Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
CIÊNCIAS –
3ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO: Célula como unidade da vida. \ Interação entre
os sistemas locomotor e nervoso. \ Lentes corretivas.
HABILIDADES: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como
unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Atividade 1
Leia
o texto:
Célula ou
celula?
“Em uma de
minhas aulas de citologia, logo no início, eu perguntei aos meus alunos do 6º
ano, se eles sabiam do que são feitos os seres vivos? Também perguntei, se
todos seres vivos possuem essa estrutura na mesma quantidade? Em seguida eu
sugerir que eles desenhassem essa determinada estrutura (se possível), para só
depois dessa reflexão, iniciarmos literalmente aula nossa aula(...)”.
Fonte: Prof. João Miranda.
Para
compreender do que se trata a citologia, e resolver a atividades dessa semana,
contemple o vídeo, no link a
seguir: https://www.youtube.com/watch?v=-HWiJdIAnMw.
Caso
necessário, você também pode consultar o site
toda matéria nesse outro link, https://www.todamateria.com.br/citologia/.
Questão 1: Sobre o texto, qual a inscrita correta com acento (célula) ou sem (celula)?
_______________________________________________________________________
Questão 2: O que é citologia? _______________________________________________________________________
Questão 3: Aponte três postulados (afirmações) importantes da teoria celular para
o estudo da citologia.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Projeto
Professores e Alunos Conectados
|
1
|
Atividade 2
Agora,
vamos aprofundar um pouco mais no assunto para expandirmos (desenvolvermos)
nossas habilidades a respeito desse assunto. Para isso, você vai precisar
acessar o link,
https://www.youtube.com/watch?v=L4smfNoMKb8
(Prof. Rafaela Lima).
Questão 1: Defina (explique o que é) os seguintes termos:
I
- Unicelular:
_____________________________________________________________________
II
- Pluricelulares:
_____________________________________________________________________
III
- Procarionte:
_____________________________________________________________________
IV
- Eucarionte:
_____________________________________________________________________
V
- Diversidade celular:
_____________________________________________________________________
Questão 2: O desenvolvimento dessa ciência foi possível graças ao desenvolvimento
do microscópio, que tornou possível a observação dessas estruturas.
Marque o item a seguir que contém as três partes
fundamentais da célula:
A)
Membrana plasmática, citoplasma e organelas.
B)
Membrana plasmática, citoplasma e material genético.
C)
Membrana plasmática, organelas e núcleo.
D)
Membrana plasmática, citoplasma e núcleo com carioteca.
Questão 3: As células são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não
sendo encontradas apenas nos vírus (por isso muitos cientistas não considera os
vírus seres vivos).
Selecione a alternativa que contém apenas
células sem núcleo organizado:
A)
Células eucarióticas.
B)
Células vegetais.
C)
Células procarióticas.
D)
Células animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário