12 maio, 2020

6º ANO - Projeto Professores e Alunos Conectados do Dalva Pontes

6º ANO – ANOS FINAIS

OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO

LÍNGUA PORTUGUESA


Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa 1ª Semana

Habilidade: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Habilidade: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Objeto do conhecimento: Leitura

Atividade:

Questão 01: Você lerá uma lenda africana. O texto está dividido em três partes. Leia o trecho a seguir e, em seguida, responda as questões no seu caderno. 

A lenda dos tambores africanos (Parte 1)


A origem dessa lenda vem das terras de Guiné Bissau e explica como surgiram os tambores, instrumentos tão importantes na cultura de toda a África.
Conta-se que os macaquinhos de nariz branco da região quiseram um dia trazer a Lua para perto da Terra.
Eles não tinham ideia de como executar tal feito. Até que o macaco menor sugeriu que uns subissem nos ombros dos outros a fim de alcançar a Lua.
O grupo de macacos colocou o plano em ação e o macaquinho menor foi o último a subir, conseguindo chegar no céu e agarrando-se à Lua.
Mas antes que conseguissem puxar o satélite, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram, Mas antes que conseguissem puxar o satélite, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram, menos o macaquinho, que continuou agarrado à Lua.

  1. A lenda foi criada para explicar o quê?
  1. Por que os macacos queriam alcançar a lua?
  1. O que eles fizeram para alcançar a lua?
  1. O plano inicial dos macacos deu certo? Por quê?
  1. Na sua opinião, o que acontecerá com o macaquinho menor?

Questão 02: Será que o que você imaginou vai acontecer na continuação da lenda. Leia o texto e responda as questões no seu caderno.

A lenda dos tambores africanos (Parte 2)


Uma amizade então cresceu e a Lua presenteou o pequeno animal com um maravilhoso tambor branco, que ele logo aprendeu a tocar.
O macaquinho ficou por muito tempo morando na Lua, mas um dia começou a sentir saudades da Terra, de seus amigos e da natureza. Ele então pediu à sua amiga que o ajudasse a retornar para sua casa.
A Lua ficou chateada e respondeu:
  • Mas por que você quer voltar? Não está feliz aqui com o tamborzinho que eu te dei?
O macaco lhe explicou que gostava muito, mas que tinha saudades. A Lua ficou com pena, prometeu ajudá-lo e lhe disse:
  • Não toque o tambor enquanto não estiver em terra firme. Toque apenas quando chegar lá embaixo, assim saberei que chegou e poderei cortar a corda. Então você estará liberto.
O macaco concordou. Ele sentou em seu tambor e foi amarrado a uma corda, que começou o processo de descida.
Enquanto descia, o macaquinho olhava seu tambor e surgiu uma vontade irresistível de tocá-lo. Ele começou a tocar bem baixinho, para que a Lua não ouvisse.

  1. A história continuou como você imaginou? Explique.

  1. Por qual motivo o macaquinho não quis continuar morando na Lua?

  1. De que maneira a Lua tentou agradá-lo?

  1. Qual a maneira que a Lua encontrou para leva-lo de volta à terra?

  1. Qual recomendação a Lua deu ao macaco para que ele descesse em segurança?

  1. Como você acredita que será o desfecho da história?


Questão 03: Agora você lerá o desfecho da história. Em seguida, responda as questões no seu caderno.

A lenda dos tambores africanos (Parte 3)

Mas, mesmo assim, a Lua escutou e cortou a corda conforme o combinado. O macaco começou a cair e ao chegar ao chão, não resistiu e morreu. Mas antes, uma menina que passeava por perto viu a queda. Ela foi até o macaco e ele disse:
— Isso é um tambor. Por favor, entregue ao povo de seu país.
A menina pegou o instrumento e correu para entregar às pessoas de sua família, contando o que havia acontecido.
Todos adoraram o tambor e começaram a tocá-lo. Desde então, o povo africano produz seus próprios tambores e sempre que possível toca e dança ao som deles.
                                                              Fonte: https://www.todamateria.com.br/lendas-africanas/

  1. A história teve o desfecho como você imaginava? Explique.
  1. A história contada é uma lenda, um tipo de texto que mistura fatos reais com fatos irreais. A partir do texto que você leu, responda:

  • O que a lenda tem de real?
  • O que a lenda tem de irreal ou fantasioso?
      
      c. Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o tambor?


  1. As lendas são contadas oralmente através dos tempos. Isso significa que são textos geralmente antigos e passados de geração em geração. Nisso, elas se modificam com o tempo. O que você mudaria na história narrada? Use sua criatividade e recrie o final da lenda.

Questão 04: Nas atividades anteriores, você leu uma lenda africana que explica a criação dos tambores da África, um instrumento muito utilizado naquela cultura. Agora você lerá uma lenda indígena brasileira.


Leia o texto com atenção e, em seguida, responda as perguntas no seu caderno.


Vitória-régia

Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixonou-se por ela.
Segundo contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu. Naiá, ao ouvir essa lenda, sempre sonhava em um dia virar estrela ao lado de Jaci.
Assim, todos as noites, Naiá saia de casa para contemplar a lua, aguardar o momento da sua descida no
horizonte e sair correndo para tentar alcançá-la. Todas as noites, Naiá repetia essa busca até que, uma vez, Naiá decidiu mais uma vez tentar alcançar a lua. Nessa noite, Naiá viu o reflexo da lua nas águas do igarapé e, sem exitar, mergulhou na tentativa de tocá-la. A índia acabou se afogando. Jaci se sensibilizou com o esforço de Naiá e a transformou na grande flor do Amazonas, a Vitória Régia, que só abre suas pétalas ao luar.


  1. A lenda ―Vitória-régia‖ foi criada para explicar o quê?

  1. Quais são as personagens da história? Onde se passa a história?

  1. O que a lua costumava fazer ao descer à terra?

  1. Qual era o sonho da índia Naiá?

  1. O que a menina costumava fazer ao contemplar a lua?

  1. Por que a menina se afogou no igarapé? No que a pequena índia se transformou?

  1. Na lenda apresentada, aponte:

  • O que há de real?

  • O que há de irreal ou fantasioso?


MATEMÁTICA


Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais Componente Curricular: 
Matemática
1ª Semana

Habilidade: (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Objeto do Conhecimento: Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais Divisão euclidiana

Atividade:



Questão 01: Em um estacionamento na avenida beira mar existem motos e carros. O número total de motos é 1 030 e o número total de carros é 436 a menos que o de motos. Quantos carros existem no estacionamento?
A) 436
B) 594
C) 1 030
D) 1 466

Questão 02: As bibliotecas das 8 escolas de um município foram premiadas com um programa de incentivo a leitura e receberam cada uma 987 livros. Quantos livros foram recebidos no total?

A) 995.
B) 7246.
C) 7896.
D) 7946.

Questão 03: Beto tem uma barraca de frutas no centro da cidade ele tinha 354 laranjas, pela manhã foram vendidas 74 laranjas e a tarde foram vendidas 191 laranjas. Quantas laranjas ainda restam?


 A) 89
B) 265
C) 280

D) 354

Questão 04: Daniele tinha 584 cartões telefônicos em sua coleção. Hoje, sua prima Juliana deu-lhe 64 cartões, mas ela perdeu 12 deles. Quantos cartões Daniele têm em sua coleção agora?

 A) 508
B) 520
C) 636
D) 648

 INGLÊS

Ano/Etapa: 6º Ano Anos Finais Componente Curricular: 
Inglês 

1ª Semana

Habilidade: (EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a Língua Inglesa em diferentes contextos de uso.

Objeto do Conhecimento: Greetings - Construção de laços afetivos e convívio social.


ATIVIDADES:

Greetings

Questão 01: Complete the greetings com as palavras na caixa abaixo.

  • NIGHT  
  • MORNING
  •  AFTERNOON
  • EVENING  

  
  1. Bom dia! Good .___________________


  1. Boa tarde! – Good .___________________

  1. Boa noite!( ao encontrar alguém) Good .____________________


  1. Boa noite! (ao despedir-se de alguém) – Good .________________



Questão 02 :Leia atentamente as alternativas e responda o significado de cada item:



  1. Good Morning:
  1. See you tomorrow:
  1. Good Evening:
  1. Hello:
  1. Good afternoon:


Questão 03: Assinale a alternativa que contém a informação correta:


  1. Hi!, Hello!,Hallo! São cumprimentos utilizados somente aos sábados.
  1. Come again! Significa: Sono atrasado
  2. See you later! Dizemos quando nos despedimos a noite.
  1. Bye! Significa tchau!


Questão 04: Relacione as colunas:
  1. Welcome                                              (    )   TCHAU
  2. Hi                                                          (    )   BOM DIA
  3. I’m sorry                                               (    )   ATÉ LOGO
  4. Good Afternoon                                    (    )   OI
  5. Good Night                                           (    )   BEM VINDO
  6. Thank you                                            (    )   DESCULPE-ME
  7. So long                                                 (    )   BOA TARDE
  8. Goog Morning                                      (    )   BOA NOITE  
  9. Good bye                                             (    )   OBRIGADO(A)

CIÊNCIAS

Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais Componente Curricular: 
Ciências 
1ª Semana

Habilidade: (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais
Objeto do Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de materiais. Materiais sintéticos. Transformações químicas.


Atividade

Hoje você vai aprender a identificar misturas homogêneas e heterogêneas e outros conceitos como mistura que é um sistema formado por duas ou mais substâncias. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas; o que as difere é uma questão de ótica, ou seja, características visuais. A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase, enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, uma vez que fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme. Considere as imagens seguintes:

O sistema formado por água e óleo (A) é considerado mistura heterogênea e o sistema formado por água e sal (B) completamente dissolvido é considerado mistura homogênea.
Questão 01: Vamos fazer uma pequena experiência em casa? Peça a ajuda de um adulto. Encha um copo de plástico com água pela metade e depois adicione areia até cobrir todo o fundo, agora mexa com uma colher essa mistura por 10 segundo e depois deixe descansar por 1minuto. Agora que você fez todo esse experimento, responda em seu caderno:
  • Essa mistura é homogênea ou heterogênea? Explique por quê?

  • Se você fizer outra experiencia, em vez de usar água e areia, usar água e açúcar (uma colher pequena com açúcar em um copo de plástico cheio de água e mexer essa mistura com a colher por 20 segundos). Teremos uma mistura homogênea ou heterogênea? Explique por quê?



Questão 02: O álcool em gel (álcool 70% - mistura de água e álcool etílico, excelente antisséptico capaz de destruir o vírus que transmite o novo Corona) é considerado uma mistura homogênea ou heterogênea? Responda e justifique a sua resposta. E CUIDADO, NUNCA MANUSEEI ESSE PRODUTO SEM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.


OBSERVAÇÃO: Com o objetivo de desenvolver as Competências Específicas (sete e oito) de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Brasileira (BNCC) responda as questões a seguir.
Sabe de quem iremos falar agora?

É do mosquito aedes aegypti, rajado, geralmente escuro, com listras brancas no corpo. Ele pica principalmente durante o dia. O macho se alimenta de frutas. A fêmea se alimenta de sangue, pois é necessário para o amadurecimento dos ovos. A fêmea deposita seus ovos próximos à superfície da água, nas paredes dos recipientes, vasos, pneus, tanques, garrafas, tampinhas de garrafa, latas e etc. Quando os ovos entram em contato com a água, depois de um tempo, saem larvas que futuramente se transformarão no mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Por isso, todos nós devemos combater os criadouros do mosquito da dengue evitando deixar objetos acumulando água, principalmente em nossa casa. Aproveite esse tempo que você está em casa, sem ir para a escola e elimine todos os focos do mosquito da dengue. Escolha um dia da semana e separe pelo menos 10 minutos para vasculhar sua casa e eliminar todos os focos desse mosquito.

“VAMOS DAR UMA LIÇÃO NO MOSQUITO”


Questão 01. É muito importante combater os criadouros do mosquito da dengue. Mas para isso precisamos saber se você conhece quais objetos em sua casa o mosquito da dengue pode usar para depositar seus ovos. Escreva no mínimo seis objetos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue em sua casa se você deixar água parada.


Questão 02. Agora que você sabe quais objetos em sua casa podem ser criadouros do mosquito. Escolha um dia da semana para verificar todos esses objetos e eliminar os possíveis focos do mosquito da dengue (aedes aegypti). Peça um adulto para lhe ajudar. Você pode começar hoje mesmo.
Faça um relatório de no mínimo 10 linhas no seu caderno ou nas linhas abaixo onde você vai responder as seguintes indagações:

  1. Qual dia da semana você irá combater os focos dos criadouros do mosquito da dengue em sua casa?
  2. Qual o adulto você vai chamar para lhe ajudar nessa missão?
  3. Escreva todos os objetos que você identificou que podem ser focos do mosquito da dengue dentro da sua casa e também quintal;
  4. Quais desses objetos você encontrou água parada?
  5. Algum possuía as larvas do mosquito da dengue? Quais?
  6. Se achar alguma larva do mosquito da dengue informe a um adulto para ele ajudar a eliminar esses focos.
  7. Explique com suas palavras qual a importância dessa ação para proteger você e sua família.

Veja algumas formas de eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.

  • Tampe os tonéis e caixa d’água.
  • Mantenha as calhas sempre limpas.
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
  • Pneus e qualquer objeto que estejam no quintal devem estar cobertos ou protegidos para evitar o acúmulo de água.
  • Mantenha lixeiras bem tampadas.
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
  • Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
  • Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.

 

GEOGRAFIA



Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Geografia
1ª Semana

Habilidade: EF06GE01 Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Habilidade: EF06GE02 Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Habilidade: EF06GE08 Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

Objeto de conhecimento: Identidade sociocultural; Transformação das paisagens naturais e antrópicas; Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.

Atividade:


Questão 01: Explique com suas palavras o que é Espaço geográfico.



Questão 02: Quais foram as principais mudanças observadas por você e sua família, na paisagem do seu bairro ou na rua onde mora, devido ao período de isolamento social em decorrência da COVID-19?




Questão 03: Explique a importância da escala cartográfica em um mapa.



Questão 04: Devido a Pandemia de COVID-19 muitos hábitos e costumes em diferentes sociedades foram modificados, em especial a maneira como está sendo feito atualmente o uso dos lugares comuns a todos. Como exemplo: a suspensão de aglomeração de pessoas para os ritos e festas religiosas, a suspensão de festas populares, entre outros. Escreva alguns exemplos de como está sendo feito o uso dos espaços públicos (praças, parques, estádios de futebol, shoppings), comparando antes da Pandemia de COVID-19 e agora.

 HISTÓRIA

Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais Componente Curricular: História 

1ª Semana

Habilidade: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas)
Objeto do conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias: construção da identidade (natural ,social e cultural)
Converse com seus pais sobre as questões a seguir e responda. Questão 01: Em que lugar você nasceu?


Que lembranças você guarda desse lugar?


Questão 02: O lugar onde você nasceu sofreu modificações ou continua como era antigamente? Explique sua resposta.


Questão 03: Como você pode contribuir para melhorar o lugar onde você vive?


 ARTE



Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais

Componente Curricular: Arte

1ª Semana

Habilidades: (EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Habilidade: (EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas


Atividades:



Questão 01: Pesquisar, com os familiares que o aluno tiver acesso, quais são suas preferências musicais do tempo de sua juventude.



Questão 02: Desenhar uma árvore genealógica com as preferências musicais obtidas na pesquisa com seus familiares.


 ENSINO RELIGIOSO

Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Religião 

1ª Semana

Atividade:


Habilidades: (EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados ao modo de ser e viver.
Objeto de conhecimento: Valorização de si mesmo e do outro.

Questão 01: Pergunte a alguém da sua família o que é tolerância? Registre a resposta no caderno ou nas linhas abaixo.


Questão 02: Todos somos seres humanos e temos o nosso modo de ser e viver e essas diferenças devem ser respeitadas. Como seria o mundo se todos fossem mais tolerantes? Crie uma história em quadrinhos onde as pessoas estão praticando a tolerância. Registre no caderno ou abaixo.


 EDUCAÇÃO FÍSICA

Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Educação Física 1ª Semana
Habilidades: (EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas.
Habilidade: (EF67EF09)Construir coletivamente procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde
Objeto do conhecimento: Ginástica de Condicionamento

Atividade:



Aquecimento
  • Antes de fazer algo mais agitado, vamos correr sem sair do lugar durante 1 minuto;
  • Se sua casa tiver um corredor, corra levemente para frente e para trás, nesta parte da casa;
  • Descanse e retome o fôlego por 90 segundos;
  • Sem moleza agora! Vamos fazer 25 movimentos de polichinelo (Se não souber, pergunte a alguém da casa como se faz do jeito correto, ou se não se der por satisfeito com a informação, pesquise em livros e na internet);
  • Corra sem sair do lugar, elevando os joelhos (por 40 segundos):
  • Descanse por 30 segundos;
  • Corra sem sair do lugar, agora elevando os calcanhares (batendo o calcanhar nos glúteos);
  • Onde ficam os glúteos? Como conhecemos essa parte do corpo? Pesquise.

Curiosidade:
Os exercícios de alongamento são utilizados, por muitas pessoas, como uma forma de preparação para a atividade mais forte, como se fosse um tipo de aquecimento. Porém, o exercício de alongamento não aquece os músculos, além disso, ele pode ser feito em qualquer momento do treino, inclusive no final.
A musculatura aquecida, por exercícios que você acabou de realizar, pode ser alongada com mais segurança para nossos músculos e tendões.

Hora de desafiar seus membros superiores:


  • Apoie-se nas suas mãos, deixando seus braços estendidos com firmeza, enquanto deixa seu abdômen contraído (barriga dura), assim como sua lombar e coxas, deixe seu joelho reto e apoie seus pés no chão, somente com a parte de baixo dos dedos.
  • Vamos fazer Apoio de Frente (também conhecido como flexão de braços). Para isso, devemos manter a posição comentada acima, descer devagar, controladamente, flexionando os cotovelos, apontando-os para as laterais. Descer e subir é preciso para se contar uma repetição completa. Vamos ver se você consegue 10 ou 12 repetições completas?
  • Peça ajuda e supervisão de um adulto. Utilize um colchonete ou uma toalha para forrar o chão abaixo de você (mas ajude lavar depois ;P).
  • Se você achar muito difícil, pode fazer como na figura abaixo, apoiando os joelhos. Porém, mantendo o cuidado de não empurrar os quadris para trás quando subir.
  • Se você achar o exercício fácil, descanse por 1 minuto e repita a sequência de 10 ou 12 apoios de frente, 1 ou 2 vezes.


Agora vamos treinar os membros inferiores com um exercício fácil:

Cruze os braços na frente do peito, contraia a lombar, enquanto senta e levanta de uma cadeira, banco ou sofá, por 20 vezes seguidas. Lembrando que, para que o exercício tenha bons resultados, você não pode sentar totalmente, não pode descansar. Basta tocar bem de leve, o banco com o bumbum. Repita 3 ou 4 vezes.


PESQUISA


Converse com as pessoas mais velhas da família sobre como realizar o agachamento, e, que cuidados devemos ter enquanto o fazemos. Pergunte se conhecem, se já fizeram, se acha fácil ou difícil. Pesquise outros exercícios de membros inferiores.
Pesquise também exercícios de alongamento para os músculos peitorais, tríceps, quadríceps, ísquio-tibiais e adutores do quadril. Os exercícios desta tarefa devem ser repetidos, pelo menos 3 vezes na semana, a partir da segunda vez, devem ser seguidos por exercícios de alongamento dos músculos sublinhados que você vai pesquisar, como uma forma de terminar a sessão de treino, diminuindo o ritmo cardíaco e respiratório.
É importante tomar banho sempre depois de brincar, jogar e fazer exercícios. Nessa época de pandemia de coronavírus, a higienização das roupas deve ser constante.













Nenhum comentário:

Postar um comentário