18 maio, 2020

Educação Física - 6º ano - 2ª semana


EDUCAÇÃO FÍSICA – 2ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

UNIDADE TEMÁTICA: Brincadeiras e Jogos

OBJETO DO CONHECIMENTO: Jogos Eletrônicos
HABILIDADES: (EF67EF01) (EF67EF02)

PARTE 1 - ATIVIDADES TEÓRICAS

Leitura:

Os usos dos jogos eletrônicos:

As vendas de jogos eletrônicos crescem exponencialmente a cada ano, constituindo-se no 4o maior mercado no âmbito mundial. Os brasileiros têm uma significativa participação no desenvolvimento de games e em campeonatos, como League of Legends (LoL), DotA 2, Counter-Strike (CS), PES, entre outros.

O entusiasmo pelos jogos eletrônicos vai da infância até a vida adulta. Segundo a 5ª edição da Pesquisa Game Brasil, de 201813, a principal faixa etária de jogadores está entre 25 e 34 anos, desfazendo a visão de que os videogames são apenas para crianças e adolescentes. Segundo essa pesquisa, 75,5% dos entrevistados de diferentes classes sociais brincam com os jogos eletrônicos, e a plataforma preferida é o smartphone (84%), seguido dos consoles (46%) e dos computadores (45%). As mulheres representam a maioria dos jogadores (58,9%).

Os jogos eletrônicos podem ser utilizados para diferentes finalidades. Além da diversão, há jogadores que buscam condicionamento físico, coordenação motora, socialização, passatempo, uma atividade para aliviar o estresse e até mesmo uma oportunidade de estudar e aprender mais sobre eles.

O tempo empregado nessa prática deve ser controlado, pois os exageros podem provocar malefícios, como o sedentarismo e o isolamento, bem como outras consequências para a saúde.

REGISTRO DA ATIVIDADE PARA ENVIAR À ESCOLA
Questão 01: Realize uma pesquisa com duas pessoas mais velhas. Anote a idade do pesquisado e faça as seguintes perguntas:
a) Você brinca com algum jogo eletrônico? Se sim: Qual(is)? Se não: Por quê?
b) Qual(is) o(s) motivo(s) de jogá-lo(s)?
c) Por quanto tempo você costuma jogar diariamente?
PARTE 2 - ATIVIDADES PRÁTICAS
Atividade 1)  Boliche adaptado
Ø  Dez pinos adaptados de boliche (garrafas plásticas ou latas vazias), giz para demarcar duas pistas (ou pedaço de madeira pequeno, no caso de piso de terra), bola de futebol (ou de tamanho semelhante).
Ø  Convide o pai, mãe, irmão, tio, avó ou qualquer pessoa da sua casa para fazer a competição, para ver qual deles derruba mais pinos. Cada pino vale um ponto e cada jogador tem direito a dois arremessos. Observe, na foto abaixo, a disposição triangular dos pinos antes do primeiro arremesso de cada pessoa.

OBS: Tirem fotos da atividade ou filmem realizando com seus familiares.
Disposição inicial dos pinos em um jogo de boliche.


Nenhum comentário:

Postar um comentário