E.E.I.E.F Dalva Pontes da Rocha
ATIVIDADE COMPLEMENTAR - EJA
NOME:_________________________________________NÚMERO______
DATA___/___/__
AULA 1 E 2 – PROFESSOR ZACARIAS
1) (Mais PAIC – 2019) Em uma
indústria de papéis, a manutenção das máquinas é feita frequentemente por três
equipes. De 5 em 5 dias, uma das equipes faz a revisão dos sistemas elétricos;
de 10 em 10 dias, uma segunda equipe verifica a integridade mecânica dessas
máquinas, e de 15 em 15 dias, a terceira equipe efetua a limpeza das máquinas.
Em um determinado dia, essas três equipes trabalharam juntas na manutenção
dessas máquinas. Em quantos dias as três equipes realizarão seus trabalhos
juntas novamente?
A) 5. B) 10. C) 30. D) 750.
2) (OMGABC-SP) Para contar o
número de objetos contidos num recipiente, um aluno adotou a seguinte
estratégia: contava os objetos de 20 em 20, sendo que a cada 20, separava um
dos que não foram contados, para lembrar quantos objetos já tinham sido
contados. Num determinado momento, percebeu que faltavam apenas 5 objetos para
serem contados, e que havia separado 4 objetos. Portanto o número total de
objetos que havia no recipiente era:
A) 85. B) 89. C) 100. D) 104. E)105.
3) (Mais PAIC – 2018) Um artista
plástico irá construir, em uma parede de sua residência, um mosaico feito de
quadrados de madeira. Para produzi-los, comprou placas retangulares de madeira
cujas dimensões são 256 cm e 96 cm e cortou os quadrados com o maior lado
possível, de forma que não houvesse desperdício e que cada placa de madeira
fosse usada completamente. Qual é a medida, em cm, dos lados dos quadrados que
o artista cortou?
A) 32. B) 40. C) 80. D) 96.
4) (IBMEC-SP) Um professor
decidiu dividir os alunos de uma classe em grupos para realizar um trabalho. Ao
tentar dividi-los em grupos de 4 componentes, constatou que restaria um aluno
sem grupo. Quando tentou dividir a sala em grupos de 5 componentes, novamente
sobrou um aluno sem grupo. Por fim, o professor percebeu que, formando iguais
quantidades de grupos de 4 e 5 componentes, nenhum aluno ficaria sem grupo.
Calcule o número de alunos dessa classe, sabendo que esse número é menor do que
100.
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