25 maio, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª SEMANA - PROF. LEONARDO - 9º ANO


LÍNGUA PORTUGUESA – 3ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
UNIDADES TEMÁTICAS: Produção de texto / Leitura.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Textualização;
II) Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero;
III) Relação entre textos.
HABILIDADES: (EF69LP07); (EF69LP29); (EF69LP30)

Aula 1
A reportagem:
► Os gêneros jornalísticos podem ser divididos em duas grandes categorias: os gêneros que compõem o jornalismo opinativo e os gêneros que constituem o jornalismo informativo. No jornalismo opinativo, as opiniões do autor do texto ficam explícitas; no jornalismo informativo, os textos têm como objetivo noticiar, ou seja, narrar acontecimentos. A reportagem é considerada pelos estudiosos da linguagem como um gênero “problemático”, já que não possui definição clara dentro do campo linguístico;
► Alguns estudiosos defendem que a reportagem nada mais é do que uma notícia ampliada, enquanto outros acreditam que se trata de um gênero autônomo. Entre os que defendem a primeira visão, a reportagem extrapola os limites da notícia, mas apresenta relação direta com o gênero. Para aqueles que acreditam ser a reportagem um gênero autônomo, ela não pode ser relacionada com a notícia, já que sua função não é a cobertura de um fato, ou seja, não possui caráter noticioso;
► O propósito comunicativo da reportagem é informar a respeito de um assunto, o que não significa que esse assunto esteja necessariamente relacionado com temas do momento. Para Patrick Charaudeau, teórico que estuda os discursos da mídia, a “reportagem jornalística trata de um fenômeno social ou político, tentando explicá-lo”. Esse fenômeno social sobre o qual o estudioso se refere diz respeito aos acontecimentos produzidos no espaço público e que são de interesse geral.
► A reportagem apresenta elementos que não são próprios do gênero notícia, entre eles o levantamento de dados, entrevistas com testemunhas e/ou especialistas e uma análise detalhada dos fatos. Embora preze pela objetividade, característica importante dos gêneros jornalísticos, a reportagem invariavelmente apresenta um retrato do assunto a partir de um ângulo pessoal, por isso, ao contrário da notícia, ela é assinada pelo repórter. Nesse gênero é comum encontrar também o recurso da polifonia, pois nele existem outras vozes que não a do repórter, por isso o equilíbrio entre os discursos direto e indireto. A finalidade maior da polifonia é permitir que o repórter aborde o tema de maneira global e, dessa maneira, isente-se da apresentação dos fatos.
Observe agora dois exemplos que vão ajudá-lo(a) a compreender melhor as diferenças entre reportagem e notícia. Boa leitura e bons estudos!

Leia:
Famílias trocaram a cidade pelo campo para ter uma vida simples

Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida melhor sempre foi a opção mais comum. Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso, deixando os grandes centros para viver literalmente no meio do mato.
São pessoas que cursaram faculdade, desfrutavam de um certo conforto na cidade, mas não aguentavam mais a correria, falta de liberdade, o trânsito e o excesso de consumo. Em busca de uma vida mais simples e saudável, elas não têm medo de encarar a enxada e descobrir um novo modo de sobreviver.
Para a mineira Manuella Melo Franco, 34, a chegada do primeiro filho foi o empurrão que faltava para deixar a cidade e, finalmente, experimentar uma vida mais tranquila e autossustentável, ao lado do companheiro Hugo Ruax. “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo. Queríamos oferecer a ele uma infância mais próxima da natureza, longe dos valores consumistas e da loucura da cidade”, diz a fotógrafa e jornalista. [...]
O catarinense Marinaldo Pegoraro, 54, também não demorou muito para deixar o apartamento em Curitiba (PR), onde residiu nos últimos 11 anos, para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira, no extremo sul de Minas Gerais. [...]
[...] Existe um esgotamento desse modelo de vida urbano”, diz Marinaldo Pegoraro, sem sentir falta dos shoppings e feliz de poder trabalhar na terra e ouvir o canto dos pássaros.

Disponível em: <https://estilo.uol.com.br>.
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
a) crônica
b) artigo de opinião
c) reportagem
d) conto
e) propaganda

·         Quais elementos do texto justifica sua resposta?
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Questão 2 – Identifique o assunto do texto:
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Questão 3 – Quais são os motivos que não levam as pessoas a se mudarem para o campo?
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Questão 4 – O texto apresenta o objetivo das pessoas que deixam a cidade rumo ao campo. Identifique-o:
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Questão 5 – De acordo com a entrevistada Manuella Melo Franco, “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo”. A que desejo ela se refere?
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Leia os textos abaixo:
Álcool, crescimento e pobreza

O lavrador de Ribeirão Preto recebe em média R$ 2,50 por tonelada de cana cortada. Nos anos 80, esse trabalhador cortava cinco toneladas de cana por dia.
A mecanização da colheita o obrigou a ser mais produtivo O corta-cana derruba agora oito toneladas por dia. O trabalhador deve cortar a cana rente ao chão, encurvado. Usa roupas mal-ajambradas, quentes, que lhe cobrem o corpo, para que não seja lanhado pelas folhas da planta. O excesso de trabalho causa a birola: tontura, desmaio, cãibra, convulsão. A fim de agüentar dores e cansaço, esse trabalhador toma drogas e soluções de glicose, quando não farinha mesmo. Tem aumentado o número de mortes por exaustão nos canaviais.
O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhões. Gera toda a energia elétrica que consome e ainda vende excedentes. A indústria de São Paulo contrata cientistas e engenheiros para desenvolver máquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de álcool. As pesquisas, privada e pública, na área agrícola
(cana, laranja, eucalipto etc.) desenvolvem a bioquímica e a genética no país.
Folha de S. Paulo, 11/3/2007 (com adaptações).

ÁLCOOL: O MUNDO DE OLHO EM NOSSA TECNOLOGIA

— Ah, fico meio encabulado em ter de comer com a mão diante de tanta gente!

ANGELI Folha de S. Paulo, 25/3/2007.

Questão 6 Qual a crítica observada na leitura dos dois textos acima?
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Questão 7 Que tipo de vida leva os trabalhadores retratados na charge acima?
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Questão 8 De acordo com o 1º texto o que seria a “birola”?
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Aula 2

Vídeos de apoio à aula:


TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Aedes Aegypti - Mosquito da dengue

O texto de divulgação científica, como o próprio nome adianta, é aquele que tem a finalidade de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir, ao público leigo/não especializado, descobertas feitas a partir de experimentos/estudos científicos. No que se refere à estrutura, o texto de divulgação Científica é maleável.
É preciso, rapidamente, focalizar: o que foi descoberto; quem descobriu; como; quando; onde; para quê – com ênfase não apenas na importância do que foi descoberto, como também nos respectivos impactos sociais, econômicos etc.  
O texto é escrito em 3.ª pessoa, com linguagem simples, vez que pretende divulgar e esclarecer aspectos científicos, principalmente ao público não especializado, como já anotado. Há título e subtítulo, para que, desde o início, seja definido o que se vai divulgar (vide exemplo mais abaixo).
Atualmente, a divulgação científica ocorre em praticamente todos os formatos e meios de comunicação: documentários de televisão, revistas de divulgação científica, artigos em periódicos, websites e blogs. Existem, inclusive, canais de televisão dedicados exclusivamente à divulgação científica, tais como Discovery Channel e National Geographic Channel, evidenciando o grande interesse dos meios de comunicação por fazer da ciência um de seus temas centrais.

***

Leia o texto abaixo:

 

Aedes Aegypti - Mosquito da Dengue



In:http://www.cairnspost.com.au/news/cairns/health-authorities-await-test-results-over-suspected-dengue-fever-case-in-cairns/news-story/7eb9769019556d252ffac7d46d2550f9

 

Conheça o mosquito da dengue, características físicas, classificação, transmissão da dengue e da febre amarela urbana, alimentação, reprodução, as larvas do mosquito.



CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Nematocera
Família: Culicidae
Subfamília: Culicinae
Gênero: Aedes
Subgênero: Stegomyia
Espécie: Ae. aegypti



O Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti também é o transmissor do Zika vírus, que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre chikungunya. Estes insetos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas) Não conseguem viver em regiões frias. É de tamanho pequeno, em média, 0,5 cm de comprimento. - É de cor preta com manchas (riscos) brancos no dorso, pernas e cabeça. O ruído deste mosquito é muito baixo, sendo que o ser humano não consegue ouvir. O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal principalmente humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada.

As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo. A fêmea deposita seus ovos em locais com água parada (limpa ou pouco poluída). Por isso, é importante não deixar objetos com água parada dentro de casa ou no quintal. Sem este ambiente favorável, o aedes aegypti não consegue se reproduzir.

As larvas são brancas quando nascem, mas tornam-se negras depois de algumas horas. Pode ser encontrado em várias regiões da África e América do Sul, inclusive no Brasil. Em nosso país, tem transmitido a dengue a uma grande quantidade de pessoas. A dengue, se não tratada corretamente, pode levar o indivíduo a morte. O mosquito também transmite aos seres humanos outros vírus perigosos: vírus causador da febre chikungunya, além do vírus Zika (que pode causar a microcefalia em bebês de gestantes infectadas).


https://www.suapesquisa.com/mundoanimal/mosquito_da_dengue.htm

PROPOSTA DE REDAÇÃO: Você deverá extrair dos textos acima informações suficientes para escrever um texto de divulgação científica, destinado a leitores adolescentes, sobre os estudos recentes acerca do mosquito da dengue e as doenças que a picada provoca no ser humano.



Não se esqueça: o texto de divulgação científica deve ter vocabulário acessível, vez que é o canal para a “popularização da ciência”.


Escreva, aproximadamente, 20 linhas.

Aula 3 Linguagem do cinema

 9º ANO – ANOS FINAIS
LÍNGUA PORTUGUESA  
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
UNIDADES TEMÁTICAS: Leitura / Análise linguística e semiótica.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto;
II) Apreciação e réplica;
III) Construção composicional.

 HABILIDADES: (EF69LP03), (EF89LP03) e (EF69LP16)


O que se pode esperar da enésima comédia romântica americana? Talvez um pouco de originalidade, quem sabe alguma coisa de simpatia e charme? Pode ser. Mas isso é que não vai se encontrar em Vestida para Casar, de Anne Fletcher.
A heroína é uma casamenteira típica, arroz-de-festa de todas as cerimônias. Jane (Katherine Heigl) foi dama de honra de todas as amigas e, por isso mesmo, tem um guarda-roupa onde conserva nada menos do que 27 vestidos de cerimônias anteriores (daí o título original, 27 Dresses). É apaixonada pelo patrão (Edward Burns), mas este nem parece notar a sua existência. Para complicar, a irmã de Jane, uma modelo vivida pela fisicamente estupenda Malin Akerman, entra na parada para disputar as atenções do boss. Enquanto isso, um repórter de matrimônios, Kevin (James Masrsden), fareja em Jane uma boa matéria para a edição de domingo. Afinal, quer coisa melhor para um jornal de fofocas do que uma contumaz testemunha da felicidade alheia que não consegue desencalhar?
Com esses ingredientes, até que daria para construir uma boa comédia. O que não acontece porque logo o enredo se torna previsível e as tiradas não parecem também muito originais. Do ponto de vista cinematográfico, não há nunca o que esperar desse tipo de filme. Parece TV na tela grande e o ‘clima’ é devidamente inspirado nas sitcoms, as séries que acabaram virando febre na televisão a cabo. Aliás, a protagonista é a estrela também da série Grey’s Anatomy, o que deve contribuir para a empatia do público que a conhece.
Katherine protagonizou também Ligeiramente Grávidos, de Judd Apatow, comédia tão bobinha como esta Vestida para Casar. Claro, ninguém está pedindo QI de física quântica ao autor de uma comédia romântica. Mas também se poderia fazer um esforço para agradar ao espectador médio, e alérgico à mesmice, ou não? Comédia é arte difícil, como se sabe. Exige surpresa, o que implica originalidade, inesperado. Para se encontrar essa surpresa exige-se algum trabalho da inteligência, e isso é o não se nota em Vestida para Casar. Ok, os tempos são outros, mas todo autor de comédia deveria ser obrigado a assistir uma vez por ano aos filmes de Billy Wilder.
Para não dizer que não há nada de interessante no filme, sobra a seqüência em que Kevin e Jane atolam o carro onde estavam, buscam refúgio num bar, acabam tomando umas e outras e indo um pouco além das conveniências. É engraçado. E, exatamente por ser uma exceção, essa seqüência de cenas aponta para o principal defeito do filme: ele é certinho demais para ser bom; família demais, cheio de medinho de parecer politicamente incorreto, ou ácido com a moral e os bons costumes. Ousasse mais, seria bem mais legal. Optou pela caretice.
(Caderno 2, 15/2/08)
http://blogs.estadao.com.br/luiz-zanin/vestida-para-casar/
1ª) Qual a opinião do crítico sobre as comédias românticas norte-americanas?
2ª) O filme Vestida para casar confirma ou opõe essa opinião? Por que?
3ª) No segundo parágrafo podemos observar o resumo do enredo. Qual a função dessa informação?
4ª) Por que o autor de comédia deveria ver os filmes de Billy Wilder?
5ª) No texto há uma ressalva à opinião que vem sendo defendida. Qual é essa ressalva?
6ª) Ao lado da imagem acima, existe um pequeno comentário, “sempre no altar, mas nunca de branco”. O que isso quer dizer?
7ª) Que tipo de informações podemos observar nesse cartaz?
8ª) Qual seria o público alvo para esse tipo de filme?
Aula 4
 Linguagem da informática.

O que é a Internet


Existem muitos termos que tentam definir a Internet. Super-estrada da informação, preferem os políticos. Rede de redes, insistem os cientistas. O certo é que cada um desses grupos prefere ver a rede segundo seus próprios interesses. Para os políticos, uma nova fronteira de construção e investimentos coletivos é um desafio. Já os cientistas, rigorosos em suas definições, enxergam a virtude da Internet em conectar computadores de qualquer tipo em todo o globo.
As visões distintas da rede não param por aí. Há quem veja na Internet uma perigosa fonte de pornografia. As indústrias sonham com o dia em que poderão vender diretamente aos consumidores, sem nenhum intermediário. Empresas de comunicação esperam o meio que vai reunir rádio, TV e televisão em um mesmo sistema de produção. Pais de estudantes no exterior matam as saudades pelo monitor. E paqueras virtuais acontecem a toda hora em cada canto da rede.
A Internet é tudo isso ao mesmo tempo. E com certeza muito mais. A rede é o que cada pessoa quiser que ela seja. Em toda a história da Internet foram os usuários que inventaram novos recursos e novas aplicações. É um terreno fértil para boas idéias.
Isso tudo porque a Internet é uma invenção muito simples. Nada mais é do que uma forma fácil e barata de fazer com que computadores distantes possam se comunicar. A partir daí, a revolução está nas mãos das pessoas.
Cada usuário recebe uma identificação única, conhecida como endereço. Com esse endereço, ele pode se comunicar, enviando mensagens para outras pessoas. É o que se chama de correio eletrônico. Graças ao esforço de instituições como Universidades e empresas ligadas à pesquisa, dispostas a investir dinheiro e pessoal para criar e manter os pontos principais da rede — os servidores (computadores de alto desempenho) — é possível conseguir programas de graça e consultar bancos de dados públicos.
Hoje, com o sucesso da Internet, toda empresa se vê na obrigação de colocar a cara na rede. Os serviços se multiplicam. Os bancos oferecem todas as suas operações pelo computador. Notícias são distribuídas imediatamente. Pizzarias aceitam pedidos. Livrarias e lojas de discos vendem seus produtos.
No entanto, boa parte do material da rede é produzido por indivíduos querendo expressar ao mundo suas preferências. Um usuário reúne tudo que tinha sobre Jornada nas Estrelas e coloca na Internet. Outro, com objetivos mais práticos, escreve um currículo e espera que seus talentos sejam descobertos. Todo mundo que um dia sentiu vontade de compartilhar suas façanhas agora pode fazer isso. O tal terreno fértil da Internet tem um nome. Se chama World Wide Web, ou apenas Web.
http://www.terra.com.br/informatica/ajuda/estiloweb/webdesign/manual.htm
1.  01 texto apresenta várias “definições” para internet: “superestrada da informação”, “rede das redes”, “uma nova fronteira de construção e investimentos coletivos”, uma perigosa fonte de pornografia”

aa) Por que são atribuídas tantas definições à internet?
bb)  E você, como a definiria?

  02“As indústrias sonham com o dia em que poderão vender diretamente aos consumidores, sem nenhum intermediário”. Explique o que aconteceria se o intermediário fosse eliminado das transações comerciais?

Hoje, com o sucesso da Internet, toda empresa se vê na obrigação de colocar a cara na rede. Os serviços se multiplicam. Os bancos oferecem todas as suas operações pelo computador. Notícias são distribuídas imediatamente. Pizzarias aceitam pedidos. Livrarias e lojas de discos vendem seus produtos.”









003Que mudanças os novos recursos mencionados nesse parágrafo podem provocar:

aa) na sociedade?
   b) em sua vida?

 04  “... boa parte do material da rede é produzido por indivíduos querendo expressar ao mundo suas preferências.”

Essa afirmação nos leva a concluir que qualquer pessoa pode colocar qualquer tipo de material na internet. Levando esse fator em consideração, que postura você acha que se deve ter ao buscar qualquer informação na internet?

5.  05 Faça uma pequena lista apontando os pontos positivos e negativos do ambiente virtual.

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