13 maio, 2020

9º ANO - Projeto Professores e Alunos Conectados do Dalva Pontes


9º ANO – ANOS FINAIS

OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.

LÍNGUA PORTUGUESA


Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa 1ª Semana

Habilidades:


Questões 01 e 02: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

Questões 03 e 04: (EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

Prática de Linguagem: Leitura

Questão 01: Você costuma ler ou assistir reportagens? Elas geralmente tratam de aspectos positivos ou negativos? Quais temas geralmente são tratados nas reportagens da TV nessa época de isolamento social?
Queremos que você relate a experiência de ler ou de assistir uma reportagem. Para isso, siga as instruções a seguir:

  • Leia uma reportagem escrita ou assista a uma reportagem na TV ou no Youtube.

  • Busque uma reportagem que trate de uma temática que lhe interessa.

  • Responda as questões do quadro a seguir no seu caderno. Não esqueça de anotar a data em que você realizou a atividade.

  1.   A reportagem que você leu/assistiu trata sobre o quê?
  2. A quem interessa o assunto nela apresentado?
  3. Em qual veículo de comunicação a reportagem foi produzida? Quando ela foi publicada?
  4. O conteúdo produzido foi interessante para você? Por quê?

 Que tal compartilhar a reportagem com seus amigos? Para isso, siga as seguintes instruções:
  • Faça um resumo da reportagem. Não esqueça de apontar os assuntos principais.

  • Envie o texto para seus amigos via WhatsApp e diga por que foi importante se informar e adquirir novos conhecimentos. Você pode também publicar o seu texto nas suas redes sociais e se posicionar sobre o conteúdo da reportagem.



Questão 02: Em tempos de coronavírus, somos bombardeados por informações negativas o tempo todo. Que tal ler um trecho de uma reportagem com histórias inspiradoras? Leia o texto a seguir e em seguida responda as perguntas.


Charreata de fraldas, serenata pelo muro e 'sorriso' na máscara: veja ações criativas e solidárias em tempos de coronavírus


G1 reúne iniciativas e histórias inspiradoras em meio aos impactos da pandemia.

'Charreata de fraldas'


O chá de fraldas do pequeno Lucas já estava programado pela mamãe Ana Paula, mas evento em Janaúna (MG) precisou ser cancelado por conta do período de isolamento social. No entanto, um grupo de amigos resolveu improvisar e fez uma surpresa para a gestante: eles criaram a ‘Charreata do baby Lucas’.

A entrada da casa de Ana Paula foi toda ornamentada, colocaram bolo, presentes e passaram de carro pela rua. "Ana Paula estava desanimada por não poder fazer o que planejou e achamos uma forma de ajudá-la. Foi muito emocionante", disse Paula, uma das amigas.

Driblando a saudade


Já os idosos de um asilo em Rio Verde (GO) ganharam de presente uma serenata feita por voluntários. Para que não houvesse contato, um palco improvisado foi montado do lado de fora da unidade. Os internos acompanharam a apresentação do lado de dentro, separados pelas grades do muro.

Proteção carinhosa



Em Campo Grande (MS), a ideia da enfermeira Gláucia Villany foi amenizar o medo de uma paciente em meio a tanta tensão - ela desenhou um sorriso na máscara que estava usando.


 "Ela começou a sorrir na hora e falou: 'nossa, que legal'. E eu respondi: 'eu não posso te abraçar, mas, posso fazer você sorrir'. E senti que ela ficou mais calma, principalmente, porque de máscara não tem como mostrar para a pessoa que a gente está sorrindo. E ela terminou dizendo: 'Você ganhou uma fã!'", ressaltou Gláucia.


Fonte: encurtador.com.br/tAG38 [texto adaptado]


  1. Sobre o que a reportagem trata?

  1. Por que as ações apresentadas foram consideradas ‘criativas’ e ‘solidárias’?

  1. Por qual motivo o chá de fraldas do menino Lucas foi chamado de “charreata”?

  1. Qual história relatada mais lhe chamou atenção? Por quê?

  1. Que tal também propor uma ação solidária? Descreva uma ação que você poderia desenvolver durante o momento que estamos vivendo. Ao final, apresente para seus familiares ou amigos a sua ideia.



Questão 03: Você acredita que os vírus atingem igualmente a todas as pessoas? Leia o texto a seguir para refletir sobre desigualdade social e o impacto do coronavírus. Em seguida, responda as questões no seu caderno.


O impacto do coronavírus e as muitas desigualdades

Jonathan Whittall (23 de Março de 2020)

A impotência sentida por muitos de nós hoje são todos os medos e preocupações sentidos por muitos na sociedade que foram excluídos, negligenciados ou mesmo alvo daqueles em posições de poder

Como você deve lavar as mãos regularmente se não tem água corrente ou sabão? Como você pode implementar o “distanciamento social” se você mora em uma favela ou em um campo de refugiados? Como você deve parar de cruzar fronteiras se está fugindo da guerra? Como as pessoas com condições de saúde pré-existentes tomarão precauções extras se já não puderem pagar ou acessar o tratamento de que precisam?

Todos são afetados pela pandemia da covid-19, mas o impacto pode ser sentido por alguns mais do que por outros.


À medida que a doença se espalha, a infecção continuará expondo as desigualdades existentes em nossos sistemas de saúde. Expõe a exclusão de certos grupos do acesso aos cuidados, seja por causa do status legal que possuem ou por outros fatores que os tornam alvo do Estado. Expõe o investimento insuficiente em saúde pública gratuita para todos, o que significa que o acesso a cuidados de qualidade será, para alguns, baseado no poder de compra e não na necessidade médica. Expõe o fracasso dos governos — não apenas os serviços de saúde — em planejar e fornecer serviços que atendam às necessidades de todos. Expõe as ameaças à vida causadas por deslocamentos populacionais forçados, violência, pobreza e guerra. (..)

Essa pandemia está expondo nossa vulnerabilidade coletiva. A impotência sentida por muitos de nós hoje, as rachaduras em nosso sentimento de segurança, as dúvidas sobre o futuro. Esses são todos os medos e preocupações sentidos por muitos na sociedade que foram excluídos, negligenciados ou mesmo alvo daqueles em posições de poder.

Espero que a covid-19 não apenas nos ensine a lavar as mãos, mas faça os governos entenderem que a assistência médica deve ser para todos.



  1. O impacto do coronavírus é sentido por todas as pessoas da mesma maneira? Por quê?

  1. Quais desigualdades são expostas pela disseminação do vírus? O que o autor espera que a sociedade aprenda além de lavar as mãos?


  1. Você concorda com a opinião do autor? Justifique sua resposta refletindo sobre a sua comunidade, sobre a sua cidade e sobre o nosso país e apresente exemplos.



  1. Liste cinco ações que os governantes deveriam desenvolver para diminuir a desigualdade social. Publique a sua reflexão nas redes sociais ou converse sobre ela com seus familiares.

Questão 04: Leia os textos a seguir e responda as questões.

 Texto 01



Texto 02



  1. Sobre que tratam os dois textos que você leu?

  1. Os dois textos apresentados foram produzidos com o mesmo propósito? Justifique.

  1. O texto 2 apresenta uma inversão de papeis. Qual reflexão o texto pode provocar?

  1. Por que o isolamento social pode promover benefícios para o meio ambiente?


  1. Cite três atitudes que o homem deve ter com a natureza e com os seus semelhantes após a pandemia.


 MATEMÁTICA


Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Matemática 1ª Semana
Habilidade: (EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.
Objeto do conhecimento: Porcentagens


Questão 01: A atual bancada feminina na Câmara dos Deputados (2019-2022) é composta por 77 mulheres – o que representa X% das 513 cadeiras. A bancada feminina anterior, representava 10% do Parlamento, com 51 deputadas. “Carmem Zanotto considera o crescimento da bancada importante, mas aquém do desejado. ‘Ainda é muito pequeno perto do que esperávamos’, avaliou.” (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/564035-BANCADA-FEMININA-NA-CAMARA- SOBE-DE-51-PARA-77-DEPUTADAS.html. Acesso: 12 abr. 19).

A partir dos dados no trecho acima, qual a porcentagem da atual bancada feminina na Câmara dos Deputados?




Questão 02: Leia o trecho abaixo em seguida responda as questões.

Em 2015, das 10,3 milhões de crianças brasileiras com menos de 4 anos, 25,6% estavam matriculadas em creche ou escola. Entretanto, 74,4% não frequentavam esse tipo de estabelecimento nem de manhã, nem à tarde.” (disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-03/apenas-25-das-criancas-com-menos-de-4-anos- frequentam-creche-ou-escola. Acesso 12 abr. 19).

  1. de acordo como os dados expressos no trecho acima, determine quantas crianças estavam matriculadas na creche em 2015.


  1. determine o número de crianças que não estavam matriculadas na creche em 2015.



Questão 03: (Unifo – CE, adaptada) Em certa eleição municipal foram obtidos os seguintes resultados:



  1. Qual a porcentagem do total de votos de “nulo ou em branco”?


  1. A partir dos dados expressos na tabela, determine o total de eleitores nessa eleição municipal.



  1. Determine o número de votos dos candidatos, A, B e C.


 LÍNGUA INGLESA

Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Inglesa 1ª Semana
Habilidade: (EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.

Objeto do Conhecimento: Verbos modais: should, must, have to, may e might.

MODAL VERBS – Review


Can: (presente):permission, ability, capacity, possibility

Could: (passado):ability, permission

Should: conselho, recomendação, expectativa, crítica

Must: obrigação, dedução


Questão 01: Circule o verbo modal correto para completar a frase, de acordo com o uso indicado entre parênteses:
  1. (Can/Must) I have a word with you? (permissão)

  1. (Can / Must) you drive well? (habilidade)

  1. Students (must / can) leave the room after the end of the test. (obrigação)

  1. (could must) go no . m in a hurry. (obrigação)

Questão 02: Na frase “The child must get out of his room.” Assinale o que o modal destacado indica?                                                                                                                     
  1. obrigação

  1. habilidade

  1. necessidade

  1. proibição

Questão 03: Assinale a alternativa que apresenta a forma negativa correta da seguinte frase: This film should be good. (Esse filme deve ser bom).
  1. This not film should be good.

  1. This film not should be good.

  1. This film should be not good.

  1. This film should not be good.


Questão 04: Na frase “He should go to the doctor.” Assinale o que o modal destacado indica?
  1. conselho

  1. habilidade

  1. necessidade


  1. proibição


 CIÊNCIAS


Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Ciências 1ª Semana
Habilidade: (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas informaçõescom base no modelo de constituição submicroscópica.

Objeto do Conhecimento: Aspectos quantitativos das transformações químicas. Estrutura da matéria. Radiações e suas aplicações na saúde.

Você já deve saber que a matéria pode se apresentar em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, não é mesmo? Vamos relembrar? A matéria pode ser definida de maneira bem simplificada como sendo tudo aquilo que tem massa e volume e ocupa um lugar no espaço. Portanto, a matéria é constituída de minúsculas partículas, que podem ser átomos, moléculas, íons e assim por diante. De modo que, simplificadamente, o que diferencia um estado físico de outro é a organização dessas partículas, se elas estão mais próximas umas às outras ou mais afastadas. Assim, quando uma substância recebe ou perde energia na forma de calor, ela muda de estado físico. Com isso, ela continua sendo a mesma substância, mas mudou somente a organização de suas partículas. Vamos detalhar cada uma das transformações. Fusão: acontece nesse processo a passagem do estado sólido para o líquido. Solidificação: processo inverso à fusão, ou seja, nele o líquido vai se transformar em sólido. Vaporização: é um processo mais complexo que os anteriores e se caracteriza pela passagem do líquido para o gasoso e pode ocorrer de três formas: evaporação, ebulição e calefação. Liquefação ou Condensação: passagem do gás ou vapor para o estado líquido. Sublimação: processo onde o sólido passa diretamente para a fase gasosa, por aquecimento; ou o oposto.


Questão 01: De acordo com as informações sobre transformações físicas da matéria, investigue situações do cotidiano em sua casa que represente cada uma das mudanças de estado físico da matéria em seu caderno:

    1. Vaporização:
    2. Solidificação:
    3. Fusão:
    4. Condençação:
    5. Sublimação:

Questão 02: O processo de transformação física da matéria acontece reoganizando as partículas que constitue essa matéria. De acordo com o texto, explique escrevendo em seu caderno como todo esse processo acontece.


OBSERVAÇÃO: Com o objetivo de desenvolver as Competências Específicas (sete e oito) de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Brasileira (BNCC) responda as questões a seguir.

Sabe de quem iremos falar agora?

É do mosquito aedes aegypti, rajado, geralmente escuro, com listras brancas no corpo. Ele pica principalmente durante o dia. O macho se alimenta de frutas. A fêmea se alimenta de sangue, pois é necessario para o amadurecimento dos ovos. A fêmea deposita seus ovos próximos à superfície da água, nas paredes dos recipientes, vasos, pneus, tanques, garrafas, tampinhas de garrafa, latas e etc. Quando os ovos entram em contato com a água, depois de um tempo, saem larvas que futuramente se transformarão no mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Por isso, todos nós devemos combater os criadouros do mosquito da dengue evitando deixar objetos acumulando água, principalmente em nossa casa. Aproveite esse tempo que você está em casa, sem ir para a escola e elimine todos os focos do mosquito da dengue. Escolha um dia da semana e separe pelo menos 10 minutos para vasculhar sua casa e eliminar todos os focos desse mosquito.


“VAMOS DAR UMA LIÇÃO NO MOSQUITO”


Questão 03: É muito importante combater os criadouros do mosquito da dengue. Mas para isso precisamos saber se você conhece quais objetos em sua casa o mosquito da dengue pode usar para depositar seus ovos. Escreva em seu caderno no mínimo seis objetos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue em sua casa, se você deixar água parada.



Questão 04: Agora que você sabe quais objetos em sua casa podem ser criadouros do mosquito. Escolha um dia da semana para verificar todos esses objetos e eliminar os possíveis focos do mosquito da dengue (aedes aegypti). Peça um adulto para lhe ajudar. Você já pode começar hoje mesmo.


Faça um relatório de no mínimo 10 linhas em seu caderno onde você vai responder as seguintes indagações:
  1. Qual dia da semana você irá combater os focos dos criadouros do mosquito da dengue em sua casa?
  2. Qual o adulto você vai chamar para lhe ajudar nessa missão?
  3. Escreva todos os objetos que você identificou que podem ser focos do mosquito da dengue dentro da sua casa e também quintal.
  4. Quais desses objetos você encontrou água parada?
  5. Algum possuía as larvas do mosquito da dengue? Quais?
  6. Se achar alguma larva do mosquito da dengue informe a um adulto para ele ajudar a eliminar esses focos.
  7. Explique com suas palavras qual a importância dessa ação para protejer você e sua família.


Veja algumas formas de eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.


  • Tampe os tonéis e caixa d’água.
  • Mantenha as calhas sempre limpas.
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
  • Pneus e qualquer objeto que estejam no quintal devem estar cobertos ou protegidos para evitar o acúmulo de água.
  • Mantenha lixeiras bem tampadas.
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
  • Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
  • Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.

 GEOGRAFIA


Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais

Componente Curricular: Geografia

1ª Semana – TEMA: O LUGAR ONDE VIVO

Habilidades:


(EF09GE02): Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE04): Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

EF09GE05: Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

Objetos do conhecimento: Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.


Questão 01: Quais foram as medidas adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate a Pandemia de COVID-19? E explique a partir de uma visão sobre a região em que vive, como tais medidas influenciaram no modo de vida das populações em outros locais do mundo?




Questão 02: Devido ao isolamento social aplicado em vários países, pessoas do mundo todo estão adotando novos hábitos, como por exemplo: atividades que antes se faziam de forma presencial podem ser feitas à distância; acreditasse que isso poderá mudar a cara das cidades como conhecemos hoje. Isso advém em contribuição do uso maior dos meios de comunicação e informação por meio da internet.
Qual outro fator além da telecomunicação, favoreceu o processo de globalização e que também contribuiu para a disseminação do corona vírus?


03: O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial.
Defina o processo mundial chamado de Globalização. E cite um fator positivo e um negativo desse processo.





Questão 04: A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
(MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)


Explique as manifestações culturais de origem africana, como a capoeira, comidas e religião, influenciam a população até os dias atuais.


 HISTÓRIA


Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais Componente Curricular: História 1ª Semana
Habilidade: ( EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
Objeto do conhecimento: Segmentar e problematizar a relação entre o individuo e o meio, por meio da oralidade, incentivando o seu diálogo entre pares.


Questão 01: O que é identidade pessoal?




Questão 02: Quais as características do lugar onde você mora?




Questão 03: Quais os aspectos que caracterizam sua identidade





Questão 04: Em sua opinião, você como cidadão pode ajudar a sua comunidade? Como?



 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA


Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Artes 1ª Semana

Habilidades:


(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
Objeto do conhecimento: Contextos e práticas

Questão 01: Pesquisar, com os familiares que o aluno tiver acesso, quais são suas preferências musicais do tempo de sua juventude.


Questão 02: Desenhar uma árvore genealógica com as preferências musicais obtidas na pesquisa com seus familiares.


Texto de apoio (link):

Vídeo de apoio (link):





 ENSINO RELIGIOSO


Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Ensino Religioso 1ª Semana
Habilidade: (EF09ER01) Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.
Objeto do Conhecimento: Imanência e transcendência.


QUESTÃO 01: Realize a produção de um texto falando sobre as características dos seres humanos destacando os valores de respeito e tolerância no convívio familiar.

QUESTÃO 02: Os valores religiosos têm como fundamento o amor, a fé e a esperança. Escolha um desses valores e diga qual significado dele na sua vida.


QUESTÃO 03: Diante de tudo que estamos passando atualmente com a pandemia do COVID-19 (Coronavírus) relate por escrito as mudanças ocorridas na sua família.



 EDUCAÇÃO FÍSICA


Ano/Etapa: 9º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Educação Física 1ª Semana
Habilidades: (EF89EF07); (EF89EF08)


ATIVOS NA QUARENTENA


Vamos conhecer um pouco algumas atividades de menor esforço físico

ALONGAMENTO - RELAXAMENTO


A atividade inicia-se com o aluno em pé fazendo movimento de elevar os braços acima da cabeça, mantendo na mesma posição durante 20 segundos, depois incline o corpo para o lado e depois do outro, mantendo os braços estendidos. Em seguida movimentar o pescoço direcionando o olhar para o alto mantendo na mesma posição durante 20 segundos e depois para baixo. Em seguida ficarão na ponta dos pés com os braços estendidos também por 20 segundos.

MEDITAÇÃO


Em seguida irá sentar-se no chão, cruzar as pernas, fechar os olhos, manter a postura correta da coluna e em seguida procurar respirar de modo lento, observando os movimentos de sua respiração. É importante que cada parte do corpo seja percebida: pés, pernas, joelhos, quadril, braços, mãos, cotovelos, pescoço.

AUTOMASSAGEM


Nessa atividade o aluno irá higienizar os pés e mãos e, em seguida irá se tocar com as mãos iniciando pelas pernas, braços, ombros. Durante essa prática, o aluno irá procurar perceber como está seu corpo, se há alguma região dolorida ou sensível, se sua pele esta macia ou áspera, se sente dor nos ossos e se os músculos estão tensos ou relaxados. Em seguida irá tocar de formas variadas explorando o corpo todo (batidas com a ponta dos dedos, movimentos circulares, e dar beliscões suaves).


Registro das atividades para enviar à escola


Questão 01: Escreva seu nome completo, turma e turno no início da folha (de caderno) de ofício ou almaço. Em seguida escreva um pequeno texto sobre o que você achou nas
práticas acima, procurando identificar as diferenças, relatar alguma experiência realizada dentro das práticas, alguém que pratica alguma delas e em que locais podem ser realizadas.


PESQUISA 1


Diante dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo, com a nossa vida, sobre o excesso de preocupação das pessoas com a imagem corporal, e o que as leva a praticarem vários procedimentos estéticos e até cirúrgicos apenas pela busca não apenas da beleza, mas para tirar os “defeitos” de sua imagem. E sobre a valorização de certos tipos de imagem (aparência física) pela sociedade no decorrer da história da humanidade. Sabendo disso, observe a figura a seguir, e em seguida construa sua autoimagem levando em consideração, não apenas a parte estética, mas sim tudo o que você pensa sobre você mesmo: suas qualidades, defeitos, opiniões, fazendo uma autoavaliação sobre você enquanto ser humano.

 PESQUISA 2

A ginástica é uma prática esportiva que se divide em dois tipos, as ginásticas competitivas e as não competitivas. As competitivas, que entram em competições como as Olimpíadas, além de trabalhar com a estrutura física, através de movimentos que exigem força, elasticidade e agilidade, também exercitam a mente dos praticantes, pois a sua prática requer concentração e raciocínio. As não competitivas têm como objetivo não as competições, mas a saúde, o bem-estar e também a beleza do corpo.

Visto isso, descreva os diversos tipos de ginástica, suas funções e cite exemplos de cada uma delas.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário