GEOGRAFIA
PROF. WAGNER
9° ANO -
ATIVIDADE PARA 2º SEMANA DE MAIO – 18 A 22 DE MAIO
ATIVIDADES
9º ANO
GRUPO WHATSAPP
https://chat.whatsapp.com/Jk04gjBNSls1iUqdnZMz8I
GRUPO WHATSAPP
https://chat.whatsapp.com/Jk04gjBNSls1iUqdnZMz8I
Este
exercício trata sobre os seguintes temas:
- As manifestações culturais na formação populacional.
ATIVIDADE
Leitura dos capítulos 01 e 02 do livro.
Responder os exercícios.
01 – QUESTÃO
Leitura dos capítulos 01 e 02 do livro.
Responder os exercícios.
01 – QUESTÃO
Comunidades
indígenas usam internet e redes sociais para divulgar sua cultura
“Denunciar crimes ambientais, preservar e divulgar sua cultura, defender seus direitos, mostrar suas condições de vida. Lutas diárias de diversas comunidades indígenas que, agora, ganharam uma aliada poderosa: a internet. Muitos povos indígenas têm usado a rede para atingir um público grande, dentro e fora do país. Os recursos on-line são usados para romper o isolamento em que muitas comunidades vivem, e também para vencer a barreira da falta de espaço que esses povos têm nas mídias
tradicionais. […] A internet acabou se tornando uma ferramenta de comunicação fundamental para aqueles que antes não tinham voz. […] Alerta contra madeireiras Uma das primeiras comunidades a se conectar à rede mundial de computadores foram os Ashaninka, que vivem na região do Alto-Juruá (AC), na divisa de Brasil e Peru. Para se defender dos madeireiros peruanos, que desmatavam as florestas, prejudicavam seus recursos e muitas vezes entravam em atritos com a comunidade, os Ashaninka resolveram inovar. Munidos de um painel solar para captar a energia e um computador, eles começaram a enviar e-mails para ONGs e para o governo, fazendo denúncias. As informações foram recebidas na Presidência da República e repassadas à Polícia Federal e ao comando do Exército, que montaram uma ação para combater os invasores. Hoje, a tecnologia faz parte da vida da comunidade Ashaninka, que tem um blog e utiliza o Twitter para se comunicar. […]”
BUENO,
Chris. Comunidades indígenas usam internet e redes sociais para divulgar sua
cultura. Revista Ciência e Cultura, versão on-line, Aldeia Global, v. 65, n. 2,
abr./jun. 2013. Disponível em:
<http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-
67252013000200006&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 maio 2018.
Para qual finalidade os Ashaninka
começaram a se conectar à internet?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 – QUESTÃO
O
continente europeu apresenta grande pluralidade étnica e cultural na composição
de sua população. É possível encontrar, em algumas regiões da Europa, a
convivência entre povos tradicionais cujas identidades culturais são
divergentes. Essas identidades culturais estão relacionadas, sobretudo, à
religião, à língua e ao modo de vida desses povos. A língua é uma das
principais formas de expressão cultural de um povo. Para muitos deles, até
mesmo aqueles considerados minorias nacionais, ou seja, que não têm soberania
sobre a porção do território onde vivem, como os bascos (na Espanha), os lapões
(na Lapônia), os corsos (na França) e os sicilianos (na Itália), a preservação
do idioma constitui uma maneira de promover a identidade da nação. Estima-se
que na Europa sejam reconhecidas várias línguas originárias de grupos
linguísticos diversos, como: germânico, latino, basco, turco, céltico e
helênico.
Marque
o item abaixo que apresenta o país predominante da população dos bascos:
A
- Itália
B
– Espanha
C
- Portugal
03 – QUESTÃO
A
Europa Ocidental é bastante populosa e sua população encontra-se mal
distribuída pelo continente. Como podemos observar no mapa abaixo, existem
áreas da Europa Ocidental densamente povoadas, como os maiores centros urbanos,
e áreas menos ocupadas, como áreas no noroeste e leste da Espanha e o sul de
Portugal. Além disso, as áreas de altas montanhas e as de elevadas latitudes
(extremo norte do continente), por apresentarem condições inóspitas, são as
menos povoadas da região.
Observando
a figura, localize países com maior e menor densidade populacional da Europa:
A - Holanda e Suíça
B -
Finlândia e Suécia
C -
Itália e Finlândia
04 – QUESTÃO
CONQUISTA
DE DIREITOS CULTURAIS NA ÁSIA
Durante o século XX, os projetos de construção e de desenvolvimento nacional quase sempre estiveram ligados à ideia de nação culturalmente homogênea. Como resultado, perseguições culturais e até extermínios étnicos se somaram a discriminações históricas contra minorias. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, contribuiu para o crescimento da luta por liberdade cultural e tornou as políticas de reparação medidas cada vez mais aceitas na redução de tensões sociais e na promoção do respeito às diferenças. Veja três casos em que minorias étnicas conquistaram direitos culturais na Ásia.
Observe
as imagens abaixo:
Escreva
um texto de opinião relacionando a Declaração Universal dos Direitos Humanos
com o direito às terras ancestrais nas Filipinas, o Multilinguísmo no Sri Lanka
e o respeito à diversidade de crenças na Índia.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário