Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 17ª SEMANA
Prof. Djan / João Miranda
ANO/SEGMENTO: 6º ANOS
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Terra
e Universo
OBJETO DO CONHECIMENTO: Composição do ar / Efeito estufa / Camada de ozônio.
HABILIDADES: (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola: ______________________________________________________
6º/7º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá estudantes, hoje vocês irão compreender a importância
da camada de ozônio para a vida na Terra. Para isso, inicialmente, é necessário que leiam o texto, em seguida responda:
Questão 1: De acordo com o texto, o ozônio é vilão ou mocinho? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Onde o ozônio é mais abundante? E onde ele também é encontrado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Quais fatores controbuem para alteração da camada de ozônio? E o que isso representa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Como o ozônio pode ser considera essencial para os seres vivos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Nessa atividade, vamos analisar as
informações que se encontra abaixo e, em seguida, responda o que se pede:
Questão 1: Qual a principal função da camada de ozônio na estratosfera?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: O que está acontecendo com a camada de ozônio ao longo dos anos e porque isso é preocupante?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Qual a relação da camada de ozônio com cancêr de pele? Comente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Leia a notícia abaixo e responda:
Questão 1: O que pode causar a destruição da camada de ozônio ao longo ods anos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Como a destruição da camada de ozônio pode ser prejudicial para o planeta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO: 6°/7ºANO
Nº DE AULA: 1° E 2° AULA CORREÇÃO DE FLUXO DATA____/____/______
HABILIDADE: (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
Leia o texto.
Fique atento à leitura sobre a terra e suas camadas. A Terra é formada por três camadas: A crosta terrestre que é a camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa, o manto que está localizada abaixo da crosta e apresenta propriedades sólidas. Por último podemos citar o núcleo que é a camada mais interna e quente da Terra. A biosfera diz respeito às regiões do planeta que possuem seres vivos, composta pela, Litosfera, Hisdrosfera e Atmosfera. A Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água. A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra e é dividida em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
01. Comparando a Terra a um ovo cozido, pode-se ter uma ideia de como o planeta é dividido em camadas. De acordo com a ilustração, é possível afirmar que a gema, a clara e a casca do ovo correspondem, respectivamente, às seguintes camadas da Terra:
02. A biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade) Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida. As três principais camadas que compõem a biosfera são: _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
03. Baseado no texto teórico desta atividade, você pode dizer que a atmosfera é: _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário