31 maio, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 4ª SEMANA - PROF: LEONARDO / MARCOS / MARIANE - 8º ANOS

8º ano- Anos Finais
Língua Portuguesa Ano/Etapa: 8º – Anos Finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa 4ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane
Objeto do conhecimento: Análise linguística / semiótica / Produção de texto

Aluno (a):


Habilidades: (EF69LP17) (EF89LP16) (EF69LP07)


Questão 1 – Você tem costume de ler/ver jornais ou revistas? Os jornais e revistas são de grande importância para todos nós obtermos informação. Eles servem principalmente para informar, entreter e apresentar uma interpretação competente sobre um determinado assunto. Espero que você sempre busque se manter informado acerca dos últimos acontecimentos que norteiam a sociedade como um todo e procure saber se a notícia é verdadeira, já que agora, no mundo tão cheio de informações em que vivemos e com o surgimento das redes sociais, muitas delas não são verdades, o tão conhecido: fake news. Abaixo você irá ler uma notícia que na época gerou uma polêmica entre professores e alunos. Vamos lá?


Aluna é condenada a indenizar professor em R$ 5 mil por danos morais

O professor entrou com uma ação contra a aluna e a mãe dela por danos morais após discussão em sala de aula


Uma ex-aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Apolônio Sales, localizada no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife-PE, foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 5 mil a um professor. Jeff Kened Barbosa de Melo, professor da instituição, processou a aluna e a mãe dela por danos morais. Em 2016, a aluna, que cursava o 2º ano do ensino médio, entrou com uma ação contra o docente por ele a ter trocado de lugar durante uma aula em que ela e alguns colegas atrapalhavam a disciplina com conversas paralelas.
O caso aconteceu em 11 de abril de 2016, durante uma aula de Física. De acordo com o professor, a aluna estava conversando durante a explicação e por isso ele pediu para que ela se sentasse em outro local, a fim de diminuir as conversas. A jovem, que na época era menor de idade, discutiu com ele e afirmou que o mesmo não tinha autoridade para trocá-la de cadeira. No dia seguinte, a garota e a mãe compareceram à escola informando que processariam o docente por danos morais, alegando que o constrangimento sofrido por ela teria causado prejuízos psicológicos. O professor ainda informou que chegou a pedir desculpas à aluna, mas ela não aceitou.
Jeff Kened foi acionado pelo Conselho Tutelar, pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul. Após o caso ser analisado, todos os pareceres foram favoráveis ao professor, que leciona Física e Matemática há oito anos na escola e atua como docente há 25.
Ainda no mesmo ano, Jeff processou mãe e filha por danos morais. No documento, assinado pelo juíz Auziênio de Carvalho Cavalcanti, fica claro que o constrangimento que a aluna relatou não pode ser classificado como dano moral. “O constrangimento que ela alega haver sofrido, encontra-se fora da órbita do dano moral, que configura a dor, vexame, sofrimento ou humilhação que, de forma anormal, interfira no comportamento psicológico do indivíduo, logo o pedido contraposto resta improcedente”, esclarece a sentença publicada no último dia 20 de fevereiro de 2018.
O professor ainda informou que essa não foi uma vitória só dele e que recebeu apoio de docentes de todo o país. “Essa luta, essa batalha toda que houve não é uma vitória minha, mas de toda a classe dos professores”, comentou.
(https://jconline.ne10.uol.com.br-Publicado em 27/02/2018, às 12h27)


Após a leitura do texto acima, responda:

a. Pela estrutura e pela linguagem utilizada, como é nome de textos como esse?




b. Qual é a finalidade deste tipo de gênero textual?





c. Com suas palavras explique o assunto tratado no texto.






d. Onde aconteceu o fato noticiado?






e. Quando ocorreu o problema apresentado?




Questão 2 - Sobre as partes do texto, assinale V para verdadeiro e F para falso nos parênteses:

( ) A manchete do texto não deixa claro para o leitor sobre o que o texto irá tratar. 
( ) A manchete focaliza mais o fato da aluna ter perdido a causa para o professor do que o próprio motivo da discussão.
( ) O texto em itálico logo abaixo da manchete funciona como um breve adiantamento de informação do que terá no corpo da notícia.
( ) O segundo parágrafo do texto narra o conflito acorrido entre o professor e a aluna.
( ) O texto apresenta marcas de opinião pessoal do autor da notícia.
 

Questão 3 - Com relação à manchete (o primeiro quadro abaixo) e a o lead (o segundo quadro abaixo) da notícia, responda:

  • ALUNA É CONDENADA A INDENIZAR PROFESSOR EM R$ 5 MIL POR DANOS MORAIS;
  • O professor entrou com uma ação contra a aluna e a mãe dela por danos morais após discussão em sala de aula;
 
  1. Por que a locução verbal é condenada” da notícia está no tempo presente? Qual a importância de um verbo está no presente para uma notícia?







  1. Por que a manchete foi produzida em letras maiúsculas e destacadas?








  1. Apenas pela manchete, tem possibilidade do leitor deduzir sobre o que o texto irá tratar ou não? Por quê?







  1. Quais informações a mais o lead apresenta em comparação com a manchete?








Questão 4- Leia a imagem abaixo para responder a questão:

 


  1. Do que se trata o texto?






  1. Qual é o gênero textual da imagem a cima?


( ) Notícia ( ) Carta pessoal ( ) Anúncio publicitário ( ) Reportagem


  1. Qual é o objetivo do texto a cima? (o que ela deseja passar para quem ver a imagem).





  1. Como você usaria essa mesma propaganda para alertar as pessoas quanto ao consumo excessivo de doces?






  1. O que as letras com tamanhos irregulares na propaganda sugerem?







  1. Na propaganda, você ver linguagem verbal e não verbal. Considerando que existisse apenas a linguagem verbal, seria possível saber de que produto se tratava? Por quê?








  1. Você compraria ou já comprou o produto a cima? Você já foi convencido a comprar um produto por ter visto a propaganda dele? O que te fez comprar?






Questão 5 – Agora é sua vez de produzir um texto. Leia novamente a notícia do início da atividade. Imagine toda a cena de como deve ter sido o professor pedindo para a aluna mudar de carteira e ela não obedecendo. A mãe da aluna chegando na escola e dizendo que iria processar o professor. Seja criativo, você pode exagerar a história, mudar alguma coisa, inventar os diálogos e a briga entre o professor e a aluna.


ORIENTAÇÕES:



1. O seu texto deve ser uma crônica de humor. 

2.A crônica pode ou não ter dois personagens apenas: a aluna e o professor.

3. O local da história deve ser a escola. 

4. A inspiração da sua crônica é a notícia da primeira questão, mas você pode criar novos personagens, exagerar ou imaginar novas coisas.

5. Escreva de caneta azul ou preta. 

6. O mínimo é de 15 linhas e o máximo 20.

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