05 outubro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 18ª SEMANA - ATIVIDADE AVALIATIVA - 8º ANOS - TODOS

 Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profs: Leonardo / Marcos/ Mariane

Objeto do conhecimento: Atividade Avaliativa

Aluno (a): _______________________________________________________________

 

                                      

                                  ATIVIDADE AVALIATIVA

 

 

Nas atividades anteriores, nós vimos o gênero textual cordel! Agora que você conhece um pouco mais sobre ele, vamos ver o que você aprendeu?

 

Observe a imagem abaixo que nos mostra a capa de um livro de cordel de um poeta popular chamado “Tião Simpatia”.

Questão 1. Observe a imagem da terra na capa do cordel. Que relação essa imagem tem com a temática coronavirus?

 

a)    Os pontos desenhados sobre a terra, querem alertar para os cuidados e novas maneiras de ver a vida a partir da situação de quarentena.

b)    Os pontos elevados querem mostrar o desafio para combater o corona e outros males.

c)    Os pontos servem para demonstrar que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar.

d)    Os pontos significam que a doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão entre várias pessoas.

 

 

Questão 2. Com o que você observou na imagem a cima e o que você entende de cordel, marque a opção correta:

 

a)    Cordel é da literatura popular e quem escreve são apenas autores nordestinos.

b)    Cordéis são textos rimados, impressos em folhetos e sempre pendurados em cordas.

c)    O cordel tem como estrutura a rima, métrica e oração e trata sobre questões sociais.

d)    O cordel contém textos que abordam os problemas sociais do sertão, não podendo haver temáticas com  problemas atuais.

 

 

 Observe a imagem.


Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/cordel/574457 . Acesso em 13 de ago. de 2020.

 

Questão 3. O cordel nasceu em Portugal, no século  XVI  começou  a  se  popularizar  pelo mundo recontando histórias, poesias e contos por meio da oralidade. O nome cordel originou-se porque os poetas expunham suas obras penduradas em

 

a) Arames

b) Cordões

c) Correntes

d) Pregos

 

No dia 08 de outubro é comemorado o dia do Nordestino, a data foi criada em  homenagem  um  dos  ícones da  cultura nordestina no  século  XX,  Antônio  Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, popular poeta, cantor e compositor cearense.

 



Questão 4. Ao observar a imagem ilustrativa de Patativa do Assaré, percebe-se que o autor utilizou-se de uma técnica de gravura típica da literatura de cordel denominada:

 

a) Xilogravura

b) Pintura em tela

c) Tirinha

d) Charge

 

Questão 5. Nas últimas semanas, nós temos lido o livro paradidático que conta exatamente a história do Patativa do Assaré no formato cordel. De acordo com o que foi lido, marque a opcção incorreta:

a)     O livro Patativa, o passarinho que canta poesias traz vários cordéis da autoria de Patativa do Assaré.

b)    O cordel vai falar sobre o nascimento, a infância, a vida e talento de Antônio Gonçalves da Silva.

c)    A obra vai contar como Patativa do Assaré se tornou um grande escritor do cordel nordestino.

d)    A história trata sobre a vida difícil de Antônio Gonçalves da Silva, perdendo o pai muito cedo e tendo que trabalhar muito novo, mesmo assim sempre encontrava tempo para suas proezas no cordel.

 

 

Agora que você foi entendendo como funciona a estrutura e características do cordel, vamos ler um texto abaixo da autoria de Tião Simpatia, o mesmo autor da capa do cordel no início de sua avaliação.

 

                         Cordel do coronavirus (Tião Simpatia, Granja-Ce)

I


Como um rastilho de Pólvora a COVID 19
Espalha-se pelo mundo
E o pânico promove!
Mas tem gente que “faz hora”,
Ironiza, ignora
Esse perigo iminente.
Prevenção é o remédio
Ainda que cause tédio

II
Mas quando ficar em casa
Não for uma opção?
O jeito é entregar a Deus
E pedir Sua proteção.
Nem preciso repetir
Quais os métodos a seguir
Pois sei que você já sabe...
Que Deus abençoe seu dia
E que essa pandemia
Passe logo! Logo acabe!

III
Lave as mãos com álcool em gel,
Ou com água e sabão!
Também faça uma limpeza
Na alma e no coração.
E por favor, não esqueça
De limpar bem a cabeça
Filtrando os bons pensamentos
Expurgue do coração
O ódio, a ambição,
Da alma, os ressentimentos.

IV
Isole-se para o mundo,
Para o mundo exterior!
Permita-se viajar
No seu mundo interior.
Faça uma reflexão
Sobre a vida, sobre o quão
Importante é amar...
Mantenha a serenidade,
Reflita sobre amizade,
Sobre o que deve importar.
(...)

VIII
Temos que deixar de lado
Nossas arestas políticas
Que polarizam o País
Tornando as coisas mais críticas!
Não vamos nos dividir,
Precisamos nos unir,
Usemos a inteligência!
Não ponha lenha no fogo
Aqui o que tá em jogo
É nossa sobrevivência.
(...)

XVII
Vamos tecer uma rede
De solidariedade
Com o tecido da esperança
E os punhos da amizade.
Armar do Sul para o Norte
Essa rede larga e forte,
Deixá-la bem estendida...
Pra quando a crise passar
A gente se balançar
Cantando a canção da vida!

XVIII
O desafio está feito
E eu quero ver quem aceita!
Independente se é
De esquerda o de direita.
Não é sigla partidária,
É questão humanitária
O cerne dessa questão!
Como e quem ajudar?
Basta querer enxergar
E logo verá quem são!


Questão 6. Após a leitura, qual é o assunto principal abordado no texto?

a)   O texto informa sobre os sintomas do covid-19.

b)   O texto fala sobre uma temática ainda atual (coronavirus) e que acontece no mundo todo.

c)   O cordel quer ensinar alguns cuidados que se deve ter para se prevenir contra o coronavirus.

d)   O cordel denuncia as pessoas que não estão respeitando o isolamento.

 

 

Questão 7. O texto acima é marcado  por  rimas.  Entende-se  que  rimas  são  efeitos  produzidos pelo cordel e poesia por meio da:

a) Aproximação sonora entre versos e estrofes..

b) Repetições das palavras ou expressões.

c) Aproximação sonora entre palavras ou expressões.

d) Repetições de versos no final de cada estrofe.

 

Questão 8.  No cordel existem palavras que não são muito comuns do nosso dia-a-dia. No texto a cima as palavras expurgue e rastilho são um exemplo disso e significam respectivamente:

a)   Colocar, tiro.

b)   Tirar, atirar.

c)   Limpar, osso.

d)   Limpar, corda.

 

 

Questão 9. Leia no texto a frase: “Mas tem gente que “faz hora”. A expressão “faz hora” significa:

a)   ...que demora demais.

b)   ...que não se importa.

c)   ...que diz a hora.

d)   ...que se aproveita de tudo.

 

 

Questão 10.  Com a leitura do texto, qual a mensagem importante que ele quer passar para seu leitor?

a)   O texto reflete sobre todas as problemáticas que o coronavirus tem trazido neste tempo de isolamento.

b)   O cordel quer informar a importância de se está bem fisicamente e mentalmente durante a pandemia, comentando sobre a solidariedade e união de todos como necessárias  neste momento.

c)   )  O texto trata de focar na preocupação dos cuidados do uso de alcool em gel ou água e sabão e se possível, todos ficarem em casa.

d)   O cordel traz uma mensagem religiosa, pedindo proteção a Deus neste momento de pandemia.

MARQUE AQUI SEU GABARITO

 

             

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

                

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário