8º
ano- Anos Finais
Língua
Portuguesa Ano/Etapa: 8º –
Anos Finais
Componente
Curricular: Língua Portuguesa 4ª Semana
Escola:
EEF
Dalva Pontes da Rocha
Profs:
Leonardo/ Marcos/ Mariane
Objeto
do conhecimento: Análise
linguística / semiótica / Produção de texto
Aluno
(a):
Habilidades:
(EF69LP17)
(EF89LP16) (EF69LP07)
Questão
1 – Você tem costume de ler/ver jornais ou
revistas? Os jornais e revistas são de grande importância para
todos nós obtermos informação. Eles servem principalmente para
informar, entreter e apresentar uma interpretação competente sobre
um determinado assunto. Espero que você sempre busque se manter
informado acerca dos últimos acontecimentos que norteiam a sociedade
como um todo e procure saber se a notícia é verdadeira, já que
agora, no mundo tão cheio de informações em que vivemos e com o
surgimento das redes sociais, muitas delas não são verdades, o tão
conhecido: fake news. Abaixo você irá ler uma notícia que na época
gerou uma polêmica entre professores e alunos. Vamos lá?
Aluna
é condenada a indenizar professor em R$ 5 mil por danos morais
O
professor entrou com uma ação contra a aluna e a mãe dela por
danos morais após discussão em sala de aula
Uma ex-aluna da Escola de Referência em Ensino
Médio (EREM) Apolônio Sales, localizada no bairro do Ibura, Zona
Sul do Recife-PE, foi condenada a pagar uma indenização no valor de
R$ 5 mil a um professor. Jeff Kened Barbosa de Melo, professor da
instituição, processou a aluna e a mãe dela por danos morais. Em
2016, a aluna, que cursava o 2º ano do ensino médio, entrou com uma
ação contra o docente por ele a ter trocado de lugar durante uma
aula em que ela e alguns colegas atrapalhavam a disciplina com
conversas paralelas.
O caso aconteceu em 11 de abril de 2016,
durante uma aula de Física. De acordo com o professor, a aluna
estava conversando durante a explicação e por isso ele pediu para
que ela se sentasse em outro local, a fim de diminuir as conversas. A
jovem, que na época era menor de idade, discutiu com ele e afirmou
que o mesmo não tinha autoridade para trocá-la de cadeira. No dia
seguinte, a garota e a mãe compareceram à escola informando que
processariam o docente por danos morais, alegando que o
constrangimento sofrido por ela teria causado prejuízos
psicológicos. O professor ainda informou que chegou a pedir
desculpas à aluna, mas ela não aceitou.
Jeff Kened foi acionado pelo Conselho Tutelar,
pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Gerência
Regional de Educação (GRE) Recife Sul. Após o caso ser analisado,
todos os pareceres foram favoráveis ao professor, que leciona Física
e Matemática há oito anos na escola e atua como docente há 25.
Ainda no mesmo ano, Jeff processou mãe e filha
por danos morais. No documento, assinado pelo juíz Auziênio de
Carvalho Cavalcanti, fica claro que o constrangimento que a aluna
relatou não pode ser classificado como dano moral. “O
constrangimento que ela alega haver sofrido, encontra-se fora da
órbita do dano moral, que configura a dor, vexame, sofrimento ou
humilhação que, de forma anormal, interfira no comportamento
psicológico do indivíduo, logo o pedido contraposto resta
improcedente”, esclarece a sentença publicada no último dia 20 de
fevereiro de
2018.
O professor ainda informou que essa não foi
uma vitória só dele e que recebeu apoio de docentes de todo o país.
“Essa luta, essa batalha toda que houve não é uma vitória minha,
mas de toda a classe dos professores”, comentou.
(https://jconline.ne10.uol.com.br-Publicado
em 27/02/2018, às 12h27)
Após
a leitura do texto acima, responda:
c. Com
suas palavras explique o assunto tratado no
texto.
d. Onde
aconteceu o fato
noticiado?
( ) A manchete do texto não deixa claro
para o leitor sobre o que o texto irá tratar.
( ) A manchete focaliza mais o fato da
aluna ter perdido a causa para o professor do que o próprio motivo
da discussão.
( ) O texto em itálico logo abaixo da
manchete funciona como um breve adiantamento de informação do que
terá no corpo da notícia.
( ) O segundo parágrafo do texto narra o
conflito acorrido entre o professor e a aluna.
(
) O texto apresenta marcas de opinião pessoal do autor da notícia.
Questão 3 - Com relação à manchete (o primeiro quadro abaixo) e a o lead (o segundo quadro abaixo) da notícia, responda:
- ALUNA É CONDENADA A INDENIZAR PROFESSOR EM R$ 5 MIL POR DANOS MORAIS;
- O professor entrou com uma ação contra a aluna e a mãe dela por danos morais após discussão em sala de aula;
- Por que a locução verbal “é condenada” da notícia está no tempo presente? Qual a importância de um verbo está no presente para uma notícia?
- Por que a manchete foi produzida em letras maiúsculas e destacadas?
- Apenas pela manchete, tem possibilidade do leitor deduzir sobre o que o texto irá tratar ou não? Por quê?
- Quais informações a mais o lead apresenta em comparação com a manchete?
Questão 4- Leia a imagem abaixo para responder a questão:
- Do que se trata o texto?
- Qual é o gênero textual da imagem a cima?
( )
Notícia ( )
Carta
pessoal ( )
Anúncio publicitário ( )
Reportagem
- Qual é o objetivo do texto a cima? (o que ela deseja passar para quem ver a imagem).
- Como você usaria essa mesma propaganda para alertar as pessoas quanto ao consumo excessivo de doces?
- O que as letras com tamanhos irregulares na propaganda sugerem?
- Na propaganda, você ver linguagem verbal e não verbal. Considerando que existisse apenas a linguagem verbal, seria possível saber de que produto se tratava? Por quê?
- Você compraria ou já comprou o produto a cima? Você já foi convencido a comprar um produto por ter visto a propaganda dele? O que te fez comprar?
ORIENTAÇÕES:
2.A crônica pode ou não ter dois personagens apenas: a aluna e o professor.
3. O local da história deve ser a escola.
4. A inspiração da sua crônica é a notícia da primeira questão, mas você pode criar novos personagens, exagerar ou imaginar novas coisas.
5. Escreva de caneta azul ou preta.
6. O mínimo é de 15 linhas e o máximo 20.
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