07 setembro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): THAÍS SARAIVA - 14ª SEMANA - 6º ANOS - TODOS

 

6º ANO – ANOS FINAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

14ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Prof.ª: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento:  Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero. (Gênero textual: Artigo de divulgação científica)

 

Aluno (a):

_____________________________________________________________________

Habilidade: (EF69LP29)

Atenção! Para melhor visualização e leitura dos textos trabalhados nessa atividade, você pode clicar no link a seguir:

http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_245.pdf

01) O texto que você vai ler a seguir é um artigo científico que foi publico na revista “Ciência hoje das crianças” em maio de 2013. A partir do nome da revista e da observação de sua capa, podemos afirmar que o texto que iremos ler tratará sobre qual tema?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02) A partir da observação da capa acima, qual informação está em destaque, isto é, chama mais atenção do leitor?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o artigo científico a seguir para responder as questões abaixo:

03) Além da gripe, quais outras doenças os vírus podem causar?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

04) É verdade que apenas os seres humanos são prejudicados pelos vírus? Explique: o que o artigo científico fala sobre isso?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

05) O texto afirma que “Cada tipo de vírus tem um formato diferente, mas todos eles têm duas características básicas em comum”. Descreva quais são essas duas características.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

06) De acordo com o artigo científico, como acontece a reprodução do vírus? Para responder essa pergunta, organize, através de sequência enumerativa (1º, 2º, 3,º...) o passo a passo que o vírus realiza durante o seu processo de reprodução.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

07) Toda pessoa possui em seu organismo um mecanismo de defesa chamado Sistema Imunológico. A partir do que é afirmado no texto, explique com suas palavras como ele funciona em nosso corpo.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

08) Na última página do artigo científico, a autora afirma o seguinte: “Na fabricação de vacinas são utilizados os vírus causadores das doenças. (...) Mas há um detalhe importante... Nas vacinas os vírus são atenuados ou inativados.” Explique o que isso quer dizer, ou seja, explique como acontece esse processo de atenuação ou de inativação dos vírus para a produção de vacinas.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

09) Além da vacina, quais outros mecanismos podem ser usados no combate a infecção viral?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Hoje nós vivemos um período pandêmico que foi causado pelo aparecimento de um novo vírus que já matou milhares de pessoas ao redor do mundo, o Sars-Cov-2. Infelizmente ainda não existe uma vacina pronta para proteger a população, no entanto, há algumas atitudes que podem amenizar o crescimento da taxa de contágio desse vírus. Através de um desenho, registre no espaço abaixo (ou no seu caderno) uma maneira eficaz de nos protegermos contra o Sars-Cov-2.











Nenhum comentário:

Postar um comentário