Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
8º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS –
3ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 8º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e Evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO: Mecanismos reprodutivos \ Sexualidade.
HABILIDADES: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e
animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Atividade 1
Leia
o texto:
Eu já
sabia!?
“Durante
séculos, um cara chamado Van Helmont, dizia que tinha uma receita para produzir
ratos, isso mesmo, produzir camundongo com uma receita. A produção desses
murganhos se dava da seguinte forma: Helmont colocava uma caixa em um ambiente imundo
e dentro dessa caixa ele colocava uma camisa suja de suor e trigo (farinha).
Depois de três semanas ele ia buscar a caixa e adivinha o que tinha lá dentro!?
Assim, ele “provava” sua tese/teoria (geração espontânea).
Fonte: Prof. João Miranda.
Antes de introduzirmos o conteúdo, comente COM
SUAS PALAVRAS se você concorda ou discorda de VAN HELMONT e porquê.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Caso
você tenha discordado no exercício anterior, é por que você tem uma noção do
que é reprodução. Para compreender melhor o que é, e os diferente tipos de
reprodução (nosso conteúdo dessa semana), eu sugiro que contemple o vídeo, no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ZUpt7iL4wkA.
Caso
necessário, você também pode consultar o estudo
prático nesse outro link, https://www.estudopratico.com.br/tipos-de-reproducao-sexuada-e-assexuada/
Questão 1: Responda o que é reprodução e sua importância?
_______________________________________________________________________
Questão 2: Responda o que é reprodução sexuada e assexuada.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Comente algumas vantagens e desvantagens da reprodução sexuada.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Comente algumas vantagens e desvantagens da reprodução assexuada.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora,
vamos estudar a reprodução vegetal (das plantas). Para isso, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=tGiiN9OIPEo&t=247s.
Ou se preferir, basta realizar uma busca no google sobre o assunto para
resolver as seguinte questões:
Questão 1: As plantas também se reproduzem? Como?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 2: Em que parte da maioria das plantas conhecidas são encontrados os órgão
reprodutivos masculinos e femininos?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 3: Como acontece a reprodução assexuada no vegetal (numa planta)?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 4: Como acontece a reprodução sexuada no vegetal (numa planta)?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário