31 maio, 2020

RELIGIÃO - 4ª SEMANA - PROF: MANOEL GOMES / MARIANE FROTA - 9º ANO

9º ANO – ANOS FINAIS
RELIGIÃO
Ano/Etapa: 9º ano – Anos Finais  
Componente Curricular: Religião 
4ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Manoel Gomes / Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Imanência e transcendência
Aluno (a):


Habilidades: ((EF09ER01)


Você já percebeu que para cada religião é necessário que você siga os preceitos, rituais e a tradição que são exigidas por cada um deles? Só assim você se sente parte integrante de uma religião. Em todas as sociedades primitivas, determinados momentos na vida de seus membros eram marcados por cerimônias especiais, conhecidas como ritos de iniciação de passagem. Essas cerimônias, mais do que representarem uma transição particular para o indivíduo, representava igualmente a sua progressiva aceitação e participação na sociedade na qual estava inserido, tendo, portanto tanto o cunho individual quanto o coletivo. E é daí que surgiram os rituais que observamos em toda religião. Vamos ler um pouco sobre isso?

RITOS E RITUAIS NA VIDA DAS PESSOAS


Diná Raquel D. da Costa
Os ritos religiosos são gestos sagrados simbólicos. Os rituais ou cerimônias são uma série de ritos. Existem os rituais litúrgicos, como a missa, o culto, as reuniões de oração ou meditação. Por meio dos rituais de passagem as pessoas celebram mudanças de uma fase da vida para outra: o batismo, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês, a cerimônia de iniciação dos jovens à vida adulta, são alguns exemplos de rituais de passagem.




Questão 1 – O que é, dentro das religiões, considerado um ritual?








Questão 2 - Faça uma pesquisa e descreva o ritual de passagem das seguintes tradições:
Indígena:
Umbanda:
Hinduísmo:
Judaísmo:
Igreja Católica:
Igreja Evangélica:

Questão extra (pontinho extra, também) :



Após você ter visto o vídeo, faça um texto de 10 linhas comentando sobre o que acontece na história do vídeo, as atitudes do personagem principal, o que ele poderia fazer diferente, o que fez ele mudar a postura dele, se a vida dele mudou de alguma maneira e explique o que houve no final da história. Escreva, dando sua opinião sobre tudo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário