EDUCAÇÃO FÍSICA
(28.09.2020 a 30.09.2020)
Ano/Etapa: EJA III e IV
Componente Curricular: Educação Física
Objeto do Conhecimento: Esportes de Invasão – práticas corporais de aventura na natureza
Habilidades: (EF89EF01);
PARTE 1
Atividade teórica
Principais Regras do vôlei
1. como padrão, um jogo de vôlei tem 5 sets, sem tempo definido em cada um deles ou no total;
2. para terminar um set, uma das equipes tem que alcançar 25 pontos, com 2 pontos de vantagem sobre o adversário. Caso não exista essa vantagem, a partida prossegue até que uma das equipes abra 2 pontos de diferença e vença o set;
3. no entanto, uma exceção no tamanho dos sets ocorre quando os dois times vencem, cada um, dois sets, empatando a partida em 2 x 2. Então, um quinto e último set é disputado, conhecido como tie break.
4. O tie break vai até 15 pontos, vencendo a equipe que atingir essa pontuação primeiro com uma vantagem de 2 pontos. Caso a vantagem não exista, a partida é jogada até que o desempate atinja esses 2 pontos, quando se conhece o vencedor por 3 sets contra 2.
5. a partida sempre começa com um saque e, após o apito do árbitro, o jogador tem até 8 segundos para efetuá-lo;
6. após o saque, cada equipe poderá tocar até três vezes na bola antes de passá- la para o lado adversário, com um ataque ou uma devolução simples, mas é proibido que um jogador dê dois toques seguidos na bola. É importante lembrar que o toque no bloqueio não conta;
7. toda vez que a equipe adversária sacar e sofrer um ponto, o outro time deve fazer um rodízio na posição dos jogadores que estão em quadra, o que dá movimento as peças em quadra e melhora a dinâmica e os embates do jogo;
8. no bloqueio, os jogadores podem tocar na bola além da rede, entretanto, essa ação não pode interferir no golpe de ataque do outro time, ou seja, invadir seu espaço, o que invalidaria a jogada e daria um ponto de graça para o adversário;
9. quando a bola cai fora das linhas demarcatórias ou toca nas antenas e nos cabos, ela é considerada fora. O mesmo acontece quando ela cruza o espaço de fora das antenas;
10. os atletas não podem pisar na quadra adversária ou tocar na rede. Em qualquer dessas hipóteses, o adversário pontua.
Assista ao vídeo abaixo para que compreenda melhor as regras:
Link com as regras desse jogo: https://www.youtube.com/watch?v=CQXEUPoA2_Y
Parte 2: Atividade teórica (caderno)
1ª)
Pesquise como é feito o rodízio entre os jogadores.
2ª) Observe a frase, veja onde está o erro e corrija-o como se você fosse o árbitro do jogo:
A bola tocou o teto do ginásio e o atleta continuou o jogo:
O atleta que estava na posição 6 realizou o saque.
O atleta pisou na linha e realizou o saque.
O atleta que estava na parte de trás da quadra realizou um ataque
Parte 3: Atividade prática
Material: bola leve, fita ou cordão, apito Atividade 1:
Amarre a fita a uma altura média entre os participantes.
Escolha um para atuar como árbitro e comecem a tocar a bola de um lado para o
outro da fita (rede). Vocês já fizeram na aula anterior esse tipo de jogo.
Agora o objetivo dessa atividade é que todos experimentem
a posição de árbitro do jogo, então, estabeleçam até quantos pontos será a
partida e quando a partida acabar, troquem de posição e escolham quem será o
árbitro da partida seguinte.
Não esqueçam de lavar as mãos
constantemente e não tocar o rosto.
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