Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
7º ANOS - ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 17ª SEMANA
Prof. Djan / Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º ANOS
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Terra
e Universo
OBJETO DO CONHECIMENTO: Sistema Sol, Terra e Lua
HABILIDADES: (EF08CI12) Justificar, por
meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das
fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e
Lua
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola:
______________________________________________________
7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá estudantes, hoje vocês irão compreender as posições da
Terra, da Lua e do Sol, durante o dia e a noite, e ainda, vocês irão vivenciar
um “dia de astro” e irão representar os movimentos desses corpos celestes. Inicialmente observe as imagens a
seguir e depois responda:
Questão 1: O que está iluminando um lado da
Terra? Porque o outro lado está escuro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2:
Por qual razão exitem dias e noites? E porque dificelmente, vemos outras
estrelas, além do sol, durante o dia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Quais os principais astro que
você conhece do sistema solar.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Descreva o que você observa nessas
três imagens anteriores.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Nessa atividade, vamos analisar as
informações que se encontra abaixo e, em seguida, responda o que se pede:
Questão 1: O que você entende por rotação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: O que aconteceria se a Terra não realizasse o movimento de rotação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Comente, se a Lua está sempre
presente no céu, como nem sempre vemos ela?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Você sabe o que é o movimento de
translação? E de revolução? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Nessas atividades, sem pesquisas, vamos
tentar descrever ou desenhar o que aprendemos
Questão única: Produza um esquema das posições do Sol, da Lua e da Terra, para estes cenários (nos dois casos). Pode ser explicação ou desenho.
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
PROJETO DE ATIVIDADES
COMPLEMENTARES – 2020
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO: 7°/8º ANO
Nº DE AULA: 1° E 2° AULA DATA____/____/___ CORREÇÃO DE FLUXO
HABILIDADE: (EF07CI13) Descrever o mecanismo
natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida
na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial
(queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e
implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Leia o texto:
Vamos falar um pouco sobre os poluentes do ar e
suas consequências como o efeito estufa? Existem na atmosfera vários agentes
poluentes. Eles são produzidos, principalmente, por automóveis, motocicletas,
aviões, fábricas, queimadas, centrais termoelétricas, geradores movidos a
combustíveis fósseis, vulcões e etc. O Dióxido de carbono (gás carbônico CO2) é
um gás poluidor que resulta também de processos naturais e, a cada dia, sua
concentração no ar aumenta, sendo ele um dos principais responsáveis pelo
efeito estufa. Quando há queima incompleta de combustível nos carros, são
liberados também monóxido de carbono (CO), que se une estavelmente à
hemoglobina provocando asfixia no ser humano podendo até matar. O efeito estufa
em si é um processo natural que ocorre na nossa atmosfera e que é benéfico,
pois mantém a temperatura do planeta amena e sem grandes variações. No entanto,
o problema é a exacerbação desse efeito, o que leva ao aquecimento global. O
aumento do efeito estufa é obtido pelo aumento da produção de gás carbônico e
metano que absorvem o calor criando uma barreira.
01. O
gás metano CH4 e o gás carbônico (CO2) são substâncias que tem a capacidade de
absorver calor. O acúmulo desses dois gases provoca um fenômeno conhecido por:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Os
escapamentos dos carros liberam gás sem cor ou cheiro que se associa à
hemoglobina, provocando dor de cabeça e redução da capacidade respiratória. Em
altas concentrações, provoca asfixia e pode até matar. Esse gás é o
_______________________.
03 - O efeito estufa, segundo as teorias mais
aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das
temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo: a) natural, porém intensificado
pela ação humana.
b) natural, sem relação com as práticas
sociais.
c) artificial, ou seja, resultado direto da
interferência antrópica sobre o meio.
d) recente, não havendo registros de sua
existência em épocas geológicas antigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário