EDUCAÇÃO FÍSICA – 2ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Educação
Física
UNIDADE TEMÁTICA: Brincadeiras e Jogos
OBJETO DO
CONHECIMENTO: Jogos Eletrônicos
HABILIDADES: (EF67EF01) (EF67EF02)
PARTE 1 - ATIVIDADES TEÓRICAS
Leitura:
Os usos dos jogos eletrônicos:
As vendas de jogos eletrônicos
crescem exponencialmente a cada ano, constituindo-se no 4o maior mercado no âmbito mundial. Os brasileiros têm uma
significativa participação no
desenvolvimento de games e em
campeonatos, como League of Legends (LoL), DotA 2, Counter-Strike (CS), PES, entre
outros.
O entusiasmo pelos jogos eletrônicos
vai da infância até a vida adulta. Segundo a 5ª edição
da Pesquisa Game Brasil,
de 201813, a principal faixa etária de
jogadores está entre 25 e 34 anos, desfazendo a visão de que os videogames
são apenas para crianças e adolescentes.
Segundo essa pesquisa, 75,5% dos entrevistados de diferentes classes sociais brincam com os jogos eletrônicos, e a plataforma preferida é
o smartphone (84%), seguido dos consoles
(46%) e dos computadores (45%). As mulheres representam a maioria dos jogadores (58,9%).
Os jogos eletrônicos podem ser
utilizados para diferentes finalidades. Além da diversão, há jogadores que buscam condicionamento físico, coordenação
motora, socialização, passatempo, uma atividade para aliviar o estresse e até
mesmo uma oportunidade de estudar e aprender
mais sobre eles.
O tempo empregado nessa prática deve
ser controlado, pois os exageros podem provocar malefícios, como o sedentarismo
e o isolamento, bem como outras consequências para a
saúde.
REGISTRO
DA ATIVIDADE PARA ENVIAR À ESCOLA
Questão 01: Realize uma pesquisa com duas
pessoas mais velhas. Anote a idade do pesquisado e faça as seguintes perguntas:
a) Você brinca com algum jogo eletrônico? Se sim: Qual(is)?
Se não: Por quê?
b) Qual(is) o(s) motivo(s) de jogá-lo(s)?
c) Por quanto tempo você costuma jogar diariamente?
PARTE 2 - ATIVIDADES PRÁTICAS
Atividade 1) Boliche adaptado
Ø Dez
pinos adaptados de boliche (garrafas plásticas ou latas vazias), giz para
demarcar duas pistas (ou pedaço de
madeira pequeno, no caso de piso de terra), bola de futebol (ou de tamanho semelhante).
Ø Convide
o pai, mãe, irmão, tio, avó ou qualquer pessoa da sua casa para fazer a competição,
para ver qual deles derruba mais pinos. Cada pino vale um ponto e cada jogador tem direito a dois arremessos. Observe, na foto abaixo, a disposição triangular dos pinos antes do primeiro arremesso
de cada pessoa.
OBS: Tirem fotos da atividade ou filmem
realizando com seus familiares.
Disposição inicial dos pinos em um jogo de boliche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário