27 maio, 2020

RELIGIÃO - PROF: MANOEL GOMES - 7º ANO C

7º C – RELIGIÃO

Objetivo do conhecimento:

MINHA BANDEIRA PESSOAL

Faça um desenho de uma bandeira, no caderno, e divida-a em 6 partes Lembre-se que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país. Nesta atividade cada um vai construir sua própria bandeira a partir das seis perguntas:

1-Qual o seu maior sucesso individual?

2- O que gostaria de mudar em você?

3- Qual a pessoa que você mais admira?

4- Em que atividade você se considera muito bom?

5- O que mais valoriza na vida?

6- Qual a sua maior dificuldade?

As respostas podem ser por intermédio de um desenho ou de um símbolo na área adequada. Os que não quiserem desenhar poderão escrever, não esqueça de colocar o número correspondente a pergunta.

Pintar e enfeitar como quiser a sua bandeira.

Compartilhar a bandeira com a turma.

Os alunos comentam o que mais chamou a atenção de cada um em sua própria bandeira e na dos companheiros. Contar o que descobriu sobre si mesmo e sobre o grupo.

Texto 1: Direitos e Deveres

Todos nós sabemos que temos direitos. Muitos de nós, no entanto, nos esquecemos de que os direitos são irmãos siameses dos deveres, assim, gozar dos direitos nos obriga a respeitar e cumprir os deveres.
Ter direitos e poder usufruir deles faz parte de uma das lutas mais duradouras da humanidade.
Ser livre, falar o que se sente e pensa, ter uma casa, constituir família, ir e vir, alimentar-se bem, estudar em boas escolas, ser cuidado em caso de doença, votar são os nossos direitos sociais, civis e políticos. Há também os chamados direitos "difusos", que são dirigidos à sociedade como um todo: direito à paz, a viver em um ambiente saudável e equilibrado, a usar os bens públicos comuns. No entanto, mesmo estando registrados em leis - é até na Constituição - nem sempre é fácil fazer valer esses direitos. Observar e reclamar nossos direitos é mais fácil que cumprir os deveres.
Os verbos que usamos nesses casos - gozar os direitos e cumprir os deveres - passam uma falsa noção de que é gostoso ter e usufruir os direitos, mas que é penoso cumprir os deveres, pois eles soam apenas como obrigação. Mas os deveres também podem - e devem - ser cumpridos com o mesmo prazer que o gozo dos direitos proporciona.
Por exemplo, um professor que cumpre o seu dever de dar uma boa aula deve sentir prazer nisso, pois está respeitando o direito que o aluno tem a frequentar uma boa escola. Um aluno responsável e cumpridor dos deveres escolares, por sua vez, proporciona prazer ao seu mestre, que se sente realizado em constatar o fruto de seu trabalho. Assim, uma boa escola é dever e direito de todos que nela estudam ou trabalham.

ATIVIDADES:

Faça uma relação de seus direitos e deveres considerando:
 a) a escola
 b) a sala de aula
 c) o Brasil

Para refletir:
Tenha bom humor e tome atitudes positivas e saudáveis, levando coisas boas e felizes também para seu próximo. Bons estudos. Prof. Gomes!




E-mails para respostas das atividades
Mandem suas respostas para estes endereços

6° ano
escoladalvapontes6@gmail.com

7° ano
escoladalvapontes7@gmail.com

8° ano
escoladalvapontes8@gmail.com

9° ano
escoladalvapontes9@gmail.com

Eja
dalvaponteseja@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário