02 outubro, 2020

7º ANOS GEOGRAFIA - ATIVIDADE DE REVISÃO PARA AS AVALIAÇÕES - PROF: MARA / SERGIO

E.E.E.F.DALVA PONTES     

ATIVIDADE DE REVISÃO PARA AVALIAÇÕES 3  BIMESTRE.  7º ANO                                                                                                                                                                                                                                                                                    PROFESSORA MARA CIBELLE E PROFESSOR SÉRGIO.

AS AVALIAÇÕES SERÃO DE  05/10  Á 09/10.      

OBS: 

NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR NA ATIVIDADE NOME COMPLETO, SÉRIE, TURNO E TURMA.

UNIDADES TEMÁTICAS                                                                                                                                                         

Formas de representação e pensamento espacial.

Leia o texto abaixo e responda as questões

O pensamento espacial é um conceito central em nossas pesquisas na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, pois estão fundamentadas nos conceitos geográficos, nas representações espaciais e nas habilidades do pensamento. Este tipo de pensamento consiste na mobilização do raciocínio sobre o espaço e a representação espacial, promovendo a alfabetização cartográfica e a Educação Geográfica. O objetivo deste é discutir o papel dos mapas mentais no desenvolvimento dos conceitos de cidade, lugar e de paisagem, conceitos estruturantes para Educação Geográfica, tanto para crianças de 5 a 6 anos na Educação Infantil quanto na formação docente, no curso de Pedagogia. O mapa mental foi a representação espacial escolhida como instrumento de pesquisa produzido em Sequências Didáticas. Os mapas mentais apresentam as características fundamentais da localização tais como as condições, como é o lugar e o que existe nele, ou seja, a compreensão das características que pode ser verificada em um lugar, e as conexões, que consiste em compreender como este lugar está ligado aos outros lugares. Em sala de aula, em todos os níveis de ensino, a elaboração e mapas permite o professor compreender o pensamento e espacial que o aluno tem e o que pensa sobre um determinado espaço e tema. Tomamos a cartografia enquanto uma linguagem que permite desenvolver as relações espaciais e temporais e as noções de orientação, distância e localização, construindo os conceitos da ciência geográfica.

 

a-  O QUE É PENSAMENTO ESPACIAL?

 

b- EM QUE CONNSISTE ESSE PENNSAMENTO?

 

c- QUAL OBJETIVO DO PENSAMENTO ESPACIAL

 

d- O QUE OS MAPAS MENTAIS REPRESENTAM?

 

e- O QUE É A CARTOGRAFIA QUANTO LINGUAGUEM?

 

f- O QUE ESSE MAPA PERMITE AO PROFESSOR?

 

2-LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES:


A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses.                                Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América. A primeira região a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o nordestino. Ali se estabeleceram as plantações de cana de açúcar, os engenhos, e os portos.                                                                    Paralelo a isso, os colonos organizavam expedições em busca de mão de obra, metais e pedras preciosas.   O Tratado de Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a primeira atividade econômica foi à exploração do pau-brasil e em seguida, o plantio da cana de açúcar. Observe o aspecto do mapa brasileiro com os limites do Tratado de Tordesilhas e as capitanias hereditárias: om a União Ibérica (1580-1640), o Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade. Desta maneira, os colonos portugueses podem ir para o interior. Com isso, encontram ouro e pedras preciosas nas regiões hoje conhecidas como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.                  Com o fim da União Ibérica e o restabelecimento da monarquia em Portugal, os portugueses se expandem para o sul e fundam a Colônia do Sacramento, em 1680. A fim de resguardar aquelas terras, os espanhóis respondem criando Os Sete Povos das Missões onde jesuítas e índios guaranis viveriam.



a-  QUANDO COMEÇOU A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO?

b-  O QUE FOI ASSINADO PELA ESPANHA E PORTUGAL PARA EVITAR CONFLITO ENTRE ELES?

c- QUAL A PRIMEIRA REGIÃO A SER POVOADA PELOS PORTUGUESES?

d- O QUE OBRIGAVA O TRATADO DE TORDESILHAS?

e-   OBSERVE O MAPA  A CIMA E ESCREVA OS NOMES QUE NELE APARECE.



O que é biodiversidade?

biodiversidade pode ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local, mas também com a variação entre organismos da mesma espécie e sua abundância. Utilizado como sinônimo de diversidade biológica, o conceito de biodiversidade é essencial na ecologia e utilizado desde a década de 1980.

Atualmente ouvimos falar muito da biodiversidade, principalmente da sua perda. Com o aumento das cidades e da atividade humana, muitos ambientes são destruídos e as mudanças climáticas tornam-se uma realidade cada vez mais inevitável. Com isso, temos uma redução da biodiversidade, que desencadeia prejuízo para o meio ambiente e até mesmo para a economia.

Principais ameaças à biodiversidade

ação do homem impacta negativamente os outros seres vivos, provocando, por exemplo, extinções e perda de habitat. Dentre as principais ameaças atuais à biodiversidade, podemos citar:

·       Poluição;

·       Expansão urbana;Expansão da agricultura e pecuária;                                                              Consumismo, que leva à exploração exagerada dos recursos naturais;

·         Introdução de espécies exóticas;

·         Mudanças climáticas.

 

 

a- O QUE É A BIODIVERSIDADE?

b- PARA QUE O CONCEITO DE BIODIVERSIDADE E ESSENCIAL ?

c- DESDE QUE DECADA ELA É UTILIZADA ?

d- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE?

 

 

BOM DESEMPENHO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário