14 maio, 2020

EJA IV - Projeto Professores e Alunos Conectados do Dalva Pontes - EJA IV


EJA IV - 1° SEMANA

OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO

LÍNGUA PORTUGUESA

Habilidade:


(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. 

Objeto do Conhecimento: Variação linguística



ATIVIDADE -1


  1. Leia o texto abaixo:

Quanto vai restar da floresta?

No fim do ano passado, cientistas do Brasil e dos Estados Unidos fizeram uma previsão que deixou muita gente de cabelo em pé: quase metade da Amazônia poderia sumir nos próximos 20 anos, devido a um projeto de asfaltar estradas, canalizar rios e construir linhas de força e tubulações de gás na floresta.
O governo, que é responsável pela preservação da Amazônia e pelas obras, acusou os cientistas de terem errado a conta e estarem fazendo tempestade em copo d’água.
Você deve estar pensando, no final das contas, se a floresta está em perigo. A resposta é: se nada for feito, está.
Fonte: Cláudio Ângelo, Folha de São Paulo, São Paulo, 10/02/2001.

No texto, o autor está se dirigindo:

  1. Aos cientistas.

  1. Ao governo.

  1. A um amigo.

  1. Ao leitor.


    1. Leia o texto abaixo:

    A praia de frente pra casa da vó

    Eu queria surfar. Então vamos nessa: a praia ideal que eu idealizo no caso particularizado de minha pessoa, em primeiramente, seria de frente para a casa da vó, com vista para o meu quarto. Ia ter umas plantaçãozinha de água de coco e, invés de chão de areia, eu botava uns gramadão presidente. Assim, o Zé, eu e os cara não fica grudando quando vai dar os rolé de Corcel!
    (...) Então, vamo nessa: na praia dos sonhos que eu falei “É o sooonho!”, teria menas água salgada! (Menas porque água é feminina) Eu ia consegui ficar em pé na minha triquilha tigrada, sair do back side, subir no lip, trabalhar a espuma, iiiiihhhhaaaaaaaaa!(...)
    Fonte: Peterson Foca . Personagem “cult” de Sobrinhos do Ataíde, programa veiculado pela Rádio 89,1 FM de São Paulo.




    Eu ia consegui ficar em pé na minha triquilha tigrada, sair do back side, subir no lip, trabalhar a espuma, iiiiihhhhaaaaaaaaa!(...)” As expressões destacadas são gírias próprias dos:
  2. Professores universitários em palestra.

  1. Adolescentes falando sobre surf.

  1. Geógrafos analisando a paisagem.

  1. Biólogos discutindo sobre a natureza.



  1. Leia o texto:

Há alguns anos, o autor teatral Plínio Marcos escreveu um texto e, a partir dele, gravou um vídeo a ser apresentado aos presidiários da Casa de Detenção, em São Paulo. O objetivo era orientar os detentos sobre os cuidados que eles deveriam ter para evitar o contágio pelo vírus da AIDS.
Alguns trechos do texto:

Aqui é bandido:

Plínio Marcos! Atenção, malandrage! Eu num vô pedir nada, vô te dá um alô! Te liga aí: aids é uma praga que rói até os mais fortes, e rói devegarinho. Deixa o corpo sem defesa contra a doença. Quem pegá essa praga está ralado de verde e amarelo [...]. Num tem dotô que dê jeito, nem reza brava, nem choro, nem vela, nem ai-Jesus.
Pegou aids, foi pro brejo! Agora sente o aroma da perpétua: aids passa pelo esperma e pelo sangue, entendeu?, pelo esperma e pelo sangue!
[...] Aids não toma conhecimento de macheza, pega pra lá e pega pra cá, pega em home, pega em bicha, pega em mulhé, pega em roçadeira! Pra essa peste num tem bom! Quem bobeia fica premiado. E fica um tempão sem sabê. [...] Então te cuida! Sexo, só com camisinha.

O autor do texto utilizou a variante linguística própria daquele grupo social para:
  1. Adequar a linguagem à norma padrão.
  2. Buscar identificação por meio da linguagem para atingir os detentos.
  3. Linguagem direta para aproveitamento completo da informação.
  4. Falante e ouvintes pertencem ao mesmo meio sociocultural.

4 – Agora você escolherá um dos textos para fazer um breve resumo.




MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1


Habilidade:

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica. 

Objeto do Conhecimento: Notação científica

A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de base 10. É utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos. Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.
Um número em notação científica apresenta o seguinte formato:

N . 10n

Sendo N um número real igual ou maior que 1 e menor que 10 ; E n um número inteiro.

Exemplos:
a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 1015
b) 0,000000000016 = 1,6 . 10-11

1- A distância entre o Sol e a Terra é de 149 600 000 km. Quanto é esse número em notação científica?




2- (ENEM -2015) As exportações de soja no Brasil totalizaram 4,129 milhões de julho de 2012 e registraram um aumento em relação ao mês de julho de 2011, embora tenha havido uma baixa em relação ao mês de 2012.
A quantidade, em quilogramas, de soja exportada pelo brasil no mês de julho de 2012 foi de:
a) 4,129 . 103                                         c ) 4,129 . 109
b) 4,129 . 106                                         d ) 4,129 . 1012


ATIVIDADE 2
Habilidade: 

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.   

Objeto do Conhecimento: Notação científica

  1. A massa do Sol em toneladas é 1989000000000000000000000000. O número apresentado em notação cientifica é:
a) 1989 . 1022                   c ) 1989 . 1024
b) 1989 . 1023                   d ) 1989 . 1025


  1. A ponte do Rio- Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro, possui massa de aproximadamente 970 mil toneladas. Então podemos dizer que a massa dessa ponte é:
a) 97 . 105 c ) 97 . 107
b) 97 . 106 d ) 97 . 108


  1. Coloque em ordem crescente os seguintes planetas de acordo com as suas massas.
Mercúrio 2,390 × 1026
Vênus 4,841 × 1027
Terra 5,976 × 1027
Marte 6,574 × 1026
Saturno 5,671 × 1029



ATIVIDADE 3

Habilidade:

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

Objeto do Conhecimento: Potenciação e radiciação

A potenciação é a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias vezes.

Aproveite os exercícios comentados, propostos e questões de concursos para testar seus conhecimentos sobre a potenciação.


  1. ( UFRGS-2013) Um ser humano adulto saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias pode ser escrito como:
a)10 9                            c)10 11
b)10 10                           d)10 12

Ver Resposta



  1. Usando as propriedades da potenciação, calcule o quociente de ( 76 x 712) por     ( 72)8 e dê a resposta na forma de uma única potência.



  1. Um estado brasileiro receberá uma verba extra de um bilhão de reais do governo federal, no período de 5 anos, a ser destinado à construção de moradias.

  1. Expresse, em potência 10, o valor da verba que o governo federal cederá a esse estado.



  1. Se o dinheiro fosse distribuído igualmente entre os 10 000 000 de habitantes desse estado, quando receberia cada habitante?



ATIVIDADE 4


Habilidade:

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário. 

Objeto do Conhecimento: Potenciação e radiciação.

A potenciação é a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias vezes. Aproveite os exercícios comentados, propostos e questões de concursos para testar seus conhecimentos sobre a potenciação.



  1. Pedro e Carlos foram a uma festa junina. Cada um ganhou um cupom para concorrer a uma prenda. O número do cupom de Carlos é uma potência de 6, e o número do cupom de Pedro é uma potência de 10. Sabendo que os números dos cupons de Pedro e Carlos são valores das expressões abaixo, descubra o número de cada cupom.
( 103 + 102 ) : 102 1254 . 212 : ( 83 . 59 )
( 25 : 24 )4 . ( 310 : 37 ) 63 . 69 : 6 10 + 60

  1. Sabe-se que a = 1000 e b = 1100 . Usando o sinal = ou ≠, compare os números a e b.


  1. Dados A = 52 , B = 25 e C = 33 , calcule A + B – C.


  1. Mostre que as igualdades abaixo são verdadeiras. a) 102 = 22 . 32 + 43

b) 31 . 52 - 33 = 31 . 24



CIÊNCIAS

ATIVIDADE 1 ( Leitura ) Habilidade:


(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.) 

Objeto do Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas Separação de materiais sintéticos Transformações químicas
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Elas são formadas por duas ou mais substâncias e o que as distingue é o fato de serem ou não perceptíveis.

Misturas Homogêneas


São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias.

Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.


Exemplos:


  1. copo de água com açúcar - mistura homogênea líquida

  1. cadeado de latão (embora não se consiga ver, o latão é feito a partir de uma

  1. mistura entre cobre e zinco) - mistura homogênea sólida

  1. ar - mistura homogênea gasosa

Misturas Heterogêneas


O mesmo não acontece com as Misturas Heterogêneas. Neste caso é nítida a presença de duas ou mais substâncias numa mistura. Apresenta duas ou mais fases (polifásica).

 

Exemplos:



  1. água com óleo - mistura heterogênea líquida

  1. ouro e areia - mistura heterogênea sólida Não existem misturas heterogêneas gasosas.


ATIVIDADE 2



Habilidade:

(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.) 

Objeto do Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas Separação de materiais Materiais sintéticos Transformações químicas


1. (UCDB) Em um laboratório de Química foram preparadas as seguintes misturas:

  1. água /gasolina
  2. água/sal
  3. água/areia
  4. gasolina/sal
  5. gasolina/areia

Quais dessas misturas são homogêneas?

a)Nenhuma.
  1. Somente II.
  2. II e III.
  3. I e II.
  4. II e IV.
2. (Ufes) Em um sistema, bem misturado, constituído de areia, sal, açúcar, água e gasolina, o número de fases é:
  1. 2.
  2. 3.
  3. 4.
  4. 5.
  5. 6.


3. (Mackenzie) Constitui um sistema heterogêneo a mistura formada de:
  1. cubos de gelo e solução aquosa de açúcar (glicose).
  2. gases N2 e CO2.
  3. água e acetona.
  4. água e xarope de groselha.
  5. querosene e óleo diesel.


4. (VUNESP) O rótulo de uma garrafa de água mineral está reproduzido a seguir.

Composição química provável: Sulfato de cálcio 0,0038ml/L e Bicarbonato de cálcio 0,0038 mg/L

Com base nessas informações, podemos classificar a água mineral como:

a)substância pura.
  1. substância simples.
  2. mistura heterogênea.
  3. mistura homogênea.
  4. suspensão coloidal.

5. (UFMG) Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:

  1. densidade.
  2. massa da amostra.
  3. solubilidade em água.
  4. temperatura de ebulição.
  5. temperatura de fusão.
6. Assinale as alternativas que apresentam misturas homogêneas:
  1. Água mineral

  1. Ferro

  1. Aço

  1. Salmoura

  1. Refrigerante

  1. Gasolina

  1. Ouro 18 quilates

  1. Leite




7. (UFES) Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Indique a quantidade do número de fases em cada um, marcando a alternativa correta:


Exercício sobre misturas

  1. óleo, água e gelo.
  2. água gaseificada e gelo.
  3. água salgada, gelo, óleo e granito. 
    a) 3,2,6.
   b) 3,3,4.

   c) 2,2,4.

   d) 3,2,5.

   e) 3,3,6.



8. Relacione corretamente as colunas a seguir:

Coluna I :


  1. Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.

  1. Mistura bifásica formada por três substâncias.

  1. Mistura trifásica formada por duas substâncias.

  1. Solução líquida.

  1. Mistura homogênea constituída por três substâncias.


Coluna II :


  1. água + álcool + areia

  1. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio

  1. sal + água

  1. água + areia + gelo

  1. álcool hidratado.




GEOGRAFIA


Habilidade:

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. 

Objetos do Conhecimento: Relações entre os componentes físico naturais.


ATIVIDADE

Observação: Antes de realizar a atividade, procure realizar uma pesquisa sobre o assunto em estudo – ATMOSFERA – em livros ou pela internet, estude e em seguida resolva a atividade.
  
1. Complete as lacunas com as palavras e medidas abaixo:


exosfera - termosfera - estratosfera - vida -80 km – meteorológicos temperaturas - superfície - troposfera - atmosfera -15 km – ionizados


 
  1. A ____________ é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a  _______________terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de ________________ da Terra.
    b. A ______________ é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos ____________________ , como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de .__________________.

    c. Acima da Troposfera, encontra-se a _______________ , que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.

    d. A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até ______________ de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores _______________ atmosféricas.

    e. Depois da Mesosfera vem a ____________ , que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases _______________ que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.

          f. Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a ____________ , camada    onde   os satélites artificiais costumam se posicionar.

 2. Quantas são as camadas que forma a atmosfera?




3. Quais as camada que formam a atmosfera ?




4. Pesquise e escreva sobre pressão atmosférica:




5. Ilustre através de figuras ou desenho a terra e as camadas que a envolvem.



HISTÓRIA


Habilidade:

Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). 

Objetos do Conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

ATIVIDADE


1. Produza um texto sobre a linha do tempo abaixo com fatos referentes de cada período.

2018 2019 2020





ARTE


Habilidade:

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Objetos do Conhecimento:

  • Matrizes estéticas e culturais
  • Contextos e práticas

ATIVIDADES


Roteiro

  1. Pesquise os pontos turísticos de sua cidade, em seguida procure imagens desses locais e construa um álbum, lembrando-se de comentar cada um dos pontos turísticos.

  1. realize pesquisas sobre os seguintes gêneros musicas, abaixo:
Baião - Bossa Nova – Forró – Lambada - Música Sertaneja - Música Popular Brasileira – Samba.

  1. Pesquise e construa um portfolio sobre brincadeiras populares.

  1. Realize uma pesquisa sobre a história do município de Caucaia, não se esqueça de ilustrar sua pesquisa.


  1. Desenvolver uma pesquisa voltada para a construção de um documento com imagens focadas na diversidade racial e cultural do município, depoisescreva um texto sobre o referido assunto.


  2. Através dos recursos tecnológicos e outros, realize uma pesquisa sobre a história do teatro.



ENSINO RELIGIOSO


Habilidade:

(EF06ER02) Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros)

 (EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.

(EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições á sociedade.

Objetos do Conhecimento:

    • Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados
    • Símbolos, ritos e mitos religiosos.
    • Lideranças religiosas

ATIVIDADE

Roteiro:
  1. Produção textual – tema: A filosofia de diversas religiões.

  1. Pesquise e escreva sobre os conceitos religiosos
    1. Teísmo;
    2. Monoteísmo;
    3. Politeísmo;

  1. Faça um estudo sobre os símbolos, ritos e mitos das diversas práticas religiosas, depois faça um resumo do estudo realizado.

  1. Realize pesquisa, sobre líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições na sociedade, em seguida faça uma produção textual sobre o assunto.

  1. Pesquise sobre a o papel que as crenças religiosas desempenham na vida social das pessoas, depois comente com suas palavras o assunto.



EDUCAÇÃO FÍSICA


Habilidades: (EF12EF08); (EF12EF09); (EF12EF10); (EF67EF08); (EF67EF09); (EF89EF07); e, (EF89EF10).

SE VOCÊ TIVER DIFICULDADES PARA LER, PEÇA A ALGUÉM DA FAMÍLIA
PARA ACOMPANHAR VOCÊ DURANTE ESTA ATIVIDADE.

Aproveite e traga a pessoa para fazer a aula os exercícios juntos!

AQUECIMENTO


Antes de fazer algo mais agitado, vamos correr sem sair do lugar durante 1 minuto;
Se sua casa tiver um corredor, corra levemente para frente e para trás, nesta parte da casa;

Descanse e retome o fôlego por 90 segundos;

Sem moleza agora! Vamos fazer 25 movimentos de polichinelo (Se não souber, pergunte a alguém da casa como se faz do jeito correto, ou se não se der por satisfeito com a informação, pesquise em livros e na internet);

Corra sem sair do lugar, elevando os joelhos (por 40 segundos): Descanse por 30 segundos;
Corra sem sair do lugar, agora elevando os calcanhares (batendo o calcanhar
nos glúteos); Onde ficam os glúteos? Como conhecemos essa parte do corpo? Pesquise.

EXERCÍCIO EM DUPLA

Faça com alguém da sua família, os dois exercícios seguintes:


Se a sua condição física precisar deixar o exercício mais leve, experimente agachar
somente “metade” do movimento.


Converse com seu parceiro de treino, pois cada um de nós tem seu próprio limite de movimentos. Então não vá machucar seu colega forçando seus braços.



Obs.: Na falta de um parceiro, pode segurar em um batente ou janela, mas cuidado. Cada vez que subir descer é um movimento completo, então conte uma vez cada.
Vamos tentar 10 movimentos???


ALONGAMENTO - RELAXAMENTO


A atividade inicia-se com o aluno em pé fazendo movimento de elevar os braços acima da cabeça, mantendo na mesma posição durante 20 segundos, depois incline o corpo para o lado e depois do outro, mantendo os braços estendidos. Em seguida movimentar o pescoço direcionando o olhar para o alto mantendo na mesma posição durante 20 segundos e depois para baixo. Em seguida ficarão na ponta dos pés com os braços estendidos também por 20 segundos.


MEDITAÇÃO


Em seguida irá sentar-se no chão, cruzar as pernas, fechar os olhos, manter a postura correta da coluna e em seguida procurar respirar de modo lento, observando os movimentos de sua respiração. É importante que cada parte do corpo seja percebida: pés, pernas, joelhos, quadril, braços, mãos, cotovelos, pescoço.


AUTOMASSAGEM


Nessa atividade o aluno irá higienizar os pés e mãos e, em seguida irá se tocar com as mãos iniciando pelas pernas, braços, ombros. Durante essa prática, o aluno irá procurar perceber como está seu corpo, se há alguma região dolorida ou sensível, se sua pele esta macia ou áspera, se sente dor nos ossos e se os músculos estão tensos ou relaxados. Em seguida irá tocar de formas variadas explorando o corpo todo (batidas com a ponta dos dedos, movimentos circulares, e dar beliscões suaves). Realizar essa atividade por 5 a 15 minutos. Não tenha pressa.

Trocando ideias


Converse com outras pessoas da família sobre essa forma de exercício. Pergunte se conhecem, sabem o nome, se já fizeram, se acha fácil ou difícil, que parte do corpo ele deixa mais forte.


Como foi essa experiência com os exercícios propostos?


Fale sobre o que gostou, o que achou difícil, grave em áudio, tire fotos de seus momentos de treino ou faça um vídeo contando o que você achou dos exercícios da aula.


Envie seu vídeo e suas fotos para o professor/escola, para que seja construído um painel com a participação da turma.


Se não for possível fazer um vídeo ou gravar um áudio com sua opinião sobre a prática dos exercícios, escreva um texto falando sobre isso. Caso tenha dificuldade de escrita, vá falando para alguém escrever numa folha de caderno, mas não esqueça de pôr seu nome completo, a sua turma, turno e nome do seu professor de educação física.





















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