28 maio, 2020

CIÊNCIAS – 3ª SEMANA - PROF:. JOÂO MIRANDA - 8º ANO


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados

8º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 3ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 8º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e Evolução

OBJETO DO CONHECIMENTO: Mecanismos reprodutivos \ Sexualidade.

HABILIDADES: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Atividade 1
Leia o texto:
Eu já sabia!?
“Durante séculos, um cara chamado Van Helmont, dizia que tinha uma receita para produzir ratos, isso mesmo, produzir camundongo com uma receita. A produção desses murganhos se dava da seguinte forma: Helmont colocava uma caixa em um ambiente imundo e dentro dessa caixa ele colocava uma camisa suja de suor e trigo (farinha). Depois de três semanas ele ia buscar a caixa e adivinha o que tinha lá dentro!? Assim, ele “provava” sua tese/teoria (geração espontânea). 
Fonte: Prof. João Miranda.

Antes de introduzirmos o conteúdo, comente COM SUAS PALAVRAS se você concorda ou discorda de VAN HELMONT e porquê.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Caso você tenha discordado no exercício anterior, é por que você tem uma noção do que é reprodução. Para compreender melhor o que é, e os diferente tipos de reprodução (nosso conteúdo dessa semana), eu sugiro que contemple o vídeo, no link a seguir:  https://www.youtube.com/watch?v=ZUpt7iL4wkA.
Caso necessário, você também pode consultar o estudo prático nesse outro link, https://www.estudopratico.com.br/tipos-de-reproducao-sexuada-e-assexuada/

Questão 1: Responda o que é reprodução e sua importância?
_______________________________________________________________________





Questão 2: Responda o que é reprodução sexuada e assexuada.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Comente algumas vantagens e desvantagens da reprodução sexuada.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: Comente algumas vantagens e desvantagens da reprodução assexuada.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2
Agora, vamos estudar a reprodução vegetal (das plantas). Para isso, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=tGiiN9OIPEo&t=247s. Ou se preferir, basta realizar uma busca no google sobre o assunto para resolver as seguinte questões:

Questão 1: As plantas também se reproduzem? Como? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

Questão 2: Em que parte da maioria das plantas conhecidas são encontrados os órgão reprodutivos masculinos e femininos?  _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

Questão 3: Como acontece a reprodução assexuada no vegetal (numa planta)? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

Questão 4: Como acontece a reprodução sexuada no vegetal (numa planta)? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário