MATEMÁTICA – 4ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º
Ano/ Anos Finais COMPONENTE
CURRICULAR:
Matemática UNIDADES
TEMÁTICAS: Números
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- Múltiplos e divisores de um número natural;
- Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples.
HABILIDADES:
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais,
envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir
máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de
estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
(EF07MA02)
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que
lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias
pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação
financeira, entre outros.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Múltiplos e divisores de um número natural:
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS:
01. Pedro deseja dividir seus 240 livros em pacotes de:
a)
2 em 2. Quantos pacotes seriam?
RESOLUÇÃO:
Como
o 240 divide o número 2, então:
240
: 2 = 120 pacotes
b)
9 em 9. Quantos pacotes seriam?
RESOLUÇÃO:
240
: 9 = 26,6 (não dá exato, pois
o 240 não pode ser divido por 9)
conclusão:
Pedro não conseguirá guardar em pacotes.
02. O
professor de Joaquim fez algumas perguntas e o aluno respondeu com
(v) para verdadeiro e (f) para as falsas. Quantos itens Joaquim
acertou?
a)
O 33 é múltiplo de 11 (V)
b)
O 48 é múltiplo de 12 (V)
c)
O 60 é múltiplo de 15 (V)
RESPOSTA:
a)
Joaquim acertou pois os M(11) = {0;11;22;33;44;55;66;77;88;99;…….}
b)
Joaquim acertou pois os M(12) = {0;12;24;36;48;60;72;84;96;………..}
c)
Joaquim acertou pois os M(15) = {0;15;30;45;60;75;90;105;120;……..}
03. Em
uma árvore de natal seus pisca pisca acendem sobe uma determinada
sequencia. Sabendo que o primeiro acende de 10 em 10 segundos, o
segundo acende de 20 em 20 segundos e o terceiro acendem de 30 em 30
segundos. Sabendo que nesse exato momento os 3 acenderam, daqui a
quanto tempo os 3 acenderam simultaneamente?
RESPOSTA:
Esse
tipo de questão é sobre MMC ou MDC. Para sabermos qual fator
utilizar devemos nos atentar para palavras “mágicas” no texto.
Na questão ele fala a respeito da palavra “simultaneamente” então sabemos que se trata de MMC.
MMC
(10;20;30) = (2 x 2 x 3 x 5 x 1) = 60.
10;20;30|
2
5
;10;15| 2
5;
5; 15| 3
5
; 5 ; 5 | 5
1
; 1 ; 1 | 1
Conclusão: A cada 60 segundos ou 1 minuto as 3 luzes se acendem.
04. Fernanda
tem bolas
coloridas para dividir em caixas. Sabendo que ela tem 30 bolas
amarelas, 40 bolas azuis e 50 bolas verdes. Ela quer colocar essas
bolas em caixas, na qual em cada caixa fiquem a maior quantidade
possível de bolas de uma mesma cor. Quantas caixas serão
necessárias para guardar todas as bolas?
RESPOSTA:
Esse
tipo de questão é sobre MMC ou MDC. Para sabermos qual fator
utilizar devemos nos atentar para palavras “mágicas” no texto.
Na questão ele fala a respeito da palavra “maior
quantidade possível”
então sabemos que se trata de MDC.
MDC
(30;40;50) = (2 x 5) = 10.
30;40;60
| 2 ( Esse número entra para o cálculo pois ele divide tanto o 30,
40 e o 50)
15;20;30
| 2
15;10;15
| 2
15;
5;15 | 3
5
; 5 ; 5 | 5 (Esse número entra para o calculo pois divide todos os
números)
1
; 1 ; 1 | 1
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
a)
Encontre os divisores de 50
D
(50) =
b)
Qual seria a maneira da troca desses
R$ 50,00. Como você faria essa distribuição.
03. Rogério
e Marcos estão correndo em uma praça circular. Sabendo que Rogério
dá uma volta em 36 minutos e Marcos dá uma volta em 48 minutos.
Sabendo que eles saíram simultaneamente,
ou seja
juntos, daqui a quanto tempo eles se encontrarão no ponto de
partida? Essa
questão é de MMC ou de MDC?
04. Beatriz
tem 3 pedaços de madeira, sendo o primeiro de 32 centímetros, o
segundo de
54
centímetros e o ultimo de 80 centímetros. Sabendo que Beatriz quer
cortar os pedaços da madeira no maior tamanho possível. Encontre
esse tamanho e a quantidade de pedaços que ela irá ter. Essa
questão é de MMC ou MDC?
Cálculo
de percentagens
e de acréscimos e decréscimos
simples:
OBS:
A TEORIA E OS VÍDEOS SE ENCONTRAM NAS AULAS DA SEGUNDA E TERCEIRA
SEMANA.
BONS
ESTUDOS!
EXERCÍCIOS
PROPOSTOS:
01.
Daniel
sempre sonhou em ter um carro de brinquedo. Ao chegar na loja o
vendedor afirmou que toda a loja estava com 30% de desconto. Sabendo
que o carro custava R$ 32,00 reais. Quanto Daniel pagou com o
desconto?
02.
Fernanda
abasteceu seu carro com gasolina comum e deu R$ 180,00 reais. No mês
seguinte ela abasteceu com gasolina aditivada e percebeu que deu
exatamente o mesmo valor do mês anterior com um acréscimo de 20%.
Quanto ela pagou?
03.
Rubens
usando uma calculadora encontrou alguns resultados sobre a
porcentagem
de alguns números.
Verifique
se o aluno acertou ou errou.
a)
10% de 100 = 10
b)
30% de 250 = 75
c)
50% de 300 = 150
d)
70% de 480 = 336
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