07 outubro, 2020

GEOGRAFIA - 18ª SEMANA - ATIVIVIDADE AVALIATIVA - 7º ANOS - TODOS

 E.E.E.F.DALVA PONTES     

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ANO        

PROFESSORA MARA CIBELLE E PROFESSOR SÉRGIO.  

OBS:   NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR NA ATIVIDADE NOME COMPLETO, SÉRIE, TURNO E TURMA

UNIDADES TEMÁTICAS                                                                                                        

Formas de representação e pensamento espacial.

 

1- Conforme o texto já estudado ,se  preferir  releia  e responda as perguntas  abaixo:

O pensamento espacial é um conceito central em nossas pesquisas na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, pois estão fundamentadas nos conceitos geográficos, nas representações espaciais e nas habilidades do pensamento. Este tipo de pensamento consiste na mobilização do raciocínio sobre o espaço e a representação espacial, promovendo a alfabetização cartográfica e a Educação Geográfica. O objetivo deste é discutir o papel dos mapas mentais no desenvolvimento dos conceitos de cidade, lugar e de paisagem, conceitos estruturantes para Educação Geográfica, tanto para crianças de 5 a 6 anos na Educação Infantil quanto na formação docente, no curso de Pedagogia. O mapa mental foi a representação espacial escolhida como instrumento de pesquisa produzido em Sequências Didáticas. Os mapas mentais apresentam as características fundamentais da localização tais como as condições, como é o lugar e o que existe nele, ou seja, a compreensão das características que pode ser verificada em um lugar, e as conexões, que consiste em compreender como este lugar está ligado aos outros lugares. Em sala de aula, em todos os níveis de ensino, a- elaboração e mapas permite o professor compreender o pensamento e espacial que o aluno tem e o que pensa sobre um determinado espaço e tema. Tomamos a cartografia enquanto uma linguagem que permite desenvolver as relações espaciais e temporais e as noções de orientação, distância e localização, construindo os conceitos da ciência geográfica.

a- O que é cartografia em relação a linguagem?  (1 ponto)

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b- O que os mapas mentais  representam? (1ponto)

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c-  Em  que  consiste o pensamento? (2 pontos)  

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2- Responda o que se pede conforme o texto:

A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na  América. A primeira região a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o nordestino. Ali se estabeleceram as plantações de cana de açúcar, os engenhos, e os portos. Paralelo a isso, os colonos organizavam expedições em busca de mão de obra, metais e pedras preciosas.   O Tratado de Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a primeira atividade econômica foi à exploração do pau brasil e em seguida, o plantio da cana de açúcar. Observe o aspecto do mapa brasileiro com os limites do Tratado de Tordesilhas e as capitanias hereditárias: om a União Ibérica (1580 - 1640), Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade. Desta maneira, os colonos portugueses podem ir para o interior. Com isso, encontram ouro e pedras preciosas nas regiões hoje conhecidas como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. O fim da União Ibérica e o restabelecimento da monarquia em Portugal, os portugueses se expandem para o sul e fundam a Colônia do Sacramento, em 1680. A fim de resguardar aquelas terras, os espanhóis respondem criando Os Sete Povos das Missõeonde jesuítas e índios guaranis viveriam.

 


 a) Quando começou a formação do território brasileiro? (2 pontos)


b) Qual a primeira região a ser povoada pelos portugueses? (2 pontos)


c) O que obriga o tratado de Tordesilhas? (2 pontos)


BOM DESEMPENHO!

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