10 outubro, 2020

8º ANOS CIÊNCIAS - AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE - JOÃO MIRANDA

 

ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 8º ANOS A – B – C – D MANHÃ / TARDE

3º BIMESTRE – PROFESSOR JOÃO MIRANDA

 

01. Essa questão é baseada nas atividades da 4ª semana (EF08CI13). Sobre essas habilidades, assinale a única alternativa que contém uma informação INCORRETA.

A) rotação é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

B) movimento de translação dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas.

C) rotação é o movimento realizado pela Terra, cuja trajetória dá-se ao redor do Sol.

D) translação é um dos movimentos realizados pela Terra, cuja trajetória dá-se ao redor do Sol.

 

02. Durante nossas aulas conectadas e especialmente na aula da 5ª semana (EF08CI08), nós falamos muito sobre mecanismo reprodutivos e sexualidade. A partir desse assunto, leia as informações a seguir e responda: Compreendemos que os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).

Sobre isso assinale a alternativa que não corresponde a um hormônio sexual humano.

A) Testosterona.

B) Progesterona.

C) Antígenos.

D) Estrógeno

 

03. Ainda baseado nas atividades da 5ª semana e das habilidade em questão (EF08CI08). Leia e responda:

É um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se física e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Essa fase é a:

A) Adolescência.

B) Puberdade.

C) Adulta.

D) Velhice.

 

04. Na atividade da 6ª semana (EF08CI12), nós compreendemos um pouco sobre as fases da lua. A partir do que compreendemos na aula mencionada e na imagem a baixo, responda corretamente o que se pede.

Com o auxílio da figura abaixo que representa a Lua em diferentes posições de sua órbita ao redor da Terra, as fases da Lua ocorrem em que ordem?


A) Nova, Crescente, Cheia e Minguante.

B) Nova, Minguante, Cheia e Crescente.

C) Nova, Cheia, Crescente e Minguante.

D) Nova, Crescente, Minguante e Cheia.

 

05. Baseando-se nas atividades e habilidades da 7ª semana (EF08CI15), responda o que se pede:

Assinale a alternativa que não corresponde a um instrumento meteorológico.

A) Birutas.

B) Pluviômetros.

C) Anemômetros.

D) Radares.

 

06. Ainda sobre essa habilidade (EF08CI15), porém dessa vez estudado na aula da 8ª semana, assinale a única alternativa incorreta.

A) A meteorologia é o estudo científico do tempo.

B) A palavra tempo em meteorologia é a mesma coisa que a passagem dos dias.

C) O clima é a média das condições meteorológicas em determinada área ao longo de um período maior.

D) O tempo é o conjunto de condições meteorológicas em um dia determinado, em uma área determinada.

 

07. De acordo com a atividade da 10ª semana (EF08CI02). Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, e assinale a sequência correta de cima para baixo:

(1) Circuito elétrico

(2) Interruptor 

(3) Gerador

(4) Condutor

(      ) permitem às pessoas controlar o fluxo da corrente elétrica através dos circuitos.

(      ) são os caminhos para a transmissão da corrente elétrica, isto é, para transportar eletricidade.

(      ) são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre

(      ) é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química, ou outra forma de energia em energia elétrica

A) 2; 3; 1; 4.

B) 2; 3; 1; 4.

C) 2; 1; 4; 3.

D) 2; 1; 3; 4.

 

08. Questão baseada na atividade da 12ª semana (EF08CI03). Qual alternativa a seguir, não representa uma forma de “energia” que nossos equipamentos eletrônicos em nossas casas transformam a energia elétrica?

A) Energia sonora.

B) Energia térmica.

C) Energia luminosa.

D) Energia nuclear.

 

09. De acordo com o que vimos na aula da 15ª semana (EF08CI07). Não é um exemplo de reprodução.

A) Brotamento

B) Mineralização

C) Esporulação

D) Partenogênese

 

10. Como estudamos na 16ª semana (EF08CI08), na puberdade passamos por muitas transformações físicas e biológicas, muitas delas diferenciando-se em machos e fêmeas. Sobre isso, assinale a alternativa que representa uma alteração que geralmente acontece só em machos na puberdade.

A) Crescimento corporal rápido.

B) Alteração na voz.

C) Desenvolvimento de pelos.

D) Aumento da produção hormonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário