Aula 1
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
UNIDADES TEMÁTICAS: Música / Artes Integradas / Artes visuais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Elementos da linguagem;
II) Patrimônio cultural;
III) Contextos e práticas.
HABILIDADES: (EF69AR20); (EF69AR34)
Maracatu Rural
Origem: Wikipédia,
a enciclopédia livre.
O Maracatu Rural ou Maracatu de Baque
Solto é uma manifestação folclórica com
origem no estado de Pernambuco.[1] Tem
como principal símbolo o caboclo de lança,
e distingue-se do Maracatu Nação por
sua organização, personagens e ritmo.[2]
O
Maracatu Rural significa para seus integrantes algo a mais que uma brincadeira:
é uma herança secular, motivo de muito orgulho e admiração. É formado por
pessoas simples, principalmente por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos
que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, também bordam golas de
caboclo, cortam fantasias, enfeitam guiadas, relhos e chapéus; dedicando-se ao
bem mais valioso que possuem: a cultura.[parcial]
O
cortejo do Maracatu Rural diferencia-se dos outros maracatus por suas
características musicais próprias e pela essência de sua origem refletida no
sincretismo de seus personagens. A orquestra é formada por instrumentos de
percussão e sopro.[2]
Maracatu Atômico
Nação Zumbi
O bico do beija-flor
Beija a flor, beija a flor
E toda fauna-flora grita de amor
Quem segura o porta-estandarte
Tem a arte, tem a arte
E aqui passa com raça eletrônico o maracatu atômico
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê
Atrás do arranha-céu tem o céu tem o céu
E depois tem outro céu sem estrelas
Em cima do guarda-chuva, tem a chuva tem a chuva,
Que tem gotas tão lindas que até dá vontade de comê-las
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
No meio da couve-flor tem a flor, tem a flor,
Que além de ser uma flor tem sabor
Dentro do porta-luva tem a luva, tem a luva
Que alguém de unhas negras e tão afiadas esqueceu de pôr
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
No fundo do para-raio tem o raio, tem o raio,
Que caiu da nuvem negra do temporal
Todo quadro negro é todo negro é todo negro
Que eu escrevo seu nome nele só pra demonstrar o meu apego
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
O bico do beija-flor
Beija a flor, beija a flor,
E toda fauna flora grita de amor
Quem segura o porta-estandarte
Tem a arte, tem a arte
E aqui passa com raça eletrônico o maracatu atômico
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê
Anamauê, auêia, aê...
Escute com atenção a música acima e tente reproduzir a
imagem abaixo. Se possível pinte adequadamente.
Aula 2
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
UNIDADES TEMÁTICAS: Música / Artes Integradas / Artes visuais.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
I) Elementos da linguagem;
II) Patrimônio cultural;
III) Contextos e práticas.
HABILIDADES: (EF69AR34)
VAMOS conversar
Portinari foi um grande pintor
brasileiro (1903-1962). Nasceu no interior de São Paulo. Sua obra focaliza
temas brasileiros e influenciou muitos pintores que surgiram no Modernismo.
Visite o site www.portinari.org.br para conhecer mais sobre esse artista que
orgulha o Brasil. Nós já vimos anteriormente, na Unidade Formativa II, alguns
princípios da arte. Vamos retomá-los.
A arte é uma forma privilegiada
de comunicação, porque atinge imediatamente nossa sensibilidade, nossas
emoções, nosso intelecto. Assim como lemos um texto em linguagem verbal,
podemos “ler”, ou seja, interpretar uma obra de arte.
Você já foi a alguma exposição de
arte? Já foi a algum espetáculo teatral ou de dança? Conhece algum artista? Já
teve vontade ou já se expressou por meio da arte? Qualquer um de nós pode
procurar uma linguagem artística e começar a se manifestar por meio dela:
poesia, pintura, desenho, escultura, dança, teatro, música... Você não quer
tentar?
A) Qual é o tema do quadro?
B) O que expressa a forma dada às
figuras humanas – principalmente os pés e braços?
C) O que indica o fato dos
trabalhadores não terem seus rostos definidos?
D) Que importância têm os tons de
marrom apresentados no quadro?
E) Como o pintor consegue passar
a noção de infinito, de imensidão?
F) Que significa a presença de um
feitor no lado esquerdo do quadro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário