18 maio, 2020

Educação Física - 7º ano - 2ª semana


EDUCAÇÃO FÍSICA – 2ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 7° Ano - Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR Educação Física

UNIDADE TEMÁTICA: Esporte

OBJETO DO CONHECIMENTO: Esporte de invasão

Habilidades: (EF67EF03) (EF67EF06)

Acesse o link para assistir o vídeo explicativo da aula:


PARTE 1 - ATIVIDADES PRÁTICAS.

Atividade 1) ESPORTES DE INVASÃO - FUTSAL.

     O futsal é um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem 5 jogadores. O Futsal começou a ser jogado aproximadamente em 1940, por jovens da Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Eles não encontravam campos de futebol para jogar, então improvisaram partidas nas quadras de basquete.

     Vamos experimentar o futsal de maneira simplificada? Para isso precisaremos de alguns materiais: bola (pode ser de algum esporte, de meia, papelão ou tecido reforçados com fita/durex e etc), garrafas pets e uma cadeira.

     Com o material, podemos realizar as atividades abaixo:

a) Chute - coloque algumas garrafas pets com água perto de uma parede. Distancie-se das garrafas em linha reta e coloque a bola em um local. Visualize as garrafas, concentre-se e chute a bola para derrubar o máximo de garrafas possíveis. Faça 10 chutes.

b) Passe e domínio - vamos trabalhar esse fundamento. Realize essa atividade com outra pessoa. Um passa a bola para outra pessoa e esta vai receber a bola dominando e vice-versa. Realize esse movimento 10x para cada pé. Caso você não tenha ninguém para fazer, você pode ficar de frente para a parede, com uma distância moderada, e toque a bola em direção a parede. A bola irá bater na parede e vai retornar a você. Então, você irá dominar a bola com a parte debaixo do seu pé. Realize 10 passos e 10 domínios com o pé DIREITO e 10 passos e 10 domínios com o pé ESQUERDO.

c) Cabeceio - de frente para a parede (mas não tão próximo), jogue a bola para cima e tente cabecear a bola na direção da parede. O acerto só é válido caso a bola acerte a parede. Faça 20 cabeceios.

COMPETIÇÃO:

     Coloque uma cadeira encostada numa parede. As pernas da cadeira representarão um gol. Os participantes deverão ficar numa distância moderada ou longe da cadeira e realizar um chute. Se a bola passar entre as pernas da cadeira será considerado GOL. Faça uma competição de 10 gols. O participante que marcar 10 gols primeiro vence.


PARTE 2 - ATIVIDADES TEÓRICAS.

OBS: As questões abaixo terão que ser respondidas no CADERNO, na parte de Educação Física.

Questão 1) Leia o texto abaixo:

Futsal - histórico, fundamentos e regras

     Em 1954, ocorreu um momento muito importante para a história do futsal. Foi fundada a primeira federação no Brasil chamada de Federação Metropolitana de Futebol de Salão. Esta que, atualmente, mudou de nome para Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro. Com isso, nos próximos anos, outros estados do Brasil também seguiram os passos e fundaram suas federações relacionadas ao futsal. Somente na década de 50, foram fundadas as seguintes federações: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte. Com o passar do tempo, todos os estados do país contavam com uma federação e equipe de futsal. Em 1971 foi fundada em São Paulo a “Federação Internacional de Futebol de Salão” (Fifusa). Na ocasião, estavam presentes representantes como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, entre outros. Atualmente, existem diversos campeonatos de futsal no Brasil e no mundo. O principal é a Copa Mundial de Futsal da FIFA.

     O Brasil possui uma das seleções mais fortes de futsal e já foi campeão várias vezes. Na Europa, destacam-se as seleções da Itália, Espanha, Rússia e Portugal. Embora seja relativamente novo, o futsal é considerado um dos esportes com maior crescimento no mundo, principalmente por esse esporte estar cada vez mais presente nas escolas.

O objetivo desse esporte, tal qual no futebol, é fazer gols. Assim, a equipe vencedora é aquela que conseguir fazer o maior número de gols durante a partida. O tempo total de jogo é de 40 minutos. Ou seja, são dois tempos de 20 minutos com um intervalo de 10 minutos entre eles. O futsal reúne diversos movimentos desde chutes, passes de bola, dribles, cabeceios, etc. Além dos jogadores presentes na quadra e na reserva, cada equipe possui um treinador. Além disso, há dois árbitros: o auxiliar e o principal. O cronometrista é responsável por controlar o tempo de jogo.

Como o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar o cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão). Três cartões amarelos equivalem a um vermelho. As faltas podem ser cometidas quando o jogador encosta a mão na bola, quando há desavenças entre jogadores e árbitros, ou ainda, quando há violência física ou verbal. O juiz que irá decidir a gravidade da falta e o cartão que será dado.

O futsal possui dois times de 5 jogadores cada. Vale notar que desses 5 cada equipe possui um goleiro, responsável por defender as entradas de bolas. Além do goleiro, os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa. Esse equivale ao zagueiro no futebol de campo. Já o pivô ou atacante tem o objetivo de marcar gols. No futsal não há um limite para substituição de jogadores e elas podem ocorrer em qualquer momento do jogo.

De acordo com a leitura do texto, responda os itens abaixo:

a) Qual foi o nome da primeira Federação de futsal no Brasil?

b) Qual o nome do principal campeonato de futsal?

c) Qual o objetivo do futsal? Como uma equipe consegue vencer uma partida de futsal?

d) Qual a duração máxima de uma partida de futsal? Quantos tempos a partida possui? Qual a duração de cada tempo?

e) Quais os tipos de faltas que podem existir no futsal?

f) Qual o número de jogadores que cada time de futsal tem?

g) Qual a função do jogador "fixo"? Qual a função do jogador "pivô"?

BOA ATIVIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário