28 maio, 2020

CIÊNCIAS – 3ª SEMANA - PROF: DJAN e JOÃO MIRANDA - 6º ANO


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados

6º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 3ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e evolução

OBJETO DO CONHECIMENTO: Célula como unidade da vida. \ Interação entre os sistemas locomotor e nervoso. \ Lentes corretivas.

HABILIDADES: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. 

Atividade 1
Leia o texto:
Célula ou celula?
“Em uma de minhas aulas de citologia, logo no início, eu perguntei aos meus alunos do 6º ano, se eles sabiam do que são feitos os seres vivos? Também perguntei, se todos seres vivos possuem essa estrutura na mesma quantidade? Em seguida eu sugerir que eles desenhassem essa determinada estrutura (se possível), para só depois dessa reflexão, iniciarmos literalmente aula nossa aula(...)”.
Fonte: Prof. João Miranda.

Para compreender do que se trata a citologia, e resolver a atividades dessa semana, contemple o vídeo, no link a seguir:  https://www.youtube.com/watch?v=-HWiJdIAnMw.
Caso necessário, você também pode consultar o site toda matéria nesse outro link, https://www.todamateria.com.br/citologia/.

Questão 1: Sobre o texto, qual a inscrita correta com acento (célula) ou sem (celula)? _______________________________________________________________________

Questão 2: O que é citologia? _______________________________________________________________________

Questão 3: Aponte três postulados (afirmações) importantes da teoria celular para o estudo da citologia.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Projeto Professores e Alunos Conectados
1




Atividade 2
Agora, vamos aprofundar um pouco mais no assunto para expandirmos (desenvolvermos) nossas habilidades a respeito desse assunto. Para isso, você vai precisar acessar o link,

Questão 1: Defina (explique o que é) os seguintes termos:
I - Unicelular:
_____________________________________________________________________
II - Pluricelulares:
_____________________________________________________________________
III - Procarionte:
_____________________________________________________________________
IV - Eucarionte:
_____________________________________________________________________
V - Diversidade celular:
_____________________________________________________________________

Questão 2: O desenvolvimento dessa ciência foi possível graças ao desenvolvimento do microscópio, que tornou possível a observação dessas estruturas.
Marque o item a seguir que contém as três partes fundamentais da célula:
A) Membrana plasmática, citoplasma e organelas.
B) Membrana plasmática, citoplasma e material genético.
C) Membrana plasmática, organelas e núcleo.
D) Membrana plasmática, citoplasma e núcleo com carioteca.

Questão 3: As células são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não sendo encontradas apenas nos vírus (por isso muitos cientistas não considera os vírus seres vivos).
Selecione a alternativa que contém apenas células sem núcleo organizado:
A) Células eucarióticas.
B) Células vegetais.
C) Células procarióticas.
D) Células animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário