05 outubro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 18ª SEMANA - ATIVIDADE COMPLEMENTAR - 8º ANOS

 ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Caro aluno, ao ler textos você certamente se depara com fatos e com opiniões relacionadas a estes fatos. Fato é algo que acontece independente de sua vontade e a opinião é o produto de sua visão sobre esse fato. O fato é aquilo que realmente aconteceu, que existe e pode ser provado, enquanto que a opinião é o que alguém pensa que ocorreu, uma interpretação dos fatos, é o ponto de vista que uma pessoa tem a respeito de algo, que tanto pode ser verdadeiro como não. A diferença entre um fato e uma opinião pode estar bem demarcada no texto ou pode exigir a integração de informações de diversas partes do texto. Para que se torne mais claro, observe a questão a seguir. Leia o texto a seguir.

 

Os livros e suas vozes

 

Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora do meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples e formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões. (...) quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.

                                                                         MEIRELES, Cecília. Obra Poética. Rio de janeiro: Aguillar, 1997.

 

 

1.  O trecho que contém a opinião da autora é

a)    “li os [livros] de histórias infantis, e os de adultos”.

b)    “Aquilo era uma história que não acabava nunca”.

c)    “Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples [...]

d)    “quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros [...]” 


Leia o texto a seguir.

 

Adolescência

 

Parece que dá pânico só de ouvir a palavra. A gente fica meio sem saber o que fazer. Até esquece que um dia já foi adolescente. Aliás, essa é a parte mais importante desse texto porque se a cada reação do filho/filha lembrássemos que um dia fomos iguais, tudo seria mais brando e tranquilo. No fundo, não é uma fase monstra. É uma fase de mudanças e de ambos os lados. De lá é a saída da infância, e de cá precisa mudar a chavinha e dialogar com o filho. Não vale mais dar ordens e esperar obediência. Adolescente precisa de escuta, porque precisa ser compreendido e se sentir compreendido. E quando ele não tem escuta dentro de casa, vai procurar em outro lugar. [...]

DELBONI, Carolina. Fonte: https://emais.estadao.com.br/blogs/kids/adolescencia/. Acesso em 26 ago 2019. Adaptado

 

1.  A opinião da autora é que a adolescência é uma fase

 a)    em que a gente fica meio sem saber o que fazer.

b)    importante para dar ordens e esperar obediência.

c)    na qual a gente até esquece que é adolescente.

d)    que necessita de escuta e muita compreensão.


Leia o texto a seguir.


 Fantasmas da seca

 

Remontam aos tempos coloniais os relatos mais antigos dos efeitos da seca sobre o que hoje corresponde ao território cearense. As narrativas registraram as investidas do fenômeno natural que ameaçava as vidas de povoações indígenas ou de ascendência europeia, por vezes forçando-as ao deixar seus lares. Deixar a terra para trás era, então, a alternativa limite para não se perecer junto à lavoura e ao gado. Fugia-se da fome e da morte, num cenário que não podia ser evitado, nem revertido, senão por intervenção divina.

No presente, o Sertão ainda é assolado pela estiagem. Não poderia ser diferente, dada sua geografia imutável. Contudo, o homem, sua lavoura e seus animais não são mais tão indefesos contra ela. Há desde paliativos até complexas soluções estruturais, garantidas pelos saberes científicos de diversas áreas. A combinação de gestão pública, investimento de recursos financeiros e conhecimento tecnológico podem hoje transformar desertos em áreas férteis. [...]

Combater os efeitos da seca, garantindo bem-estar das populações citadinas e rurais e a sobrevivência de arranjos econômicos locais, é urgente e não pode ser negligenciado. Ignorá-lo ou não honrá-lo é tão mais grave quando há condições técnicas para que tal embate seja travado, com relativo sucesso e com previsível minimização dos danos provocados pelo fenômeno climático. [...]

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/opiniao/editorial-fantasmas-da-seca-1.2134835. Acesso em 26 ago 2019.

 

 

1.  O trecho desse texto que expressa uma opinião é

 a) “Deixar a terra para trás era, então, a alternativa limite para não se perecer junto à lavoura e ao gado”.

b)    “Fugia-se da fome e da morte, num cenário que não podia ser evitado, nem revertido,

c)    senão por intervenção divina”.

d)    “No presente, o Sertão ainda é assolado pela estiagem. Não poderia ser diferente, dada

e)    sua geografia imutável”.

f)     “Combater os efeitos da seca, garantindo bem-estar das populações citadinas e rurais

g)    [...] é urgente [...]”.


Caro aluno, alguns textos apresentam a linguagem verbal associada à linguagem não verbal, como, por exemplo, propagandas, tiras, charges, fotos, desenhos, esquemas, gráficos e tabelas. Estes textos, chamados de textos multimodais, estão cada vez mais comuns em nossa sociedade e certamente você faz uso ou tem contato com eles, principalmente quando está na internet. Eles também estão nos outdoors, nas propagandas de TV, no rádio. Portanto, como a nossa sociedade está cada vez mais visual, é muito importante que você aprenda a interpretar este tipo de texto, relacionando os elementos visuais aos verbais. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.

Observe a tirinha a seguir.


Fonte: http://piadasnerds.etc.br/4089/. Acesso em 24 de junho de 2019.

 

04. Em relação à tirinha, pode se afirmar que o Aquaman

      a)    considera a poluição dos mares sua maior inimiga.

     b)    se recusa a se dar por vencido na luta contra a poluição.

     c)    consegue facilmente dar um fim à poluição dos mares.

     d)    acredita que o plástico irá governar os mares com sabedoria.


Observe o gráfico a seguir.



Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/infografico-dia-mundial-da-agua/. Acesso em 20 jan 2020.

 

04. A partir da leitura atenta do gráfico, pode-se afirmar que

 

a.    a falta de água é um problema centralizado nos estados da região nordeste.

b.    consumir carne todos os dias da semana pode ajudar a economizar água.

c.    são necessários mais de dois mil litros de água para produzir uma calça jeans.

d.    uma pequena parcela da população mundial ainda não tem acesso à água limpa.

 

Analise o infográfico abaixo.


Fonte: http://blog.videobes.com.br/2016/10/brasil ainda tem 59 milhoes de criancas e adolescentes sem acesso a internet.html.

Acessado em 24 de junho de 2019


04. De acordo com o infográfico, podemos afirmar que

              

        a. a região nordeste é a que apresenta a menor porcentagem de crianças e adolescentes conectados.

       b.    mais de 80% das crianças e adolescentes brasileiras são usuárias da internet.

       c.    o número de crianças e adolescentes que utilizam a internet é maior na região sul do país.

      d.    quase seis milhões de crianças e adolescentes brasileiras nunca acessaram a internet.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário