9º
ANO – ANOS FINAIS
OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Língua
Portuguesa 1ª
Semana
Habilidades:
Questões 01 e 02: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o
fato central, suas principais circunstâncias e eventuais
decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática
retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais
temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em
relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica,
ironia ou humor presente.
Questões 03 e 04: (EF89LP03) Analisar textos de opinião
(artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários,
posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e
posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa
frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
Prática
de Linguagem: Leitura
Questão 01: Você costuma ler ou assistir reportagens? Elas
geralmente tratam de aspectos positivos ou negativos? Quais temas
geralmente são tratados nas reportagens da TV nessa época de
isolamento social?
Queremos que você relate a experiência de ler ou de assistir uma
reportagem. Para isso, siga as instruções a seguir:
- Leia uma reportagem escrita ou assista a uma reportagem na TV ou no Youtube.
- Busque uma reportagem que trate de uma temática que lhe interessa.
- Responda as questões do quadro a seguir no seu caderno. Não esqueça de anotar a data em que você realizou a atividade.
- A reportagem que você leu/assistiu trata sobre o quê?
- A quem interessa o assunto nela apresentado?
- Em qual veículo de comunicação a reportagem foi produzida? Quando ela foi publicada?
- O conteúdo produzido foi interessante para você? Por quê?
Que tal compartilhar a reportagem com seus amigos? Para isso, siga as
seguintes instruções:
- Faça um resumo da reportagem. Não esqueça de apontar os assuntos principais.
- Envie o texto para seus amigos via WhatsApp e diga por que foi importante se informar e adquirir novos conhecimentos. Você pode também publicar o seu texto nas suas redes sociais e se posicionar sobre o conteúdo da reportagem.
Questão
02: Em tempos de
coronavírus, somos bombardeados por informações negativas o tempo
todo. Que tal ler um trecho de uma reportagem com histórias
inspiradoras? Leia o
texto a seguir e em
seguida responda as
perguntas.
Charreata de fraldas, serenata pelo muro e 'sorriso' na máscara: veja ações criativas e solidárias em tempos de coronavírus
G1
reúne iniciativas e histórias inspiradoras em meio aos impactos da
pandemia.
'Charreata de fraldas'
O chá de fraldas do pequeno Lucas já estava programado pela mamãe
Ana Paula, mas evento em Janaúna (MG) precisou ser cancelado por
conta do período de isolamento social. No entanto, um grupo de
amigos resolveu improvisar e fez uma surpresa para a gestante: eles
criaram a
‘Charreata do baby Lucas’.
A entrada da casa de Ana Paula foi toda ornamentada, colocaram bolo,
presentes e passaram de carro pela rua. "Ana Paula estava
desanimada por não poder fazer o que planejou e achamos uma forma de
ajudá-la. Foi muito emocionante", disse Paula, uma das amigas.
Driblando a saudade
Já os idosos de um asilo em Rio Verde (GO) ganharam de presente uma
serenata
feita
por voluntários. Para que não houvesse contato, um
palco improvisado foi montado do lado de fora da unidade. Os internos
acompanharam a apresentação do lado de dentro, separados pelas
grades do muro.
Proteção carinhosa
Em Campo Grande (MS), a ideia da enfermeira Gláucia Villany foi
amenizar o medo de
uma paciente em meio a tanta tensão
- ela desenhou um sorriso na máscara que estava usando.
"Ela começou a sorrir na hora e falou: 'nossa, que legal'. E eu
respondi: 'eu não posso te abraçar, mas, posso fazer você sorrir'.
E senti que ela ficou mais calma, principalmente, porque de máscara
não tem como mostrar para a pessoa que a gente está sorrindo. E ela
terminou dizendo: 'Você ganhou uma fã!'", ressaltou
Gláucia.
Fonte:
encurtador.com.br/tAG38
[texto adaptado]
- Sobre o que a reportagem trata?
- Por que as ações apresentadas foram consideradas ‘criativas’ e ‘solidárias’?
- Por qual motivo o chá de fraldas do menino Lucas foi chamado de “charreata”?
- Qual história relatada mais lhe chamou atenção? Por quê?
- Que tal também propor uma ação solidária? Descreva uma ação que você poderia desenvolver durante o momento que estamos vivendo. Ao final, apresente para seus familiares ou amigos a sua ideia.
Questão
03: Você acredita
que os vírus atingem igualmente a todas as pessoas? Leia
o texto a seguir
para refletir sobre desigualdade social e o impacto do coronavírus.
Em seguida, responda
as questões no seu
caderno.
O
impacto do coronavírus e as muitas desigualdades
Jonathan Whittall (23 de Março de 2020)
A
impotência sentida por muitos de nós hoje são todos os medos e
preocupações sentidos por muitos na sociedade que foram excluídos,
negligenciados ou mesmo alvo daqueles em posições de poder
Como você deve lavar as mãos regularmente se não tem água
corrente ou sabão? Como você pode implementar o “distanciamento
social” se você mora em uma favela ou em um campo de refugiados?
Como você deve parar de cruzar fronteiras se está fugindo da
guerra? Como as pessoas com condições de saúde pré-existentes
tomarão precauções extras se já não puderem pagar ou acessar o
tratamento de que precisam?
Todos são afetados pela pandemia da covid-19, mas o impacto pode ser
sentido por alguns mais do que por outros.
À medida que a doença se espalha, a infecção continuará expondo
as desigualdades existentes em nossos sistemas de saúde. Expõe a
exclusão de certos grupos do
acesso aos cuidados, seja por causa do status legal que possuem ou por
outros fatores que os tornam alvo do Estado. Expõe o investimento
insuficiente em saúde pública gratuita para todos, o que significa
que o acesso a cuidados de qualidade será, para alguns, baseado no
poder de compra e não na necessidade médica. Expõe o fracasso dos
governos — não apenas os serviços de saúde — em planejar e
fornecer serviços que atendam às necessidades de todos. Expõe as
ameaças à vida causadas por deslocamentos populacionais forçados,
violência, pobreza e guerra. (..)
Essa pandemia está expondo nossa vulnerabilidade coletiva. A
impotência sentida por muitos de nós hoje, as rachaduras em nosso
sentimento de segurança, as dúvidas sobre o futuro. Esses são
todos os medos e preocupações sentidos por muitos na sociedade que
foram excluídos, negligenciados ou mesmo alvo daqueles em posições
de poder.
Espero que a covid-19 não apenas nos ensine a lavar as mãos, mas
faça os governos entenderem que a assistência médica deve ser para
todos.
Fonte:
https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2020/O-impacto-do-coronav%C3%ADrus-e-as-muitas-desigualdades
- O impacto do coronavírus é sentido por todas as pessoas da mesma maneira? Por quê?
- Quais desigualdades são expostas pela disseminação do vírus? O que o autor espera que a sociedade aprenda além de lavar as mãos?
- Você concorda com a opinião do autor? Justifique sua resposta refletindo sobre a sua comunidade, sobre a sua cidade e sobre o nosso país e apresente exemplos.
- Liste cinco ações que os governantes deveriam desenvolver para diminuir a desigualdade social. Publique a sua reflexão nas redes sociais ou converse sobre ela com seus familiares.
Questão
04: Leia os textos
a seguir e responda as questões.
Texto 01
Texto
02
- Sobre que tratam os dois textos que você leu?
- Os dois textos apresentados foram produzidos com o mesmo propósito? Justifique.
- O texto 2 apresenta uma inversão de papeis. Qual reflexão o texto pode provocar?
- Por que o isolamento social pode promover benefícios para o meio ambiente?
- Cite três atitudes que o homem deve ter com a natureza e com os seus semelhantes após a pandemia.
MATEMÁTICA
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Matemática
1ª Semana
Habilidade: (EF08MA04) Resolver e elaborar problemas,
envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias
digitais.
Objeto
do conhecimento: Porcentagens
Questão
01: A atual bancada
feminina na Câmara dos Deputados (2019-2022) é composta por 77
mulheres – o que representa X% das 513 cadeiras. A bancada feminina
anterior, representava 10% do Parlamento, com 51 deputadas. “Carmem
Zanotto considera o crescimento da bancada importante, mas aquém do
desejado. ‘Ainda é muito pequeno perto do que esperávamos’,
avaliou.” (Disponível em:
https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/564035-BANCADA-FEMININA-NA-CAMARA-
SOBE-DE-51-PARA-77-DEPUTADAS.html. Acesso: 12 abr. 19).
A partir dos dados no trecho acima, qual a porcentagem da atual
bancada feminina na
Câmara dos Deputados?
Questão
02: Leia o trecho abaixo em seguida responda as questões.
“Em
2015, das 10,3 milhões de crianças brasileiras com menos de 4 anos,
25,6% estavam matriculadas em creche ou escola. Entretanto, 74,4% não
frequentavam esse
tipo de estabelecimento nem de manhã, nem à tarde.” (disponível em:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-03/apenas-25-das-criancas-com-menos-de-4-anos-
frequentam-creche-ou-escola. Acesso 12 abr.
19).
- de acordo como os dados expressos no trecho acima, determine quantas crianças estavam matriculadas na creche em 2015.
- determine o número de crianças que não estavam matriculadas na creche em 2015.
Questão 03: (Unifo – CE, adaptada) Em certa eleição
municipal foram obtidos os seguintes resultados:
- Qual a porcentagem do total de votos de “nulo ou em branco”?
- A partir dos dados expressos na tabela, determine o total de eleitores nessa eleição municipal.
- Determine o número de votos dos candidatos, A, B e C.
LÍNGUA INGLESA
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Língua
Inglesa 1ª Semana
Habilidade: (EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os
verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação,
necessidade ou obrigação e probabilidade.
Objeto
do Conhecimento: Verbos
modais: should, must, have to, may e might.
MODAL VERBS – Review
Can:
(presente):permission, ability, capacity, possibility
Could:
(passado):ability, permission
Should:
conselho, recomendação, expectativa, crítica
Must:
obrigação,
dedução
Questão 01: Circule o verbo modal correto para completar a
frase, de acordo com o uso indicado entre
parênteses:
- (Can/Must) I have a word with you? (permissão)
- (Can / Must) you drive well? (habilidade)
- Students (must / can) leave the room after the end of the test. (obrigação)
- (could must) go no . m in a hurry. (obrigação)
Questão 02: Na frase “The child must get out of his room.”
Assinale o que o modal destacado indica?
- obrigação
- habilidade
- necessidade
- proibição
Questão 03: Assinale a alternativa que apresenta a forma
negativa correta da seguinte frase: This film should be good. (Esse
filme deve ser bom).
- This not film should be good.
- This film not should be good.
- This film should be not good.
- This film should not be good.
Questão 04: Na frase “He should go to the doctor.”
Assinale o que o modal destacado indica?
- conselho
- habilidade
- necessidade
- proibição
CIÊNCIAS
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Ciências
1ª Semana
Habilidade: (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado
físico da matéria e explicar essas informaçõescom base no
modelo de constituição submicroscópica.
Objeto do Conhecimento: Aspectos quantitativos das
transformações químicas. Estrutura da matéria. Radiações e suas
aplicações na saúde.
Você já deve saber que a matéria pode se apresentar em três
estados físicos: sólido, líquido e gasoso, não é mesmo? Vamos
relembrar? A matéria pode ser definida de maneira bem simplificada
como sendo tudo aquilo que tem massa e volume e ocupa um lugar no
espaço. Portanto, a matéria é constituída de minúsculas
partículas, que podem ser átomos, moléculas, íons e assim por
diante. De modo que, simplificadamente, o que diferencia um estado
físico de outro é a organização dessas partículas, se elas estão
mais próximas umas às outras ou mais afastadas. Assim, quando uma
substância recebe ou perde energia na forma de calor, ela muda de
estado físico. Com isso, ela continua sendo a mesma substância, mas
mudou somente a organização de suas partículas. Vamos detalhar
cada uma das transformações. Fusão: acontece nesse processo a
passagem do estado sólido para o líquido. Solidificação: processo
inverso à fusão, ou seja, nele o líquido vai se transformar em
sólido. Vaporização: é um processo mais complexo que os
anteriores e se caracteriza pela passagem do líquido para o gasoso e
pode ocorrer de três formas: evaporação, ebulição e calefação.
Liquefação ou Condensação: passagem do gás ou vapor para o
estado líquido. Sublimação: processo onde o sólido passa
diretamente para a fase gasosa, por aquecimento; ou o
oposto.
Questão 01: De acordo com as informações sobre
transformações físicas da matéria, investigue situações do
cotidiano em sua casa que represente cada uma das mudanças de estado
físico da matéria em seu caderno:
- Vaporização:
- Solidificação:
- Fusão:
- Condençação:
- Sublimação:
Questão 02: O processo de transformação física da matéria
acontece reoganizando as partículas que constitue essa matéria. De
acordo com o texto, explique escrevendo em seu caderno como todo esse
processo acontece.
OBSERVAÇÃO:
Com o objetivo de
desenvolver as Competências
Específicas (sete
e oito) de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Brasileira
(BNCC) responda as questões a seguir.
Sabe de quem iremos falar agora?
É do mosquito aedes aegypti, rajado, geralmente escuro, com listras
brancas no corpo. Ele pica principalmente durante o dia. O macho se
alimenta de frutas. A fêmea se alimenta de sangue, pois é
necessario para o amadurecimento dos ovos. A fêmea deposita seus
ovos próximos à superfície da água, nas paredes dos recipientes,
vasos, pneus, tanques, garrafas, tampinhas de garrafa, latas e etc.
Quando os ovos entram em contato com a água, depois de um tempo,
saem larvas que futuramente se transformarão no mosquito causador da
dengue, zika e chikungunya. Por isso, todos nós devemos combater os
criadouros do mosquito da dengue evitando deixar objetos acumulando
água, principalmente em nossa casa. Aproveite esse tempo que você
está em casa, sem ir para a escola e elimine todos os focos do
mosquito da dengue. Escolha um dia da semana e separe pelo menos 10
minutos para vasculhar sua casa e eliminar todos os focos desse
mosquito.
“VAMOS DAR UMA LIÇÃO NO MOSQUITO”
Questão 03: É muito importante combater os criadouros do
mosquito da dengue. Mas para isso precisamos saber se você conhece
quais objetos em sua casa o mosquito da dengue pode usar para
depositar seus ovos. Escreva em seu caderno no mínimo seis objetos
que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue em sua casa, se
você deixar água parada.
Questão 04: Agora que você sabe quais objetos em sua casa
podem ser criadouros do mosquito. Escolha um dia da semana para
verificar todos esses objetos e eliminar os possíveis focos do
mosquito da dengue (aedes aegypti). Peça um adulto para lhe ajudar.
Você já pode começar hoje mesmo.
Faça um relatório de no mínimo 10 linhas em seu caderno onde você
vai responder as seguintes indagações:
- Qual dia da semana você irá combater os focos dos criadouros do mosquito da dengue em sua casa?
- Qual o adulto você vai chamar para lhe ajudar nessa missão?
- Escreva todos os objetos que você identificou que podem ser focos do mosquito da dengue dentro da sua casa e também quintal.
- Quais desses objetos você encontrou água parada?
- Algum possuía as larvas do mosquito da dengue? Quais?
- Se achar alguma larva do mosquito da dengue informe a um adulto para ele ajudar a eliminar esses focos.
- Explique com suas palavras qual a importância dessa ação para protejer você e sua família.
Veja algumas formas de eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.
- Tampe os tonéis e caixa d’água.
- Mantenha as calhas sempre limpas.
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
- Pneus e qualquer objeto que estejam no quintal devem estar cobertos ou protegidos para evitar o acúmulo de água.
- Mantenha lixeiras bem tampadas.
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
- Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
- Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.
GEOGRAFIA
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais
Componente
Curricular: Geografia
1ª
Semana – TEMA: O
LUGAR ONDE VIVO
Habilidades:
(EF09GE02): Analisar a atuação das corporações internacionais e
das organizações econômicas mundiais na vida da população em
relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
(EF09GE04): Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de
diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades
e interculturalidades regionais.
EF09GE05: Analisar fatos e situações para compreender a integração
mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes
interpretações: globalização e mundialização.
Objetos
do conhecimento: Integração
mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
Questão 01: Quais foram as medidas adotadas pela Organização
Mundial de Saúde (OMS) para o combate a Pandemia de COVID-19? E
explique a partir de uma visão sobre a região em que vive, como
tais medidas influenciaram no modo de vida das populações em outros
locais do mundo?
Questão 02: Devido ao isolamento social aplicado em vários
países, pessoas do mundo todo estão adotando novos hábitos, como
por exemplo: atividades que antes se faziam de forma presencial podem
ser feitas à distância; acreditasse que isso poderá mudar a cara
das cidades como conhecemos hoje. Isso advém em contribuição do
uso maior dos meios de comunicação e informação por meio da
internet.
Qual outro fator além da telecomunicação, favoreceu o processo de
globalização e que também contribuiu para a disseminação do
corona vírus?
03: O processo de globalização tem, na atualidade,
provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira
e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações,
em escala mundial.
Defina o processo mundial chamado de Globalização. E cite um fator
positivo e um negativo desse processo.
Questão 04: A recuperação
da
herança
cultural africana deve
levar
em
conta
o que
é próprio
do
processo
cultural:
seu
movimento,
pluralidade e complexidade.
Não
se
trata,
portanto, do
resgate
ingênuo
do
passado
nem
do
seu
cultivo
nostálgico,
mas
de
procurar
perceber
o
próprio
rosto
cultural
brasileiro.
O
que
se
quer
é
captar
seu
movimento
para
melhor
compreendê-lo
historicamente.
(MINAS
GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo
Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)
Explique
as
manifestações
culturais de
origem
africana,
como
a capoeira,
comidas
e religião,
influenciam a população
até
os
dias
atuais.
HISTÓRIA
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: História
1ª Semana
Habilidade: ( EF09HI01) Descrever e contextualizar os
principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da
emergência da República no Brasil.
Objeto do conhecimento: Segmentar e problematizar a relação
entre o individuo e o meio, por meio da oralidade, incentivando o seu
diálogo entre pares.
Questão
01: O que é
identidade pessoal?
Questão 02: Quais as características do lugar onde você
mora?
Questão 03: Quais os aspectos que caracterizam sua identidade
Questão
04: Em sua opinião, você como cidadão pode ajudar a sua
comunidade? Como?
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Artes
1ª Semana
Habilidades:
(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical,
usos e funções da música em seus contextos de produção e
circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética.
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais,
contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a
capacidade de apreciação da estética musical.
Objeto
do conhecimento: Contextos
e práticas
Questão 01: Pesquisar, com os familiares que o aluno tiver
acesso, quais são suas preferências musicais do tempo de sua
juventude.
Questão
02: Desenhar uma árvore genealógica com as preferências
musicais obtidas na pesquisa com seus familiares.
Texto de
apoio (link):
Vídeo de apoio (link):
ENSINO RELIGIOSO
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Ensino
Religioso 1ª Semana
Habilidade: (EF09ER01) Analisar princípios e orientações
para o cuidado da vida nas diversas tradições religiosas e
filosofias de vida.
Objeto
do Conhecimento: Imanência
e transcendência.
QUESTÃO 01: Realize a produção de um texto falando sobre as
características dos seres humanos destacando os valores de respeito
e tolerância no convívio familiar.
QUESTÃO 02: Os valores religiosos têm como fundamento o
amor, a fé e a esperança. Escolha um desses valores e diga qual
significado dele na sua vida.
QUESTÃO 03: Diante de tudo que estamos passando atualmente
com a pandemia do COVID-19 (Coronavírus) relate por escrito as
mudanças ocorridas na sua família.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ano/Etapa:
9º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Educação
Física 1ª Semana
Habilidades:
(EF89EF07);
(EF89EF08)
ATIVOS NA QUARENTENA
Vamos conhecer um pouco algumas atividades de menor esforço físico
ALONGAMENTO - RELAXAMENTO
A atividade inicia-se com o aluno em pé fazendo movimento de elevar
os braços acima da cabeça, mantendo na mesma posição durante 20
segundos, depois incline o corpo para o lado e depois do outro,
mantendo os braços estendidos. Em seguida movimentar o pescoço
direcionando o olhar para o alto mantendo na mesma posição durante
20 segundos e depois para baixo. Em seguida ficarão na ponta dos pés
com os braços estendidos também por 20 segundos.
MEDITAÇÃO
Em seguida irá sentar-se no chão, cruzar as pernas, fechar os
olhos, manter a postura correta da coluna e em seguida procurar
respirar de modo lento, observando os movimentos de sua respiração.
É importante que cada parte do corpo seja percebida: pés, pernas,
joelhos, quadril, braços, mãos, cotovelos,
pescoço.
AUTOMASSAGEM
Nessa atividade o aluno irá higienizar os pés e mãos e, em seguida
irá se tocar com as mãos iniciando pelas pernas, braços, ombros.
Durante essa prática, o aluno irá procurar perceber como está seu
corpo, se há alguma região dolorida ou sensível, se sua pele esta
macia ou áspera, se sente dor nos ossos e se os músculos estão
tensos ou relaxados. Em seguida irá tocar de formas variadas
explorando o corpo todo (batidas com a ponta dos dedos, movimentos
circulares, e dar beliscões
suaves).
Registro das atividades para enviar à escola
Questão 01: Escreva seu nome completo, turma e turno no
início da folha (de caderno) de
ofício ou
almaço. Em
seguida escreva
um pequeno
texto sobre
o que
você achou
nas
práticas acima, procurando identificar as diferenças, relatar
alguma experiência já realizada
dentro das práticas, alguém que pratica alguma delas e em que
locais podem ser realizadas.
PESQUISA 1
Diante dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo, com a nossa
vida, sobre o excesso de preocupação das pessoas com a imagem
corporal, e o que as leva a praticarem vários procedimentos
estéticos e até cirúrgicos apenas pela busca não apenas da
beleza, mas para tirar os “defeitos” de sua imagem. E sobre a
valorização de certos tipos de imagem (aparência física) pela
sociedade no decorrer da história
da humanidade. Sabendo disso, observe a figura a seguir, e em seguida
construa sua autoimagem levando em consideração, não apenas a
parte estética, mas sim tudo o que você pensa sobre você mesmo:
suas qualidades, defeitos, opiniões, fazendo uma autoavaliação
sobre você enquanto ser humano.
PESQUISA 2
A ginástica é uma prática esportiva que se divide em dois tipos,
as ginásticas competitivas e as não competitivas. As competitivas,
que entram em competições como as Olimpíadas, além de trabalhar
com a estrutura física, através de movimentos que exigem força,
elasticidade e agilidade, também exercitam a mente dos praticantes,
pois a sua prática requer concentração e raciocínio. As não
competitivas têm como objetivo não as competições, mas a saúde,
o bem-estar e também a beleza do corpo.
Visto isso, descreva os diversos tipos de ginástica, suas funções
e cite exemplos de cada uma delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário