02 outubro, 2020

RELIGIÃO - REVISÃO PARA AVALIAÇÃO - PROF(A): MARA CIBELLE - 7º ANO - CORREÇÃO DE FLUXO

 E.E.E.F.DALVA PONTES   

REVISÃO PARA AVALIAÇÃO.    

3 BIMESTRE   

PROFESSORA: MARA CIBELLE.     

OBS: NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR NA ATIVIDADE     NOME COMPLETO, SÉRIE, TURNO E TURMA.    


                                                                             

a- RELATE EM POUCAS LINHAS SOBRE O QUE VOCÊ ENTENDE POR DIREITO A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, CRENÇA OU MESMO CONVICÇÃO. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

A Filosofia como prática de vida

A Filosofia é muito mais que um exercício reflexivo, ela é antes de tudo uma prática de vida. Seu próprio nome já traz esse desejo (Filo – Amor / Sofia – Sabedoria). Ou seja, a Filosofia, como “amor à sabedoria”, é algo que só se adquire através de uma prática. Isso, porque tanto a sabedoria quanto o amor não são obtidos por mera especulação, mas sempre precisam de ações para se efetivarem. Sábio e quem ama são, antes de tudo, sujeitos que se colocaram a praticar a sabedoria e o amor. A Filosofia se revela como prática também na sua tentativa de falar sobre algo de que não temos provas e que se aceita mediante testemunhos. Ela procura tratar de assuntos aparentemente simples, mas a cujas respostas só se chega por meio de reflexões bastante complexas. No final, a resposta também é simples e é esse talvez um dos seus melhores aspectos. Estudar a história da filosofia e uma gama de filósofos que fizeram muitas digressões, argumentos e silogismos para chegar a resultados tão interessantes sobre os assuntos mais simples da vida cotidiana inspira a vontade de investigá-los. Temas comuns como liberdade, vontade, ideias, Deus, adquirem novo sentido e são levados, às vezes, aos extremos do pensamento. No final dessa grande tarefa de explicar coisas que para os leigos são tão simples, chega-se a uma conclusão que, por vezes, gera a pergunta: “Por que nunca pensei nisso?”. A Filosofia é algo maravilhoso e inspira o pensamento. Estudá-la implica assumir para si uma nova postura sobre a vida, uma prática que perpassa muito mais que uma simples matéria a ser lecionada. Neste sentido, os filósofos do helenismo nos ensinam que apenas a Filosofia seria capaz de nos conduzir a um bem viver, pois somente ela é capaz de dar ao homem um sentido em meio ao caos. É o que aconteceu a Boécio, que, a se ver preso, foi consolado pela personificação da Filosofia lhe dizendo como agir para manter seu espírito firme. A Filosofia não visa, no entanto, apenas um aspecto pragmático ou uma solução para os problemas, embora os filósofos tenham tentado dar algum tipo de solução para a questão do melhor viver. Ela nunca se eximiu do mundo. Um filósofo está sempre tentando resolver um problema de seu tempo, por mais abstrato que seja alguma proposta sua. Por isso, uma filosofia só é devidamente compreendida quando também se compreende o mundo em que seu pensador viveu.

COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA AS PERGUNTAS:

 

a-O QUE É A FILOSOFIA?

b- COMO A FILOSOFIA SE REVELA?

c- QUAIS TEMAS MAIS ABORDADOS NESSA FILOSOFIA?


Influência da mídia do cotidiano


Sabe-se que a mídia possui grande influência na vida das pessoas, sendo que, pode ser tanto positiva quanto negativa. O importante é que tenhamos a consciência de saber diferenciar ambas as coisas, para que assim, não criemos prejulgamentos, que muitas vezes não coincidem com a realidade. É evidente a grande manipulação da informação, que vem de forma incorreta, não repassando a notícia de forma verdadeira e integral para a população.
Crianças, jovens, adolescentes e adultos estão interligadas a um ciclo muitas vezes vicioso, onde tudo o que sabem sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo são adquiridos pelos repasses das redes de comunicação. O grande problema é acreditar em tudo o que escutamos, sem procurar se em outras fontes a informação é repassada da mesma maneira. Não julgando a Rede Globo de comunicações, pois a mesma possui profissionais eficientes, mas, é evidente que a manipulação existe, maquiando antes de divulgar para a sociedade. A questão que fica é o porquê.
Além disso, não somente os noticiários, mas também, novelas, filmes, programas de entretenimento, possuem um grande poder sobre a sociedade, estes moldam o psicológico social. Digo que moldam pelo fato de que as pessoas tendem a achar que tudo o que os personagens usam eles também devem usar, sendo assim, gastam com coisas que são desnecessárias na sua vida, simplesmente pelo gosto de viverem em uma realidade fictícia.
As novelas por mais que contem histórias fictícias retratam parte da realidade que enfrentamos todos os dias, nos fazendo entender como que é o cotidiano de determinadas regiões do nosso país. Como destaca Cazuza na letra da música “Brasil”, a sociedade passou a estar programada para dizer sim, concordando com tudo o que é absorvido através dos repasses da mídia, como pode ser frisado no seguinte trecho: “Não me sortearam a garota do Fantástico, não me subornaram será que é o meu fim? Ver TV em cores na taba de um índio programada para só dizer ‘sim, sim’[…]”.
Sintetizando, a mídia tem seus lados positivos. Através dela que conhecemos a realidade, nos informamos sobre os acontecimentos do dia a dia da sociedade brasileira, bem como acontecimentos do mundo em geral. Com seus programas educacionais, aprendemos muito. Divertimo-nos com os programas de entretenimento. Cabe a cada um extrair somente o relevante, o que é realmente necessário e que tenha um real fundamento. Saber separar o que é verdadeiro e o que é maquiado.

RESPODA AS QUESTÕES ABAIXO:

 

 

a- O QUE A MIDIA POSSUI NA VIDA DAS PESSOAS?

b- COMO DEVERIA SER NOSSA CONSCIENCIA A PARTIR DISSO?

c- QUEM SÃO AS PESSOAS INTERLIGADAS A UM CICLO QUE MUITAS VEZES E VICIOSO?

d- NÃO É SOMENTE OS  NOTICIÁRIOS;QUEM TAMBEM  POSSUI   UM  GRADE PODER NA SOCIEDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário