E.E.E.F.DALVA PONTES
ATIVIDADE DE REVISÃO PARA AVALIAÇÕES 3 BIMESTRE. 7º ANO PROFESSORA MARA CIBELLE E PROFESSOR SÉRGIO.
AS AVALIAÇÕES SERÃO DE 05/10 Á 09/10.
OBS:
NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR NA ATIVIDADE NOME COMPLETO, SÉRIE, TURNO E TURMA.
UNIDADES TEMÁTICAS
Formas de representação e pensamento espacial.
Leia o
texto abaixo e responda as questões
O pensamento espacial é um conceito central em nossas pesquisas na
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, pois estão fundamentadas
nos conceitos geográficos, nas representações espaciais e nas habilidades do
pensamento. Este tipo de pensamento consiste na mobilização do raciocínio sobre
o espaço e a representação espacial, promovendo a alfabetização cartográfica e
a Educação Geográfica. O objetivo deste é discutir o papel dos mapas mentais no
desenvolvimento dos conceitos de cidade, lugar e de paisagem, conceitos
estruturantes para Educação Geográfica, tanto para crianças de 5 a 6 anos na
Educação Infantil quanto na formação docente, no curso de Pedagogia. O mapa mental
foi a representação espacial escolhida como instrumento de pesquisa produzido
em Sequências Didáticas. Os mapas mentais apresentam as características
fundamentais da localização tais como as condições, como é o lugar e o que
existe nele, ou seja, a compreensão das características que pode ser verificada
em um lugar, e as conexões, que consiste em compreender como este lugar está
ligado aos outros lugares. Em sala de aula, em todos os níveis de ensino, a
elaboração e mapas permite o professor compreender o pensamento e espacial que
o aluno tem e o que pensa sobre um determinado espaço e tema. Tomamos a
cartografia enquanto uma linguagem que permite desenvolver as relações
espaciais e temporais e as noções de orientação, distância e localização,
construindo os conceitos da ciência geográfica.
a- O QUE É PENSAMENTO ESPACIAL?
b- EM QUE CONNSISTE
ESSE PENNSAMENTO?
c- QUAL OBJETIVO DO
PENSAMENTO ESPACIAL
d- O QUE OS MAPAS
MENTAIS REPRESENTAM?
e- O QUE É A
CARTOGRAFIA QUANTO LINGUAGUEM?
f- O QUE ESSE MAPA
PERMITE AO PROFESSOR?
2-LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES:
a- QUANDO COMEÇOU A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO
BRASILEIRO?
b- O QUE FOI ASSINADO PELA ESPANHA E PORTUGAL
PARA EVITAR CONFLITO ENTRE ELES?
c- QUAL A
PRIMEIRA REGIÃO A SER POVOADA PELOS PORTUGUESES?
d- O QUE
OBRIGAVA O TRATADO DE TORDESILHAS?
e- OBSERVE O MAPA A CIMA E ESCREVA OS NOMES QUE NELE APARECE.
O que é biodiversidade?
A biodiversidade pode
ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relaciona-se com o número
de espécies de um local, mas também com a variação entre organismos da mesma
espécie e sua abundância. Utilizado como sinônimo de diversidade biológica, o
conceito de biodiversidade é essencial na ecologia e utilizado desde a década de 1980.
Atualmente ouvimos
falar muito da biodiversidade, principalmente da sua perda. Com o aumento das
cidades e da atividade humana, muitos ambientes são destruídos e as mudanças climáticas tornam-se uma realidade cada vez
mais inevitável. Com isso, temos uma redução da biodiversidade, que desencadeia
prejuízo para o meio ambiente e até mesmo para a economia.
Principais ameaças à biodiversidade
A ação do homem impacta negativamente os outros seres
vivos, provocando, por exemplo, extinções e perda de habitat. Dentre as principais ameaças atuais à
biodiversidade, podemos citar:
· Poluição;
· Expansão urbana;Expansão da agricultura e pecuária; Consumismo, que leva à exploração exagerada dos recursos naturais;
·
Introdução de espécies exóticas;
·
Mudanças climáticas.
a- O QUE É A BIODIVERSIDADE?
b- PARA QUE O CONCEITO DE BIODIVERSIDADE E ESSENCIAL ?
c- DESDE QUE DECADA ELA É UTILIZADA ?
d- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE?
BOM DESEMPENHO!
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