ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Caro aluno, ao ler textos você certamente se depara com fatos e com opiniões relacionadas a estes fatos. Fato é algo que acontece independente de sua vontade e a opinião é o produto de sua visão sobre esse fato. O fato é aquilo que realmente aconteceu, que existe e pode ser provado, enquanto que a opinião é o que alguém pensa que ocorreu, uma interpretação dos fatos, é o ponto de vista que uma pessoa tem a respeito de algo, que tanto pode ser verdadeiro como não. A diferença entre um fato e uma opinião pode estar bem demarcada no texto ou pode exigir a integração de informações de diversas partes do texto. Para que se torne mais claro, observe a questão a seguir. Leia o texto a seguir.
Os livros e suas vozes
Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora do meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples e formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões. (...) quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.
MEIRELES, Cecília. Obra Poética. Rio de janeiro: Aguillar, 1997.
1. O trecho que contém
a opinião da autora é
a) “li os [livros] de histórias infantis, e os de adultos”.
b) “Aquilo era uma história que não acabava nunca”.
c) “Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples [...]
d) “quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros [...]”
Leia o texto a seguir.
Adolescência
Parece que dá pânico só de ouvir a
palavra. A gente fica meio sem saber o que fazer. Até esquece que um dia já foi
adolescente. Aliás, essa é a parte mais importante desse texto porque se a cada
reação do filho/filha lembrássemos que um dia fomos iguais, tudo seria mais
brando e tranquilo. No fundo, não é uma fase monstra. É uma fase de mudanças e
de ambos os lados. De lá é a saída da infância, e de cá precisa mudar a
chavinha e dialogar com o filho. Não vale mais dar ordens e esperar obediência.
Adolescente precisa de escuta, porque precisa ser compreendido e se sentir
compreendido. E quando ele não tem escuta dentro de casa, vai procurar em outro
lugar. [...]
DELBONI,
Carolina. Fonte: https://emais.estadao.com.br/blogs/kids/adolescencia/. Acesso
em 26 ago 2019. Adaptado
1. A opinião da autora é que a adolescência é uma fase
b) importante para dar ordens e esperar obediência.
c) na qual a gente até esquece que é adolescente.
d) que necessita de escuta e muita compreensão.
Leia o texto a seguir.
Fantasmas da seca
Remontam aos tempos coloniais os relatos
mais antigos dos efeitos da seca sobre o que hoje corresponde ao território
cearense. As narrativas registraram as investidas do fenômeno natural que
ameaçava as vidas de povoações indígenas ou de ascendência europeia, por vezes
forçando-as ao deixar seus lares. Deixar a terra para trás era, então, a
alternativa limite para não se perecer junto à lavoura e ao gado. Fugia-se da
fome e da morte, num cenário que não podia ser evitado, nem revertido, senão
por intervenção divina.
No presente, o Sertão ainda é assolado
pela estiagem. Não poderia ser diferente, dada sua geografia imutável. Contudo,
o homem, sua lavoura e seus animais não são mais tão indefesos contra ela. Há
desde paliativos até complexas soluções estruturais, garantidas pelos saberes
científicos de diversas áreas. A combinação de gestão pública, investimento de
recursos financeiros e conhecimento tecnológico podem hoje transformar desertos
em áreas férteis. [...]
Combater os efeitos da seca, garantindo
bem-estar das populações citadinas e rurais e a sobrevivência de arranjos
econômicos locais, é urgente e não pode ser negligenciado. Ignorá-lo ou não
honrá-lo é tão mais grave quando há condições técnicas para que tal embate seja
travado, com relativo sucesso e com previsível minimização dos danos provocados pelo fenômeno climático. [...]
Fonte:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/opiniao/editorial-fantasmas-da-seca-1.2134835.
Acesso em 26 ago 2019.
1. O trecho desse texto que expressa uma opinião é
a) “Deixar a terra para trás era, então, a alternativa limite para não se perecer junto à lavoura e ao gado”.
b) “Fugia-se da fome e
da morte, num cenário que não podia ser evitado, nem revertido,
c)
senão por intervenção divina”.
d)
“No presente, o Sertão ainda é assolado
pela estiagem. Não poderia ser diferente, dada
e)
sua geografia imutável”.
f) “Combater os efeitos da seca, garantindo bem-estar das populações citadinas e rurais
g) [...] é urgente [...]”.
Caro aluno, alguns textos apresentam a linguagem verbal associada à linguagem não verbal, como, por exemplo, propagandas, tiras, charges, fotos, desenhos, esquemas, gráficos e tabelas. Estes textos, chamados de textos multimodais, estão cada vez mais comuns em nossa sociedade e certamente você faz uso ou tem contato com eles, principalmente quando está na internet. Eles também estão nos outdoors, nas propagandas de TV, no rádio. Portanto, como a nossa sociedade está cada vez mais visual, é muito importante que você aprenda a interpretar este tipo de texto, relacionando os elementos visuais aos verbais. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.
Observe a tirinha a seguir.
04. Em relação à
tirinha, pode se afirmar que o Aquaman
b) se recusa a se dar por vencido na luta contra a poluição.
c) consegue facilmente dar um fim à poluição dos mares.
d) acredita que o plástico irá governar os mares com sabedoria.
Observe o gráfico
a seguir.
Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/infografico-dia-mundial-da-agua/.
Acesso em 20 jan 2020.
04. A partir da leitura
atenta do gráfico, pode-se afirmar que
a. a falta de água é um
problema centralizado nos estados da região
nordeste.
b. consumir carne todos
os dias da semana pode ajudar a economizar água.
c. são necessários mais
de dois mil litros de água para produzir uma calça jeans.
d. uma pequena parcela
da população mundial ainda não tem acesso à água limpa.
Analise o
infográfico abaixo.
Fonte: http://blog.videobes.com.br/2016/10/brasil
ainda tem 59 milhoes de criancas e
adolescentes sem acesso
a internet.html.
Acessado em 24 de junho de 2019
04. De acordo com o
infográfico, podemos afirmar que
a. a região nordeste é a que apresenta a menor porcentagem de crianças e adolescentes conectados.
b.
mais de 80% das crianças e adolescentes brasileiras
são usuárias da internet.
c. o número de crianças
e adolescentes que utilizam a internet é maior na região sul do país.
d. quase seis milhões
de crianças e adolescentes brasileiras nunca acessaram a internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário