ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
RELIGIÃO: 2ª
SEMANA / AGOSTO
SEGMENTO: 7º
Ano D
COMPONENTE
CURRICULAR: Educação Religiosa
UNIDADE
TEMÁTICA: Manifestações religiosas.
TEMA: Tipos
de vestimentas, cânticos e orações das diversas religiões.
OBJETOS DE
CONHECIMENTO: Místicas e espiritualidade.
HABILIDADE:
(EF07ER01) Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades
em distintas manifestações e tradições religiosas.
ALUNO (A): __________________________________________ TURMA:
7º ANO D/ TARDE
PROFESSORA: FRANCIANE SALES
TEXTO
RITUAIS NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
O cotidiano de
qualquer sociedade humana é permeado de rituais não só os de caráter religioso,
como também os de caráter secular, ou seja, aqueles desvinculados do sentido
religioso. Assim, além dos rituais religiosos temos os rituais sociais,
cívicos, jurídicos, entre outros.
Por meio da linguagem
dos rituais religiosos, as pessoas buscam externar a fé e seus anseios
espirituais, bem como resignificar e explicar o sentido da vida ou das
experiências com as quais se deparam no dia a dia. Nas diversas tradições
religiosas, os rituais possuem distintos propósitos, tais como: prestar culto a
Deus, pontuar mudanças de estado de ser, estabelecer afiliação, celebrar
momentos da vida e acontecimentos importantes.
Os rituais litúrgicos, especificamente, são carregados de sentido
comunitário, devocional, adorativo, identitário e doutrinário. São rituais que
padronizam o estilo de culto de cada tradição religiosa.
A participação do ritual religioso pode propiciar uma relação com o
sagrado, perpetuar valores espirituais e éticos no contexto de cada tradição
religiosa. (Foto acima extraída do site: http://www.phcc.ca/images/Girl%20Praying.jpg).
ATIVIDADES:
1) Através das vestimentas usadas palas pessoas abaixo identifique a qual religião se refere.
1 ________________________________
2_________________________________
3_________________________________
4_________________________________
5_________________________________
6_________________________________
7_________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário