05 outubro, 2020

7ª ANO A - B - C - D - CF CIÊNCIAS 17ª SEMANA - JOÃO MIRANDA / DJAN

 

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

 

7º ANOS - ANOS FINAIS

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 17ª SEMANA

Prof. Djan / Prof. João Miranda

 

ANO/SEGMENTO: 7º ANOS

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Terra e Universo

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: Sistema Sol, Terra e Lua

 

HABILIDADES: (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _______________________________________________

Escola: ______________________________________________________

7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

Atividade 1

Olá estudantes, hoje vocês irão compreender as posições da Terra, da Lua e do Sol, durante o dia e a noite, e ainda, vocês irão vivenciar um “dia de astro” e irão representar os movimentos desses corpos celestes. Inicialmente observe as imagens a seguir e depois responda:



Questão 1: O que está iluminando um lado da Terra? Porque o outro lado está escuro?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Por qual razão exitem dias e noites? E porque dificelmente, vemos outras estrelas, além do sol, durante o dia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Quais os principais astro que você conhece do sistema solar.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: Descreva o que você observa nessas três imagens anteriores.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 2

Nessa atividade, vamos analisar as informações que se encontra abaixo e, em seguida, responda o que se pede:

Questão 1: O que você entende por rotação?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: O que aconteceria se a Terra não realizasse o movimento de rotação?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Comente, se a Lua está sempre presente no céu, como nem sempre vemos ela?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 4: Você sabe o que é o movimento de translação? E de revolução? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 3

Nessas atividades, sem pesquisas, vamos tentar descrever ou desenhar o que aprendemos

  

Questão única: Produza um esquema das posições do Sol, da Lua e da Terra, para estes cenários (nos dois casos). Pode ser explicação ou desenho.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020

 

COMPONENTE CURRICULAR:      CIÊNCIAS DA NATUREZA                     ANO: 7°/8º ANO

Nº DE AULA: 1° E 2° AULA                DATA____/____/___              CORREÇÃO DE FLUXO

 

HABILIDADE: (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

 

Leia o texto:

Vamos falar um pouco sobre os poluentes do ar e suas consequências como o efeito estufa? Existem na atmosfera vários agentes poluentes. Eles são produzidos, principalmente, por automóveis, motocicletas, aviões, fábricas, queimadas, centrais termoelétricas, geradores movidos a combustíveis fósseis, vulcões e etc. O Dióxido de carbono (gás carbônico CO2) é um gás poluidor que resulta também de processos naturais e, a cada dia, sua concentração no ar aumenta, sendo ele um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. Quando há queima incompleta de combustível nos carros, são liberados também monóxido de carbono (CO), que se une estavelmente à hemoglobina provocando asfixia no ser humano podendo até matar. O efeito estufa em si é um processo natural que ocorre na nossa atmosfera e que é benéfico, pois mantém a temperatura do planeta amena e sem grandes variações. No entanto, o problema é a exacerbação desse efeito, o que leva ao aquecimento global. O aumento do efeito estufa é obtido pelo aumento da produção de gás carbônico e metano que absorvem o calor criando uma barreira.

01.  O gás metano CH4 e o gás carbônico (CO2) são substâncias que tem a capacidade de absorver calor. O acúmulo desses dois gases provoca um fenômeno conhecido por: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

02.   Os escapamentos dos carros liberam gás sem cor ou cheiro que se associa à hemoglobina, provocando dor de cabeça e redução da capacidade respiratória. Em altas concentrações, provoca asfixia e pode até matar. Esse gás é o _______________________.

 

03 - O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo: a) natural, porém intensificado pela ação humana.

b) natural, sem relação com as práticas sociais.

c) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.

d) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário