Bom, se você cercar o seu bairro, começar a ditar as leis ali, recolher impostos e tiver força militar para enfrentar o Exército quando o Brasil retaliar, terá criado um Estado nacional. Mas esse é só o primeiro passo. O outro é ser reconhecido como país pelas nações veteranas. Se isso não acontece, a comunidade internacional vai continuar considerando o seu bairro como parte do Brasil. Nisso você não poderá receber empréstimos de bancos mundiais nem participar de organizações de comércio internacional. É exatamente o que acontece com os países que não têm cadeira na ONU. […].”
HORTA, Maurício; VIEIRA, William. Segunda divisão da ONU. Superinteressante, São Paulo, ed. 283, out. 2010. Seção Atualidades.

De acordo com o texto, explique por que a região conhecida como Somalilândia “não existe”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________


03 – QUESTÃO
Quando falamos em cultura, imediatamente pensamos em livros, obras de arte, músicas, teatro e cinema. Cultura é isso e muito mais. Envolve tudo o que é criado e praticado pelo ser humano, por exemplo, a língua falada, os objetos fabricados, o tipo da escrita etc.
Desse modo, a cultura é um dos principais aspectos que dão identidade aos grupos humanos, que os une como um povo. Povos são grupos de pessoas que têm em comum a ancestralidade e o passado histórico, assim como sua expressão cultural desenvolvida ao longo do tempo, como crenças, tradições e hábitos. A religião, por exemplo, consiste em uma importante manifestação cultural dos povos. A maneira como cada povo professa sua fé, compreende e explica a realidade do mundo em que vive, torna essas crenças bem diferentes umas das outras. A existência de grande quantidade de religiões praticadas retrata parcialmente a diversidade cultural do mundo.
Quando um grupo de pessoas compartilha crenças e hábitos pertencentes a uma mesma cultura, dizemos que possuem uma identidade cultural. Os povos que possuem uma identidade cultural formam uma nação.
Para a Geografia, território representa uma área sobre a qual se exerce domínio, isto é, relações de poder, propriedade e influência. Os países são territórios que correspondem a uma área continental ou insular da superfície terrestre, dominada e organizada politicamente, por um sistema de governo, leis e instituições próprias. O Estado é a autoridade máxima em um país que exerce controle sobre o território nacional.

Escreva as características que definem uma nação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04 – QUESTÃO
Para medir o nível de desenvolvimento socioeconômico de um país ou identificar a realidade socioeconômica e as desigualdades entre as nações, é necessário, primeiro, sabermos o que significa desenvolvimento. Desenvolvimento é o processo em que se verifica o crescimento econômico de um país, acompanhado por melhorias na qualidade de vida oferecida à população. De maneira geral, quando um país apresenta desenvolvimento econômico, passa a registrar um aumento de seu PIB, expansão e fortalecimento das atividades industriais, investimentos científicos e tecnológicos, diminuição da importação de produtos industrializados. Essas melhorias podem se refletir nos aspectos sociais, com mudanças positivas nos indicadores sociais, como aumento de expectativa de vida e redução nas taxas de mortalidade e analfabetismo. A maior parte dos países e das organizações internacionais utiliza, atualmente, os dados socioeconômicos divulgados pela ONU por intermédio do Pnud, para medir o nível de desenvolvimento de um país. Esses dados envolvem a renda per capita, a taxa de mortalidade, a expectativa de vida, a taxa de alfabetização e o IDH de uma população.
Marque o item abaixo que apresenta o significado correto para Renda per capita e IDH:
A - A renda per capita significa renda da população, é o valor do PIB de determinado local, somado pelo número de seus habitantes.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um indicador desenvolvido pela ONU com o objetivo de mensurar o nível de desenvolvimento econômico e social de um país.

B - A renda per capita significa renda por pessoa, ou seja, é o valor do PIB de determinado local (estado, país etc.), obtido ao longo de um ano, dividido pelo número de seus habitantes.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um indicador que tem com o objetivo de mensurar o nível de desenvolvimento econômico e social de todos os país do mundo juntos.

C - A renda per capita significa renda por pessoa, ou seja, é o valor do PIB de determinado local (estado, país etc.), obtido ao longo de um ano, dividido pelo número de seus habitantes.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um indicador desenvolvido pela ONU com o objetivo de mensurar o nível de desenvolvimento econômico e social de um país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário