25 maio, 2020

ARTES - 3ª SEMANA - PROF. LEONARDO - 8º ANO


Aula 1



ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
UNIDADES TEMÁTICAS: Música / Artes Integradas / Artes visuais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Elementos da linguagem;
II) Patrimônio cultural;
III) Contextos e práticas.
HABILIDADES: (EF69AR20); (EF69AR34)

Maracatu Rural
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto é uma manifestação folclórica com origem no estado de Pernambuco.[1] Tem como principal símbolo o caboclo de lança, e distingue-se do Maracatu Nação por sua organização, personagens e ritmo.[2]
O Maracatu Rural significa para seus integrantes algo a mais que uma brincadeira: é uma herança secular, motivo de muito orgulho e admiração. É formado por pessoas simples, principalmente por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, também bordam golas de caboclo, cortam fantasias, enfeitam guiadas, relhos e chapéus; dedicando-se ao bem mais valioso que possuem: a cultura.[parcial]
O cortejo do Maracatu Rural diferencia-se dos outros maracatus por suas características musicais próprias e pela essência de sua origem refletida no sincretismo de seus personagens. A orquestra é formada por instrumentos de percussão e sopro.[2]

Maracatu Atômico
Nação Zumbi

O bico do beija-flor
Beija a flor, beija a flor
E toda fauna-flora grita de amor
Quem segura o porta-estandarte
Tem a arte, tem a arte
E aqui passa com raça eletrônico o maracatu atômico

Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê

Atrás do arranha-céu tem o céu tem o céu
E depois tem outro céu sem estrelas
Em cima do guarda-chuva, tem a chuva tem a chuva,
Que tem gotas tão lindas que até dá vontade de comê-las

Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê

No meio da couve-flor tem a flor, tem a flor,
Que além de ser uma flor tem sabor
Dentro do porta-luva tem a luva, tem a luva
Que alguém de unhas negras e tão afiadas esqueceu de pôr

Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê

No fundo do para-raio tem o raio, tem o raio,
Que caiu da nuvem negra do temporal
Todo quadro negro é todo negro é todo negro
Que eu escrevo seu nome nele só pra demonstrar o meu apego

Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê

O bico do beija-flor
Beija a flor, beija a flor,
E toda fauna flora grita de amor
Quem segura o porta-estandarte
Tem a arte, tem a arte
E aqui passa com raça eletrônico o maracatu atômico

Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê...

Escute com atenção a música acima e tente reproduzir a imagem abaixo. Se possível pinte adequadamente.



Aula 2
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
UNIDADES TEMÁTICAS: Música / Artes Integradas / Artes visuais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Elementos da linguagem;
II) Patrimônio cultural;
III) Contextos e práticas.
HABILIDADES:  (EF69AR34)



VAMOS conversar
Portinari foi um grande pintor brasileiro (1903-1962). Nasceu no interior de São Paulo. Sua obra focaliza temas brasileiros e influenciou muitos pintores que surgiram no Modernismo. Visite o site www.portinari.org.br para conhecer mais sobre esse artista que orgulha o Brasil. Nós já vimos anteriormente, na Unidade Formativa II, alguns princípios da arte. Vamos retomá-los.
A arte é uma forma privilegiada de comunicação, porque atinge imediatamente nossa sensibilidade, nossas emoções, nosso intelecto. Assim como lemos um texto em linguagem verbal, podemos “ler”, ou seja, interpretar uma obra de arte.
Você já foi a alguma exposição de arte? Já foi a algum espetáculo teatral ou de dança? Conhece algum artista? Já teve vontade ou já se expressou por meio da arte? Qualquer um de nós pode procurar uma linguagem artística e começar a se manifestar por meio dela: poesia, pintura, desenho, escultura, dança, teatro, música... Você não quer tentar?
A) Qual é o tema do quadro?
B) O que expressa a forma dada às figuras humanas – principalmente os pés e braços?
C) O que indica o fato dos trabalhadores não terem seus rostos definidos?
D) Que importância têm os tons de marrom apresentados no quadro?
E) Como o pintor consegue passar a noção de infinito, de imensidão?
F) Que significa a presença de um feitor no lado esquerdo do quadro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário