8º ano- Anos Finais
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 8º ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa - 10ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane
Objeto do conhecimento: Leitura
Aluno (a):
Habilidade: (EF69LP02)
Na atividade de hoje aprenderemos sobre
o gênero anúncio publicitário. Anúncio publicitário é um gênero textual usado
para promover uma marca, produto, serviço ou ideia para um público definido em
um meio de comunicação. Com linguagem persuasiva, o anúncio publicitário ajuda
a convencer o consumidor a tomar uma ação, que pode ser comprar um produto ou
contratar um serviço. Sabe aquelas propagandas de tv que acontecem durante o intervalo
da novela ou do jornal? Elas são um tipo de anúncio publicitário. Vamos discutir
o que você já viu, comprou de anúncios publicitários?
- Algum anúncio publicitário (de tv, nas
redes sociais ou revistas) já chamou a sua atenção?
- Qual era o assunto desse anúncio?
- Você sabe qual a finalidade dos anúncios
publicitários?
- Quais recursos são usados nos anúncios para
atrair a sua atenção?
- Alguma vez, você já se sentiu convencido de
que precisava comprar algum produto que viu num anúncio publicitário? Qual e
por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o anúncio abaixo para responder os itens:
a) Qual é o produto que está sendo vendido?
_________________________________________________________
b) Qual é a marca do produto
_________________________________________________________
_________________________________________________________
c) Que tipo de público a propaganda tem o objetivo de atingir?
_________________________________________________________
d) O que o anúncio quis dizer ao comentar que o celular é “pronto para qualquer tarefa”?
_________________________________________________________
e)
“O Moto X play é ideal para tudo
que você precisar.” O pronome “você” se refere a quem?
_________________________________________________________
f) Na propaganda, o
autor usou palavras que exprimem qualidade, mostrando os aspectos positivos do
produto para convencer o consumidor a adquiri-lo. Que palavras são essas?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
g)
Qual argumento utilizado no
anúncio do celular você achou mais exagerado ou mentiroso que foi utilizado
para convencer o público de comprar o celular?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
h)
Na sua opinião, existem outras
marcas de celulares que também podem ter as mesmas qualidades?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
2) Escolha em jornais, revistas ou na internet,
um anúncio que você ache interessante e outro que, em sua opinião seja ruim. É
muito importante que observe bem e pense porque considerou o anúncio ruim ou
interessante. Escreva no seu caderno qual é o anúncio bom e ruim e explique o
motivo pelo qual você considera-os desse jeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário