05 outubro, 2020

6º ANO A - B - C - D - CF CIÊNCIAS 17ª SEMANA - DJAN / JOÃO MIRANDA

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

 

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 17ª SEMANA

Prof. Djan / João Miranda

 

ANO/SEGMENTO: 6º  ANOS

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Terra e Universo

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Composição do ar / Efeito estufa / Camada de ozônio.

 

HABILIDADES: (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _______________________________________________

Escola: ______________________________________________________

6º/7º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

Atividade 1

Olá estudantes, hoje vocês irão compreender a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. Para isso, inicialmente, é necessário que leiam o texto, em seguida responda:



Questão 1: De acordo com o texto, o ozônio é vilão ou mocinho? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Onde o ozônio é mais abundante? E onde ele também é encontrado.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Quais fatores controbuem para alteração da camada de ozônio? E o que isso representa?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: Como o ozônio pode ser considera essencial para os seres vivos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 2

Nessa atividade, vamos analisar as informações que se encontra abaixo e, em seguida, responda o que se pede:

 


Questão 1: Qual a principal função da camada de ozônio na estratosfera?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: O que está acontecendo com a camada de ozônio ao longo dos anos e porque isso é preocupante?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Qual a relação da camada de ozônio com cancêr de pele? Comente.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 3

Leia a notícia abaixo e responda:



Questão 1: O que pode causar a destruição da camada de ozônio ao longo ods anos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Como a destruição da camada de ozônio pode ser prejudicial para o planeta?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA                            ANO: 6°/7ºANO

Nº DE AULA: 1° E 2°                         AULA CORREÇÃO DE FLUXO DATA____/____/______

 

HABILIDADE: (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

 

Leia o texto.

Fique atento à leitura sobre a terra e suas camadas. A Terra é formada por três camadas: A crosta terrestre que é a camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa, o manto que está localizada abaixo da crosta e apresenta propriedades sólidas. Por último podemos citar o núcleo que é a camada mais interna e quente da Terra.  A biosfera diz respeito às regiões do planeta que possuem seres vivos, composta pela, Litosfera, Hisdrosfera e Atmosfera. A Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água. A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra e é dividida em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

 

01. Comparando a Terra a um ovo cozido, pode-se ter uma ideia de como o planeta é dividido em camadas. De acordo com a ilustração, é possível afirmar que a gema, a clara e a casca do ovo correspondem, respectivamente, às seguintes camadas da Terra:  



 02. A biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade) Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida. As três principais camadas que compõem a biosfera são: _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

03. Baseado no texto teórico desta atividade, você pode dizer que a atmosfera é: _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário